icone-site-vestindo-autoestima
calça-clochard

Por que comprar uma calça clochard e como usar

A calça clochard segue estando na moda, e se você já acompanha o meu trabalho por aqui ou lá no instagram sabe que eu não gosto de simplesmente falar que uma peça está na moda e muito menos dizer que você tem que ter. Além de eu mesma não consumir tudo que está na moda (mesmo sendo consultora de estilo desde 2014, justamente porque muitas coisas que são tendência não faz o meu estilo) e nem indicar itens de moda para as minhas clientes só porque a peça está na moda.

O meu papel é muito mais que falar o que é tendência, e sim explicar porque a peça é interessante, pra que tipo de mulher ela é interessante, e como usar, assim como vou explicar com a calça clochard hoje.

Como é a calça clochard?

Identificar a calça clochard é fácil: Ela tem a cintura bem alta, o cós bem largo que é apertado com um cinto (que geralmente vem com a calça, no mesmo tecido) e é afunilada na barra (como a calça cenoura ou carrot). Geralmente aparece em tecidos de alfaiataria como o linho, mas você também pode encontrar em jeans e até mesmo em moletom.

O nome vem do francês e significa “mendigo”, porque aparentemente lembra as calças que eles usavam por lá, enquanto por aqui, ela deixa os looks com cara de mulher elegante!

Outra característica da calça clochard é a prega frontal, que deixa a peça mais estruturada e com mais volume na altura do quadril.

o que é calça clochard

Quem pode usar calça clochard?

Todo mundo que gostar de uma calça clochard pode usar, mas é importante saber que por ela ter um volume extra na altura dos quadris, ela aumenta a área visualmente. Isso significa que quem tem o quadril largo não pode usar? Não! Isso significa que quem tem o quadril largo E se incomoda com essa característica, deve saber como coordenar a peça para não ficar infeliz com a imagem no espelho. Eu falo melhor sobre essa relação com o corpo e o impacto das calças de modelagens diferentes na silhueta no texto sobre a calça jeans ideal para cada tipo de corpo.

quem pode usar calça clochard

Aqui vemos uma mulher gorda usando uma calça de cor viva e uma mulher magra usando preto. Isso mostra que a única regra é você se sentir bem com a roupa e feliz com o resultado final. Não é porque você está acima do peso que tem que evitar usar o que gosta, seja um modelo ou cor.

Se elas tivessem gostado da peça mas não gostassem do resultado na silhueta, era só compensar a silhueta na parte de cima. Uma opção seria a mulher gorda usar uma terceira peça como um colete mais comprido para afinar o quadril e a mulher magra usar peças escuras também na parte de cima, para equilibrar e a parte de baixo parecer maior.

Quem é baixinha como eu também deve ter alguns cuidados ao usar, e deve coordenar com sapatos na cor da pele ou que deixem o peito do pé de fora, como o scarpin.

baixinha pode usar calça clochard

Como usar a calça clochard?

A calça clochard tem um ar mais formal, mas como eu disse, também pode ser encontrada em materiais mais informais como o jeans e o moletom, e mesmo as de alfaiataria não precisam ser usadas só no trabalho, como eu expliquei nesse texto sobre como diferenciar a roupa de trabalho da roupa de passeio.

Inclusive eu postei essa foto de uma cliente minha lá no instagram usando a calça clochard que compramos juntas na etapa de compras da consultoria de estilo  para deixar os seus looks de trabalho mais interessantes, já que a profissão e a empresa dela pedem um dress code semi-formal, mas montamos looks mais informais também, para ela usar durante o lazer dela, só mudando o estilo da blusa e do sapato, por exemplo. Basta trocar a camisa pela camiseta de malha (ou top cropped) e o scarpin pela sandália ou tênis, de acordo com o seu estilo.

o que é calça clochard

Dica extra: Dobre a barra da calça para ficar ainda mais estilosa!

8 comentários

    • Sim, Ana! A moda não tem idade! Se você gosta, experimenta e vê se funciona (se você se sente bonita, confortável, adequada ou qualquer que seja a sensação que seja importante pra você). Se sim, use sem medo! Beijos

  1. Amei as dicas e não me sinto mal com o termo mulher gorda, porque é a realidade, na maioria das vezes as pessoas usam termos como cheinha, gordinha como se a palavra gorda fosse um defeito quando na verdade é só uma característica.
    Gratidão lindeza!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!