icone-site-vestindo-autoestima
coturno

Como usar coturno

Todo mundo sabe que a moda é cíclica e que vários itens que foram tendência em algum momento voltam novamente aos desfiles de moda e vitrines. Depois da pochete, outro item dos anos 90 volta à fazer a cabeça das mais antenadas: O coturno.

O coturno é uma ótima opção para compor os looks dos dias de meia-estação do outono, e nesse texto eu vou mostrar que apesar de ter sido inspirado nos calçados dos militares e ser sinal de rebeldia na época do grunge, hoje em dia tem versões mais delicadas e descoladas, em várias cores e materiais diferentes, para você saber como usar coturno de acordo com o seu estilo.

Como usar coturno

Como eu falei, o coturno já esteve na moda em diferentes épocas da vida, e por isso já foi usado de formas diferentes. No texto de hoje eu vou mostrar algumas inspirações e dicas para incluir essa bota cheia de personalidade ao seu guarda-roupas, e você saber como usar coturno do seu jeito.

Misture estilos

Vou começar mostrando que é possível montar looks delicados mesmo usando o coturno, que é uma bota mais pesada e “bruta” que uma ankle boot, por exemplo. Se o vestido tiver a cintura marcada, o look fica ainda mais delicado e feminino.

Apesar de o verde militar estar na moda, evite usar o coturno com peças camufladas ou nessa cor, para não ficar muito clichê, com cara de fantasia.

Coturno achata a silhueta?

Todo sapato (até mesmo os mais baixos) influenciam a silhueta positivamente ou negativamente, então, se você for baixinha ou quiser ficar com a silhueta mais alongada, lembre-se que os sapatos no tom da sua pele não quebram a silhueta e por isso são os mais indicados, principalmente se você usar com peças de tamanhos intermediários, como saia midi ou calça pantacourt, por exemplo.

Se você for branquinha e gostar de coturno preto, uma boa opção para alongar a silhueta é usar com uma meia-calça preta ou com calças e leggings pretas!

Se você for baixinha como eu e não ligar pra sua altura como eu, você pode usar coturno de outras cores, ou com meias de tamanhos intermediários, deixando o look mais interessante. Se a sua altura não é um problema, não tem porque se preocupar com isso. Certo? Certo!

Muitas mulheres acima do peso também deixam de usar coturno por não saberem se o fato de ele quebrar a silhueta vai fazer ela parecer mais gorda, então, para elas as dicas são as mesmas, principalmente se você prefere parecer mais ousada a parecer mais magra.

Como usar coturno com calça?

Parece óbvio, mas como existem vários modelos de calça jeans, na hora de compôr o seu look com o coturno, escolha uma calça que seja mais justa, como a skinny.

Calças com a modelagem mais reta devem ser usadas com a bainha dobrada acima da bota, para não ficar com excesso de pano sobrando, o que compromete o look.

Como usar coturno no trabalho?

Se o grau de formalidade da sua empresa ou profissão permite que você use coturno no trabalho (veja aqui o texto que falei sobre isso), você também não precisa se preocupar com dicas extras além das que eu dei aqui, porque é sinal de que ele cabe no seu estilo e está dentro das regras de dress code.

Se a sua empresa tem casual friday, mesmo assim você precisa lembrar que está num ambiente organizacional (leia o texto que fiz sobre isso aqui), então, prefira cores mais neutras ou peças mais clássicas, para não ficar informal demais – mesmo pra sexta-feira que você pode se vestir mais casual!

Como usar coturnos coloridos ou estampados?

Muita gente compra sapatos coloridos ou estampados e sai da loja se sentindo “A OUSADA / MODERNA”, mas na hora de usar, só consegue montar looks mais básicos, com roupas pretas ou jeans. Essa é uma demanda de várias clientes da consultoria de estilo, e vou falar o que eu falo pra elas:

Quando você usa um sapato colorido ou estampado, você chama a atenção pro seu pé, e para equilibrar esse efeito, a roupa precisa ter pontos de cor ou de interessância, pra chamar a atenção pro que importa de verdade, que é você!

Nesse texto aqui eu falo sobre como combinar cores, e lembre-se que existem cores neutras coloridas como o vinho e o azul marinho, que combinam com tudo, e o metalizado, que está na moda e também é neutro!

Para usar os coturnos estampados a regra é a mesma. E se quiser fazer mix de estampas, eu te explico aqui.

Com que bolsa combinar o coturno?

Isso também vai depender do seu estilo, mas eu fiz um texto inteirinho explicando se o sapato precisa combinar com a bolsa. Veja aqui!

Onde comprar coturno vegano?

Se você é vegana e não sabe onde comprar o seu coturno, vale a pena dar uma olhadinha no site da Vegalli, que tem uns modelos lindos – inclusive esses estampados, que eu fiquei apaixonada!

Nesse texto aqui tem mais opções de onde comprar sapato vegano de vários modelos e estilos!

 

 

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!