icone-site-vestindo-autoestima
acessórios silhueta

Como usar os acessórios para beneficiar a silhueta

Todo mundo sabe que um acessório pode deixar o look mais interessante, mas não sabe que, assim como as roupas, os acessórios podem mudar a silhueta para o bem (chamando a atenção para o que você gosta no seu corpo) ou para o mal (destacando pontos que você gostaria de disfarçar).

Então, no texto de hoje eu vou ensinar como usar os acessórios para beneficiar a silhueta, assim como ensino às minhas clientes da consultoria de estilo, mas é importante dizer que você NÃO precisa disfarçar nada e que eu não estou dizendo, em nenhum momento, que alguma parte do seu corpo é feia e deve ser disfarçada. Essas dicas são baseadas na queixa da maioria das pessoas e que você deve usar ou não de acordo com a SUA visão do seu corpo, ou seja, o que você quer disfarçar ou valorizar, independente do seu motivo.

Todo acessório impacta na silhueta?

Não. É importante dizer que não é qualquer acessório que tem o poder de valorizar ou prejudicar a silhueta, e sim apenas os acessórios que tem um “peso visual”, aqueles que todo mundo vê, sabe? Pra você saber o que tem esse peso ou não, pense nos acessórios que você falaria que está usando ao se descrever para alguém que você não conhece antes de se encontrar com ela, para ser um item que faça a pessoa te identificar de longe. Você citaria um anelzinho fininho ou um colar com um pingente pequeno, ou citaria um maxicolar, um cinto de oncinha, um turbante coloridão, um mix de pulseiras, e outros itens mais impactantes?

acessórios pra valorizar a silhueta

Isso acontece porque esse acessório que tem um peso visual chama a atenção para o ponto que ele está, então, se você usa um cinto largo de animal print, por exemplo, sobre um vestido preto, ou um cinto metalizado de jeans e camiseta, ele vai chamar a atenção para a altura da sua cintura, barriga e quadril, e se você não gosta tanto assim dessa parte do corpo e não quer que as pessoas reparem que você tem barriga de mais ou quadril de menos, por exemplo, é melhor optar pelos cintos mais neutros ou que não contrastem tanto com a roupa!

Já se você gosta da sua cintura, do seu quadril e da sua barriga, usar um cinto colorido, largo, com detalhes e que contraste com a roupa é uma boa opção porque é como se fosse uma grande seta luminosa falando “olha pra cá”, e chama a atenção da área que você quer destacar.

Acessórios que destacam o rosto

Todos os acessórios grandes, coloridos ou que tenham detalhes chamativos usados perto do rosto servem para destacar o rosto, assim como servem também para tirar a atenção de outra parte do corpo que você não gosta tanto.

Um maxi colar (que seja curto), um brincão colorido, uma choker, um lenço amarrado no pescoço, uma tiara, um óculos ou um turbante, por exemplo, ajudam a mostrar como o seu rosto, olhos, sorriso e cabelo são bonitos… e desviar o olhar da blusa que tá marcando a barriguinha, por exemplo, ou do shorts curtos que deixam as pernas brancas (ou com celulite, ou varizes, ou finas demais, ou grossas demais… etc.) de fora, entre outras coisas que podem te incomodar na parte de baixo do corpo.

acessórios que valorizam o rosto

Acessórios que destacam os seios

Maxi colares que “preenchem” a região do colo podem ser bons para quem tem seios pequenos (como eu), se a pessoa não se incomodar com o fato de as pessoas perceberem esse “defeitinho”, como eu. Veja nessa foto lá no meu instagram como o maxi colar faz o olho bater na região dos seios e notar que eu tenho seios pequenos:

Colares compridos que param na altura dos seios pode ser bom para quem gosta do tamanho dos seios, mas pode incomodar quem queria que eles fossem um pouco menores (ou mais durinhos, ou mais empinados, ou qualquer outra coisa diferente do que eles são).

Cachecóis e echarpes servem pra deixar o pescoço da gente mais quentinho, mas também podem dar volume extra na altura dos seios se forem curtinhos. Se você quiser disfarçar os seios, o ideal é que eles fiquem mais compridos.

acessórios silhueta

Acessórios que destacam barriga, quadril e cintura

Já falei de como o cinto pode chamar a atenção positiva ou negativamente, mas existem outros acessórios que podem destacar essa área, como colares compridos que tenham pingentes grandes ou chamativos, por exemplo, que chamam a atenção para a região que eles ficam.

Pulseiras, relógios e anéis grandes ou braceletes também podem ajudar a chamar a atenção para a área do quadril, porque grande parte do tempo os braços estão pra baixo, fazendo esses acessórios puxarem o olhar para essa região. Então, quem quer aumentar essa área visualmente pode abusar da ideia, e quem quer diminuir, deve evitar.

como usar acessórios

Bolsas que sejam muito volumosas ou que tenham cor diferente da roupa podem aumentar visualmente a área da barriga e quadril.

Acessórios que alongam o tronco

Colares compridos ajudam a fazer uma linha vertical no meio do tronco, ajudando a alongar visualmente. Esse poder é otimizado se você usar uma terceira peça junto, como um colete ou blazer aberto, por exemplo.

Pra quem quer parecer mais alta, magra ou longilínea, o ideal é usar lenços, echarpes e cachecóis caídos ao longo do corpo, também fazendo uma linha vertical.

acessórios que alongam a silhueta

As pulseiras largas ou um mix com várias pulseiras fininhas também podem ajudar a deixar o tronco mais alongado, assim como as bolsas com as alças mais compridas.

A posição, largura e cor do cinto também podem influenciar no tronco, deixando ele mais largo, mais curto ou mais comprido.

cinto para valorizar a cintura

Como você pode ver, são muitos os acessórios e tipos de corpos e o que você quer fazer com elas (disfarçar ou destacar), e na consultoria de estilo, a cliente me fala as demandas específicas dela e eu consigo ajudar. Aqui, ainda que eu tenha falado da maioria, se você não se viu em nenhum dos exemplos que eu dei, siga a regra maior da moda e da autoestima e que eu falo sempre: use o que você gosta e te faz se sentir mais bonita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!