Estilo, Tendência

10 mitos da moda que você precisa parar de acreditar

10 mitos da moda que você precisa parar de acreditar

Antes de começar esse texto é importante dizer que mesmo que você não goste de moda, você pode (aliás, deve) se preocupar com o seu estilo, que é o que você faz com o que está – ou não – na moda. Moda é o que as marcas vendem, e estilo é o que você faz com essas informações e peças. Esse texto é pra você se libertar das listinhas de “certo e errado”. A moda é muito mais democrática do que você imagina!

Não pode combinar estampa com estampa

Quando você faz mix de estampas, além de dar personalidade ao seu look, você aumenta as possibilidades que tem com as suas peças estampadas, que antes eram usadas só com peças lisas. Se você não sabe como fazer mix de estampas, veja essas dicas aqui.

Não pode deixar o sutiã aparecendo

O strappy bra está na moda, e cada vez mais as mulheres usam a lingerie aparecendo, e se a intenção for essa, é importante que o sutiã seja bonito e apresentável, que o elástico não esteja frouxo, sujo ou com bolinhas, por exemplo. Dá pra deixar aparecer na alça ou na cava, desde que pareça um detalhe do look e não um desleixo.

Preto emagrece

É verdade que preto emagrece, assim como as outras cores escuras, como azul marinho e cinza chumbo, por exemplo. Mas, se a modelagem da peça não valorizar a sua silhueta, pode aumentar mais visualmente que uma peça colorida ou clara.

Apesar de eu ter usado uma peça justa e uma mais larga para ilustrar, isso não significa que a peça larga seja melhor que a peça justa para quem está acima do peso. Veja o caimento da peça (como ela veste seu corpo) para saber qual a melhor modelagem, que geralmente não é larga demais e nem justa demais, e sim acompanhando a silhueta sem deformar ou marcar demais.

Se você AMA preto, veja aqui as dicas para usar preto no verão sem passar calor.

Baixinhas não podem usar longos e midi

Eu tenho 1,56m e sempre uso calça pantacourt, vestidos longos e saias midi, porque pra mim, entre parecer mais alta ou parecer mais moderninha, eu prefiro que o meu look seja mais interessante.

Para usar comprimentos intermediários, o ideal é apostar em sapatos da cor da pele e blusas em cor parecida com a parte de baixo, para não quebrar ainda mais a silhueta.

Quanto ao vestido longo (ou saia longa) pode inclusive alongar a silhueta de quem é baixinha, mas o ideal é usar peças de cor única ou com estampas pequenas.

Essas duas fotos são da Miroslava Duma, ex-editora da Harper’s Bazaar da Russia e que tem 1,55m de altura.

Nessa matéria do Buzzfeed, uma baixinha quebrou vários mitos sobre roupas para baixinha e eu achei simplesmente maravilhoso!

Não dá pra ficar elegante de sapato baixo

Salto sempre foi sinônimo de elegância, e é verdade que ele ajuda a melhorar a nossa postura e porte, mas, se por qualquer razão você prefere sapatos baixos, nada te impede de abusar das rasteiras e sapatilhas, inclusive em eventos mais formais, como casamentos e festonas.

Não pode usar colar grande com brinco grande

Você pode, sim, usar dois acessórios grandes ao mesmo tempo, se a intenção for realmente chamar a atenção!

Não pode usar prata com dourado

A moda foi ficando mais livre e mais criativa, e misturar a cor dos metais dá um toque moderno e atual ao seu visual. Além disso, metalizados como a prata e o dourado são cores neutras e combinam super bem entre si. Só pense se combina com o seu estilo pessoal.

Precisa combinar a bolsa com o sapato

A moda também mudou muito nesse sentido, e você não precisa usar tudo combinadinho. Se você gostar de usar a bolsa combinando com o sapato, mas quiser dar uma atualizada no look.pode usar as peças em tom sobre tom. Falei sobre isso aqui.

Não pode usar brilho de dia

Esse é mais um caso que tem mais a ver com seu estilo pessoal do que com o que se pode ou não fazer. Brilho durante o dia está na moda e remete a uma mulher ousada e moderna, se esse é o seu perfil, invista em um visual high-low. Veja algumas dicas aqui.

Listras horizontais engordam

É verdade que as estampas causam efeitos na silhueta, mas existem vários tipos de listras e a verdade sobre as listras é que os nossos olhos acompanham o movimento das estampas, fazendo com que a sensação das listras verticais seja de alongar e as listras horizontais de aumentar.  Mas não precisa deixar de usar listras horizontais. Listras largas e em cores muito contrastantes podem mesmo passar a impressão de que você engordou uns quilinhos, então, quanto menor o contraste e a espessura das listras, menor o volume que elas dão.

Gosta de listras largas? Não precisa deixar de usar, mas procure usar modelagens que favoreçam sua silhueta.

Facebook Comments