icone-site-vestindo-autoestima
veludo

Como usar veludo molhado

O veludo é o tecido do outono-inverno de 2017 e mesmo que você não seja super antenada com as tendências, já deve ter reparado que as vitrines estão cheias de peças de veludo, e diferente do que acontecia antigamente, quando essas peças eram usadas apenas em eventos noturnos, hoje o veludo molhado pode ser usado também durante o dia, nos dias de meia-estação.

Vou falar sobre como usar veludo molhado, que já foi hit nos anos 70, depois nos anos 90 e esse ano ele é o queridinho dos estilistas, em modelos e modelagens diferentes.

Como usar veludo molhado

Além de inspirações, esse texto também vai servir pra mostrar que apesar de o veludo ser um clássico, nem por isso precisa ser careta. Ele está em peças como blusas, vestidos, calças, casacos, saias, shorts, camisas, bolsas, mochilas, sapatos, cintos e não podemos esquecer as chockers, que ainda estão com tudo.

O toque do veludo é macio e por isso agrada quem gosta de conforto, acrescenta um toque refinado aos modelos mais simples, e pode ir do trabalho à balada, em peças de alfaiataria ou em looks mais ousados.

Escolha peças de veludo molhado mais soltinhas

Além de o veludo não esticar, se estiver muito justo pode ficar parecendo um look mais “pobre”. Além disso, como tem o efeito mais brilhoso, evite usar em partes do corpo que queira disfarçar , pois o veludo tende a aumentar as áreas que cobre.

O veludo pode ser confeccionado com diferentes fibras, tanto as naturais como a seda, o bambu e o algodão, quanto as sintéticas como o rayon e o poliéster. É importante dizer que cada fibra é responsável por produzir um tipo diferente de veludo. O veludo molhado é produzido com fibras sintéticas, onde a base é a malha, o que propicia a maciez e a leveza no caimento.

Como usar veludo molhado pra deixar o look sexy

Apesar da dica acima falar sobre escolher peças mais soltinhas, o veludo molhado dá um ar extremamente sexy ao look, e não apenas pelo brilho, mas pelo toque gostoso na pele e pela leveza e movimento que ele faz quando você anda, que é super fluido e feminino.

Como disse no começo, o veludo molhado não é um tecido pra ser usado apenas à noite, então, mesmo nos looks pro dia, aposte nas coordenações com renda e transparências, aproveitando que essa mistura com peças esportivas é uma tendência atual.

Como usar veludo molhado de dia

Como o inverno no Brasil não é muito severo (apesar de eu morrer de frio com os 17 graus que fazem aqui no Rio de vez em quando), você pode apostar em vestidos tipo slip dress, shorts ou saias midi, além de camisetas de alcinha e camisetas de veludo.

Nos dias mais frios, você pode usar um blazer ou uma jaqueta bomber, que é uma das tendências atuais.

Caso você queira usar o veludo molhado durante o dia, mas não se sinta à vontade por causa do brilho, nesse texto aqui eu falo sobre usar brilho durante o dia. Outra opção é comprar peças que tenham acabamentos ou detalhes em veludo.

Acessórios de veludo molhado

Os acessórios ocupam menos espaço no look e costumam ser mais baratos que uma peça de roupa, e por isso, pode ser a forma mais fácil e barata de entrar na moda de um jeito mais discreto. Por isso, considere comprar cintos, gargantilhas e sapatos em veludo molhado.

Como usar veludo molhado no trabalho

Para saber se você pode usar peças de veludo molhado no trabalho, precisamos saber o grau de formalidade da sua empresa ou profissão, que eu falo nesse texto aqui.

Começar com uma calça é menos arriscado, porque nos comunicamos através do rosto e as peças de baixo chamam menos a atenção. Se você tiver um emprego mais informal, vale usar um blazer ou quimono também pra mostrar que é antenada, ou até mesmo um conjunto!

 

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!