Tendência

O xadrez vichy é a estampa do verão 2018

O xadrez vichy é a estampa do verão 2018

Eu adoro estampa xadrez, e nesse texto aqui eu apresentei todos os tipos de padronagens, para você conhecer e escolher uma (ou várias) para chamar de sua preferida, mas no texto de hoje eu vou falar especificamente do xadrez vichy, que é a estampa do verão 2018.

Como o próprio nome do texto de Junho diz, a estampa xadrez é considerada a estampa do inverno, assim como a estampa floral é sempre relacionada à primavera, mas dessa vez a moda resolveu sair do óbvio (Oba!!) e você vai acertar em cheio se apostar no xadrez vichy (aquele que lembra uma toalha de piquenique) tanto agora na Primavera quanto no verão 2018, e eu vou dar algumas dicas e inspirações pra você perder de vez o preconceito e usar o xadrez fora das festas juninas e dos dias mais frios.

História do Xadrez Vichy

O xadrez vichy (também conhecido como gingham) surgiu na França nos anos 50, numa cidade com o nome que batizou a estampa, e a característica principal deste xadrez é ele ter uma divisão clara entre as cores e espaçamentos, que podem ser em quadrados grandes e espaçados ou menores e juntinhos.

Independente da padronagem, a estampa xadrez é um clássico, e o xadrez xichy foi eternizado pela musa daquela década, Brigitte Bardot, em muitos looks, como no vestido que ela usou na cerimônia do seu casamento com o ator Jacques Charrier e que ainda inspira muitos looks até hoje.

Como usar o xadrez vichy?

Mesmo sendo uma estampa clássica, você pode usar o xadrez vichy em looks mais modernos, fazendo um mix de estampas, por exemplo, ou num look mais sexy, usando a transparência, que é outra tendência da estação.

Para usar o xadrez vichy no verão 2018 e nessa Primavera, você precisa prestar atenção em duas coisas:

Acessórios xadrez vichy

Se você for mais discreta e quiser começar ousar aos poucos, invista nos acessórios, que ocupam menos espaço nos looks e por isso chamam menos a atenção!

Como usar o xadrez vichy no trabalho?

Como falei, a estampa xadrez é uma estampa muito clássica e atemporal, e se você pode usar estampas no trabalho e não quer chamar muito a atenção, invista no xadrez vichy, mas em peças com modelagens mais clássicas, ou coordenando a peça xadrez com uma peça que equilibre o look e deixe ele na formalidade ideal.

No entanto, se esse é o primeiro texto meu que você lê, vale a pena saber que não existem regras que sirvam para todos os tipos de empresa e de profissão, e que você precisa saber que tipo de dress code você precisa obedecer para saber o que pode ou não usar no trabalho. Veja nesse texto aqui.

Gorda pode usar xadrez vichy?

Infelizmente muitas mulheres gordas ainda acreditam em vários mitos e regras da moda, e deixam de usar o que gostam ou querem por medo da opinião alheia, ou por não se sentirem confortáveis com o seu tipo de corpo.

Mas, nas imagens que eu selecionei você pode ver que a estampa vichy fica bem tanto quando a estampa é pequenininha (que é a melhor para quem quer criar o efeito de silhueta mais fina / menor) quanto com as estampas maiores, além de modelagens mais amplas ou mais justas.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, peças mais largas deixam a silhueta ainda maior. O ideal é que a peça não seja larga demais e nem justa demais, e de preferência, marcando a cintura. E se a intenção é parecer menor, opte pelos quadradinhos menores e mais juntinhos.

Xadrez vichy com babado

Tá aí uma dupla que vai ser vista muitas vezes andando juntas, em peças separadas ou na mesma peça. Como falei, o xadrez vichy é uma estampa que não aumenta muito visualmente se for bem pequenininha, e se você quiser evitar aumentar alguma parte do corpo, como coxas, seios, quadris e barriga, por exemplo, deve evitar as peças em xadrez vichy com babado, porque o babado vai dar a impressão de mais volume.

Xadrez vichy no mix de estampas

Se você gosta de mix de estampas, corre pra ler esse texto com dicas e todas as formas de fazer o mix de estampas funcionar depois de se inspirar com os looks abaixo. Spoiler: Tem um mix de estampas pra cada estilo!!

Xadrez vichy em looks masculinos

Muita gente não sabe, mas eu também faço consultoria de estilo masculina, e os homens também podem aderir a essa moda, e usar peças de xadrez vichy tanto para trabalhar quanto nos momentos de lazer.

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *