Como usar, Tendência

5 dicas para sair do básico usando floral

5 dicas para sair do básico usando floral

Tem pouco mais de  uma semana de Primavera e esse é o segundo texto sobre a estampa floral, eu sei. Como disse a Miranda Priestley, em O Diabo Veste Prada: ” Florais? Para a primavera? Inovador!”, mas tá na moda, tá nas vitrines, e o meu trabalho, como consultora de estilo e produtora de conteúdo para a internet não é questionar o que as pessoas usam, e sim fazer elas pensarem em formas diferentes de usar o que está sendo oferecido.

Já falei aqui várias vezes que moda é o que está nas lojas, e estilo é como você usa essas peças, porque a mesma peça pode ser usada de formas diferentes por pessoas diferentes, e – melhor ainda!!! – de formas diferentes pelas mesmas pessoas! 🙂

Então, se você quer sair do básico usando floral, assim como eu ensinei a usar floral no trabalho sem parecer frágil, anote essas dicas e inspirações:

1. Faça sobreposição com transparência

No dia 22 eu fui ao Rock in Rio e vi MUITAS meninas usando vestido floral transparente de tule ou renda sobre shorts, calças e hot pants. Essa tendência apareceu no NYFW e chegou pra ficar. Se você é antenada, vale a pena experimentar e sair do básico tanto durante o dia quanto na balada.

2. Faça sobreposições incomuns

Sim. As sobreposições estão na moda, e muito mais que as sobreposições funcionais, que a gente faz pra colocar mais uma camada de roupa para proteger do frio, a moda é colocar uma peça a mais que “não precisava estar ali”.

3. Use floral em peças menos óbvias

A estampa floral é a mais delicada de todas, e por isso, o mais óbvio é ela aparecer em peças fluidas e mais femininas, como vestidos e blusas. Para sair do básico usando floral, escolha peças mais rígidas, “masculinas” ou que deixem o seu visual mais moderno que delicado, como numa jaqueta de couro, numa parka ou num coturno, por exemplo.

No meu instagram eu postei foto com a minha parka, que tem bordado floral e que brinca com essas mensagens opostas de fragilidade e força ao mesmo tempo, já que a parka é uma peça originalmente militar e masculina:

4. Faça mix de estampas

Sim, eu adoro mix de estampas e vou defendê-lo! rsrsrs

Misturar a estampa floral com uma estampa mais clássica, como as listras. Eu ensino como fazer mix de estampas de várias formas diferentes nesse texto aqui.

No instagram eu dei um exemplo de uma cliente minha usando mix de estampas usando uma peça floral escura (é um vestido, que eu sugeri usar por baixo da saia para usar mais vezes), que também é menos frágil:

5. Faça de mix de texturas

Um look com mix de texturas (tecidos com texturas diferentes) não garante apenas um mix de sensações em quem veste as roupas, com os toques diferentes na pele, mas também em quem olha, além de deixar o look muito mais interessante!

Por último, mas não menos importante: Não é só porque a estampa floral está na moda que você precisa usar. Se não for o seu estilo, aproveite a primavera para economizar. Esse texto aqui pode te ajudar a pensar sobre a forma de consumir de forma consciente (para o mundo e para o seu bolso).

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *