icone-site-vestindo-autoestima
macacão utilitário

Como usar o macacão utilitário?

A peça única é uma forma super prática e rápida de se vestir, sem precisar pensar em coordenações de peças, e por isso muitas mulheres tem muitos vestidos no guarda-roupas.

Eu já tenho sugerido para algumas clientes da consultoria de estilo e para as seguidoras lá no instagram trocar o vestido por um macacão em várias situações mais formais, como casamentos, por exemplo, mas no texto de hoje vou falar do macacão utilitário, que é um modelo pra usar (e MUITO!) no dia a dia.

Macacão utilitário: a peça da moda

Se você acompanha o que está na moda já deve ter ouvido falar do macacão utilitário, que você pode identificar por ter vários bolsos e botões na frente, e por parecer o modelo usado por profissionais como frentistas, mecânicos, pintores e militares.

Como usar o macacão utilitário

Muito confortável por ser oversized, o macacão utilitário pode ser usado com vários tipos de sapato, e os tênis, rasteirinhas e outros modelos de sapato flat são uma ótima opção para quem quer potencializar a sensação de conforto.

Para deixar o look mais moderno, deixe a barra do macacão dobradinha!

Pra deixar o look com o macacão utilitário um pouco mais delicado e moderno, invista em um scarpin ou uma sandália de salto.

No inverno que passou, eu falei aqui sobre usar pantacourt com bota, e essas dicas também funcionam com o macacão utilitário, tanto para o dia quanto para um look noturno.

Eu comprei um macacão utilitário preto e levei na mala pra viagem que fiz a São Paulo no mês passado, porque queria levar poucas peças e ter looks modernos e confortáveis para “bater perna”, porque sabia que ia ter dias de conhecer lojas e marcas novas, e dias de passeio com os amigos.

Mostrei uma foto com ele lá no instagram:

A maioria dos modelos de macacão utilitário vem com cinto ou elástico na cintura, mas você pode acinturar e deixar o modelo ainda mais interessante com um cinto diferente.

Nessa minha foto do instagram não dá pra ver, mas nessa aqui embaixo você consegue ver que usei um cinto com um laço, que deu um toque feminino ao look:

Obs: A intenção da foto não era registrar o “look do dia” e sim a arquitetura da estação da Luz!

Pode usar macacão utilitário no trabalho?

Quando o assunto é roupa de trabalho eu sempre costumo dizer que o conceito de formal e informal pode variar bastante, mas mesmo quando o macacão utilitário é de um tecido mais nobre, como o linho ou o cetim, por exemplo, continua sendo uma peça informal, mais esportiva, e portanto deve ser evitada tanto no ambiente de trabalho quanto em festas que pedem um dress code mais formal, como um casamento.

Se o seu trabalho for mais informal (como o meu, por exemplo), e o macacão utilitário for uma peça coerente com o seu trabalho e com a sua imagem profissional, você pode usar sem problema nenhum!

Como o meu trabalho é informal, eu usei o meu macacão utilitário num dia de compras, e postei lá no instagram também:

Eu falo sobre os tipos de dress code de trabalho nesse texto aqui, e sobre o que usar em casamentos nesse texto aqui.

E já que eu falei em usar macacão em casamentos, quem me acompanha no instagram deve ter visto que eu usei um macacão no casamento da minha prima, em Maio, mas a modelagem e o tecido eram mais formais, o que deixou o meu look tão adequado quanto moderno, de acordo com as minhas prioridades.

Sobreposição com macacão utilitário

Assim como acontece com os vestidos, uma forma de deixar o macacão utilitário com outra carinha é fazendo sobreposição, mas não vou mostrar opções com blazer, jaqueta e outros tipos de peças por cima, porque é muito “normal” perto desse exemplo da maravilhosa da Leandra Medine, a Man Repeller:

Se você tiver o estilo mais ousado e quiser deixar o look com o macacão utilitário mais sexy, vale deixar ele aberto assim sobre um top ou sutiã de renda também!

Se você tem problemas pra usar uma peça específica que está na moda ou que você gosta, entre em contato comigo que eu te explico como a consultoria de estilo pode te ajudar!

2 comentários

    • Oi Carol, obrigada pela sugestão. Eu sei que é importante e sempre que consigo eu incluo fotos de mulheres que usam numeração plus size e negras nas fotos, mas infelizmente nem sempre eu consigo encontrar imagens que eu possa usar nos textos, porque infelizmente o Pinterest e o Google ainda não têm uma boa quantidade de fotos para isso! 🙁
      Um beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!