icone-site-vestindo-autoestima
ultra violeta

Como usar a cor Ultravioleta, a cor de 2018

Para o último texto do ano, vou dar algumas dicas sobre como usar a cor Ultravioleta (ou Ultra Violet), que foi escolhida pela Pantone a cor de 2018.

Eu já tinha anunciado lá no meu instagram sobre a escolha, mas como é uma cor muito marcante (como uma seguidora comentou lá na foto), achei que valia a pena dar algumas dicas para quem quiser incluir algumas peças dessa cor no guarda-roupas.

Além de ser uma cor fria num tom de roxo muito marcante, você também precisa saber se ela combina com o seu estilo e com a sua coloração pessoal, e se você tem pelo menos 3 peças no seu guarda-roupas que combine com ela, que é a fórmula para ter um guarda-roupas versátil.

Se esses três itens foram checados e você decidiu comprar uma peça na cor de 2018, veja algumas inspirações sobre como usar a cor ultravioleta:

Usar a cor ultravioleta nas peças de baixo

Como nos comunicamos através do rosto, as peças que usamos na parte de cima do corpo chamam muito mais a atenção. Você pode usar a mesma calça ou a mesma saia durante um mês (mesmo colorida ou estampada) e trocar só a blusa, que a maioria das pessoas não vai nem perceber. Então, uma forma de usar a cor ultravioleta sem chamar muito a atenção (e nem prejudicar a sua coloração pessoal) é comprar peças de baixo nessa cor.

Usar a cor ultravioleta com cores neutras

Se você ainda tem medo de usar cores neutras coloridas com cores coloridas, mas quer estar na moda, vai no básico mesmo, e coordene a peça na cor ultravioleta com cores neutras.

Veja que no primeiro look, a coordenação com o azul marinho, que é uma cor neutra colorida, ficou super interessante e quase monocromática, rendendo um look elegante e criativo na medida certa.

Usar a cor Ultravioleta em acessórios

Os acessórios ocupam pouco espaço nos looks e por isso é uma boa forma de incluir cor no look sem “ousar” demais.

Aqui, ambas as imagens estão coordenando o acessório na cor ultravioleta com uma roupa amarela, usando o círculo cromático para coordenar cores complementares.

Só não esqueça do “truque do sapato colorido”, que eu já citei aqui algumas vezes e mostrei lá no meu instagram:

Com que cor combinar a cor ultravioleta?

Essa resposta vai depender muito do seu estilo, já que você pode ou não gostar das cores coordenáveis através do círculo cromático, ou seja, as cores análogas e complementares. Mas, em geral, a cor ultravioleta combina com o vermelho, o amarelo e o verde, além do azul e do laranja.

Uma dica que eu sempre dou para as minhas clientes da consultoria de estilo é: Leve uma peça de uma das cores análogas ou complementares da cor da roupa que você quer comprar para o shopping, e experimente junto com a peça que você gostar na loja, para saber se você vai usar ou não essa coordenação.

Se você quer saber como combinar a bolsa com o sapato (como no último look), veja o texto que falei sobre isso aqui.

O que representa a cor do ano escolhida pela Pantone?

Uma seguidora do Facebook pediu uma explicação sobre o que a cor do ano influencia nas nossas vidas, e a verdade é que a Pantone é uma empresa que cataloga as cores para que todo mundo que usa e trabalha com cores fale do mesmo tom, de acordo com a numeração que ela recebe, justamente pra eu não falar “Ultravioleta” e você pensar em azul marinho, lilás ou outro tom de roxo.

Desde 2000 a Pantone escolhe a cor do ano e as cores das estações, e a partir dessa escolha, as marcas que desenvolvem produtos de decoração, moda e design se inspiram para criar suas coleções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!