icone-site-vestindo-autoestima
parka

Como usar parka

Eu ODEIO frio, mas AMO roupa de frio, e por isso tenho várias jaquetas, casacos, cardigans, moletons, sobretudo e uma das minhas últimas aquisições foi uma parka, que eu já queria há muito tempo e está na moda de novo, e por isso vou dar algumas dicas hoje sobre como usar parka.

Como a maioria das pessoas que me acompanha deve saber, eu moro no Rio de Janeiro, e antes de parecer incoerente com o meu discurso sobre consumo consciente e um guarda-roupas que caiba na nossa vida e na nossa rotina, eu preciso dizer que eu uso TUDO que eu tenho, mesmo morando no Rio, porque eu sinto MUITO frio e pra mim, 18 graus é motivo de ligar o aquecedor – que eu comprei, apesar de morar no Rio e não ter ar condicionado. É o que eu sempre digo sobre moda e que serve pra vida: Autoconhecimento é tudo!

Como identificar uma parka?

Uma das meninas que comprou o meu curso “Como ser sua própria consultora de estilo” mora em Maceió e me contratou para um dia de compras (serviço de personal shopper, que eu explico aqui) e como o estilo dela é mais informal e ela mora num lugar que também faz muito calor, ela queria comprar alguns bons casacos para atualizar o guarda-roupas dela, e entre outras peças, ela experimentou uma parka, que ela não conhecia.

A parka é caracterizada por ter muitos bolsos e pela amarração na cintura, com uma faixa que pode ser interna ou externa, pra você deixar mais acinturada ou mais ampla, e geralmente é vendida em cores como o verde militar, o cáqui, o preto e o chumbo, mas também aparece em padronagem camuflada e até mesmo em jeans.

Tradicionalmente a parka era feita em tecidos impermeáveis, e foi criada pelos esquimós para proteger do frio mais rígido. É uma peça muito usada por militares e por aventureiros em escaladas e trilhas, e hoje aparece em diferentes versões, comprimentos e modelagens, que vão das mais amplas e volumosas às sequinhas e ajustadas ao corpo, com ou sem capuz, e até mesmo sem forro, em tecidos mais leves, permitindo que a gente use em lugares onde o frio não é tão rígido, como o Rio de Janeiro (mesmo eu achando que é sim rsrs).

Como usar parka?

Apesar de a parka ser vendida geralmente em cores neutras como o verde militar, o cáqui, o preto e o chumbo e por isso ser uma peça que combina com todas as outras cores mais facilmente, ela é um modelo de jaqueta mais esportivo, e é sempre bom lembrar que não é só porque está na moda que você precisa usar – ou o que é ainda pior, comprar e não conseguir usar com nada! Mas se você sabe o seu estilo e quer se inspirar, veja como usar a parka de maneira estilosa:

Usar a parka substituindo a jaqueta jeans

Sabe aquele dia de meia-estação como os dias do outono, que você sai de casa sentindo calor e no meio do dia sente frio? Tem um texto todinho sobre como montar looks pra esses dias aqui, mas a ideia é você deixar o look básico mais interessante, levando na bolsa ou amarrada na cintura uma parka ao invés da jaqueta jeans de sempre.

Como combinar a parka?

A resposta pra essa pergunta é sempre a mesma: Dentro do seu estilo e do seu gosto pessoal, você pode usar a parka de várias maneiras diferentes. Está na moda, várias lojas estão vendendo, então ouse experimentar. Leve pro provador pra experimentar com a roupa que você está usando, ou peça pra vendedora uma peça diferente pra você se imaginar usando com um vestido que você já tenha em casa, por exemplo.

Se ela for de uma cor neutra, vai combinar com tudo, e se for camuflada, você pode até fazer um mix de estampas.

Você pode usar com shorts, calças, vestidos, saias, e misturar peças de estilos diferentes, como nessa foto, com uma saia mais romântica e passar uma imagem de feminilidade e força ao mesmo tempo, o que eu adoro!

Como usar parka longa

A parka pode ter o comprimento de uma jaqueta (na cintura), mas geralmente é vendida mais compridinha, na altura do quadril, podendo também ser mais longa, como um sobretudo, e não precisa ser do mesmo comprimento que a peça de baixo, como a blusa, shorts, saia ou vestido, por exemplo.

Se a parka for de material impermeável, você pode sobrepor ao casaco que você já estava usando, para se proteger da chuva e esquentar um pouco mais, como nessa última foto.

Pode usar parka no trabalho?

A parka é um casaco / jaqueta mais esportiva e por isso vai depender não só do seu estilo, quanto do dress code da sua empresa ou profissão, como falei aqui.

Mesmo em cores mais neutras, se não puder de segunda à quinta, uma boa opção sempre é ousar um pouco mais no casual day, ou levar na bolsa para substituir o terninho na hora de ir para o happy hour depois!

 

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!