Tendência

Por que comprar uma calça clochard e como usar

Por que comprar uma calça clochard e como usar

Se você já acompanha o meu trabalho por aqui sabe que eu não gosto de simplesmente falar que uma peça está na moda e muito menos dizer que você tem que ter, porque além de eu mesma não consumir tudo que está na moda (porque não faz o meu estilo) e nem indicar itens de moda para as minhas clientes da consultoria de estilo só porque a peça está na moda, o meu papel é muito mais que falar o que é tendência, e sim explicar porque a peça é interessante, pra que tipo de mulher ela é interessante, e como usar, assim como vou explicar com a calça clochard hoje.

Como é a calça clochard?

Identificar a calça clochard é fácil: Ela tem a cintura bem alta, o cós bem largo que é apertado com um cinto (que geralmente vem com a calça, no mesmo tecido) e é afunilada na barra (como a calça cenoura ou carrot). Geralmente aparece em tecidos de alfaiataria como o linho, mas você também pode encontrar em jeans e até mesmo em moletom.

O nome vem do francês e significa “mendigo”, porque aparentemente lembra as calças que eles usavam por lá, enquanto por aqui, ela deixa os looks com cara de mulher elegante!

Outra característica da calça clochard é a prega frontal, que deixa a peça mais estruturada e com mais volume na altura do quadril.

Quem pode usar calça clochard?

Todo mundo que gostar de uma calça clochard pode usar, mas é importante saber que por ela ter um volume extra na altura dos quadris, ela aumenta a área visualmente. Isso significa que quem tem o quadril largo não pode usar? Não! Isso significa que quem tem o quadril largo E se incomoda com essa característica, deve saber como coordenar a peça para não ficar infeliz com a imagem no espelho. Eu falo melhor sobre essa relação com o corpo e o impacto das calças de modelagens diferentes na silhueta no texto sobre a calça jeans ideal para cada tipo de corpo.

Aqui vemos uma gorda usando uma calça de cor viva e uma magra usando preto. A única regra é você se sentir bem com a roupa e feliz com o resultado final. Se elas tivessem gostado da peça mas não gostassem do resultado na silhueta, é só compensar a silhueta na parte de cima. Uma opção seria a gorda usar uma terceira peça como um colete mais comprido para afinar o quadril e a magra usar peças escuras também na parte de cima, para equilibrar e a parte de baixo parecer maior.

Quem é baixinha como eu também deve ter alguns cuidados ao usar, e deve coordenar com sapatos na cor da pele ou que deixem o peito do pé de fora, como o scarpin.

Como usar a calça clochard?

A calça clochard tem um ar mais formal, mas como eu disse, também pode ser encontrada em materiais mais informais como o jeans e o moletom, e mesmo as de alfaiataria não precisam ser usadas só no trabalho, como eu expliquei nesse texto sobre como diferenciar a roupa de trabalho da roupa de passeio.

Inclusive eu postei essa foto de uma cliente minha lá no instagram usando a calça clochard que compramos juntas na etapa de compras da consultoria de estilo  para deixar os seus looks de trabalho mais interessantes, já que a profissão e a empresa dela pedem um dress code semi-formal, mas montamos looks mais informais também, para ela usar durante o lazer dela, só mudando o estilo da blusa e do sapato, por exemplo. Basta trocar a camisa pela camiseta de malha (ou top cropped) e o scarpin pela sandália ou tênis, de acordo com o seu estilo.

Dica extra: Dobre a barra da calça para ficar ainda mais estilosa!

 

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *