icone-site-vestindo-autoestima
Xadrez

Xadrez: a estampa oficial do inverno

O xadrez é considerada a estampa do inverno assim como o floral é considerada a estampa da primavera, e como o inverno já está chegando, as lojas já estão cheias de peças em todas as padronagens do xadrez!

Antes de mostrar as padronagens e dar algumas sugestões de como usar o xadrez, vamos saber um pouco da história dessa estampa tão clássica e atemporal:

A história da estampa xadrez

A estampa xadrez surgiu na Escócia durante o século XIX para diferenciar os diversos clãs e famílias do lugar, e cada grupo tinha uma padronagem de xadrez específico!

Depois da Segunda Guerra Mundial o xadrez entrou para o guarda-roupas masculino e Chanel (aquela linda ♥) adaptou a estampa para que as mulheres também pudessem usar.

Inicialmente o xadrez era usado apenas no inverno, e hoje homens e mulheres de todos os gostos e estilos usam roupas xadrez durante o ano todo, principalmente depois dos anos 90, quando estava presente na roupa dos cantores de todas as bandas de rock, e todo mundo queria ter um estilo mais grunge.

Veja as padronagens dessa estampa clássica e atemporal, e se inspire com os looks que eu separei pra você!

Xadrez Burberry

O xadrez Burberry é em referência à estampa que é a marca registrada da grife de luxo britânica do mesmo nome e que sempre aparece tanto no revestimento de bolsas, quando nas peças da marca, como os casacos, trench coat e cachecóis, por exemplo.

É uma das padronagens mais clássicas, e geralmente vem em peças de cores neutras como o creme ou camelo, com listras em preto e vermelho. É ideal para mulheres com prioridade adequação.

Xadrez Madras

O xadrez Madras é a padronagem mais delicada e colorida de todas, ideal para mulheres com estilo mais romântico!

Xadrez Pied-de-poule

Popularizado por Coco Chanel, essa padronagem é clássica e geralmente aparece em preto e branco, lembrando as marcas de um pé de galinha. É a minha padronagem favorita, e também das mulheres com prioridade adequação, que gostam de looks mais clássicos e neutros.

Xadrez Príncipe de Gales

O xadrez Príncipe de Gales é a aposta para o outono-inverno 2017 (ATUALIZADO EM 03/2018: E continua em 2018!!) e aparece muito em peças de alfaiataria, e normalmente em cores neutras, mas com maior variação. A Lady Di adorava, mas até hoje é a padronagem que ainda é mais usada por homens.

É identificado por pequenos quadrados de listras que vão em direções diferentes ou em larguras diferentes.

Xadrez Tartã/Tartan

Mais comum nas cores vermelha ou verde, e em quadrados grandes ou médios. O xadrez Tartan aquele xadrez tradicional dos kilts escoceses, composto por linhas de diferentes cores e espessuras, e ainda hoje é símbolo das famílias tradicionais da Escócia.

Xadrez Vichy

De quadradinhos geralmente miúdos e em preto e branco, o xadrez vichy é conhecido como a estampa da toalha de mesa do piquenique. Também podem aparecer em outras variações de cores e tamanhos.

ATUALIZADO EM 10/27: Será a estampa do Verão 2018!

Como usar a estampa xadrez

Além dos looks que mostrei de cada padronagem de xadrez, vou dar algumas dicas, que servem para a maioria das estampas:

  • Quando quiser um look mais informal, opte por cores e tonalidades mais vivas. Para looks mais sóbrios, os tons claros e de cores mais neutras é o mais indicado.
  • Cores e tonalidades claras aumentam visualmente (assim como estampas maiores), por isso causam a sensação de “engordarem”, enquanto cores e tonalidades escuras (e estampas pequenininhas) criam a ilusão de “emagrecerem”.
  • Para sair do óbvio, leia esse texto aqui sobre como combinar cores e não usar suas peças xadrez só com preto ou branco.
  • Se a peça xadrez for em preto e branco, você pode usar com uma peça de qualquer cor lisa!
  • Para fugir de looks muito caricatos (e com cara de festa junina ou de cowgirl), evite coordenar a estampa com bota + jeans.
  • Se você for do tipo prioridade decoração e gostar de ousar, veja aqui as dicas que eu dei pra fazer um mix de estampas.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!