icone-site-vestindo-autoestima
parecer sexy

Você tem medo de parecer sexy?

Uma das minhas primeiras clientes da consultoria de estilo presencial aqui no Rio só me contou que queria parecer sexy na etapa de compras, quando ela não estava gostando da maioria das peças que eu tinha separado pra ela experimentar, e quis entender melhor o que estava acontecendo, já que tudo estava dentro da proposta que ela tinha aprovado.

Só quando eu perguntei o que estava dando errado que ela me contou que teve vergonha de me dizer que queria ser olhada, desejada e chamar a atenção fisicamente, e que era importante para a autoestima dela que as pessoas a achassem sexy. Ela queria ser sexy, mas tinha medo de parecer sexy – e infelizmente isso é muito comum. Por isso vou falar sobre isso aqui.

Você tem medo de parecer sexy?

Fomos criadas em uma sociedade machista e querer chamar a atenção masculina para o nosso corpo por muito tempo foi considerado errado e “feio”, sendo coisa de “mulher da rua”, e por isso muitas mulheres ainda escondem essa vontade e ficam frustradas com as roupas que usam.

A prioridade dessa cliente era essa, mas sem me falar sobre essa vontade, todo o trabalho da consultoria iria por água abaixo, por que eu só posso ajudar num problema que a cliente traz pra mim, entende?

O medo de parecer sexy não é raro, mas essa experiência me fez falar logo no primeiro bate-papo com a cliente que como mulher, psicóloga e consultora de estilo eu tenho pelo menos 3 motivos para não fazer nenhum julgamento sobre as roupas que ela quer usar e a mensagem que ela quer transmitir.

Vamos falar sobre o que é parecer sexy primeiro?

O que é parecer sexy?

É importante dizer que o conceito de “parecer sexy” é muito individual, e que eu sempre explico para as minhas clientes que o que é sexy pra mim pode ser muito diferente do que ela considera sexy (assim como criativo, ousado, básico, etc.), e que existem níveis diferentes de parecer sexy – e por isso surgiu a expressão “sexy sem ser vulgar”.

Eu até fiz um texto sobre “como usar oncinha sem parecer sexy”, pra mostrar que até uma estampa pode ser considerada assim, independente do tipo de peça. Veja o texto aqui.

A expressão “sexy sem ser vulgar”, aliás, parece ser uma forma de falar desses níveis diferentes, o que faz com que algumas pessoas fiquem mais à vontade em parecer sexy, desde que não pareçam vulgar. Deu pra entender? Mas o que a maioria das pessoas esquece (ou não sabe) é justamente o fato de que o seu conceito de sexy e de vulgar é completamente diferente do conceito de algumas pessoas.

Inclusive, eu falei nesse texto aqui que o termo “sexy sem ser vulgar” não deveria mais ser usado, por que fala de uma régua individual. E vou falar mais sobre isso a seguir. Então, você pode parecer sexy ou vulgar para alguém, mesmo sem tentar parecer assim. Falei sobre como é complexo se comunicar pelas roupas nesse outro texto aqui.

Isso é uma informação que eu SEMPRE falo para as minhas clientes: A consultoria de estilo é baseada nos conceitos e definições da cliente, porque a forma como a gente se veste é uma forma de se expressar sem precisar falar nada, e todo meio de comunicação permite que haja uma falha na interpretação.

Então, se você quer parecer sexy, você precisa se vestir de uma forma que você se sinta sexy, assim como não querer parecer sexy não impede que alguém a veja assim (ou até mesmo te ache vulgar).

Como parecer sexy sem ser vulgar?

Como eu expliquei ali em cima, eu sou totalmente contra o termo “sexy sem ser vulgar” e fiz esse texto aqui pra explicar porque esse termo não deveria mais ser usado.

Para a maioria das pessoas, para parecer sexy sem ser vulgar precisa existir um equilíbrio, ou seja, juntar uma peça mais sexy com uma peça que não seja tão ousada:

  • Uma saia justa com uma blusa mais ampla
  • Um vestido curto que não seja tão apertado
  • Uma blusa decotada com uma calça comprida
  • Uma peça “comportada” com alguns recortes estratégicos
  • etc.

Mas é importante dizer que para algumas pessoas, o fato de usar apenas uma peça mais ousada já pode te deixar com uma imagem vulgar, e para outras pessoas, usar uma peça que “não seja sexy” já compromete o seu objetivo de parecer sexy.

Para algumas mulheres, colocar um decote muito amplo é vulgar, pra outras é sexy, e para outras é só um decote.

Você pode achar sexy usar um top cropped com um shorts ou saia mais curta, e sua amiga achar esse look vulgar.

Isso acontece porque essa pergunta não tem uma resposta única e absoluta, já que o conceito do que é sexy e o que é vulgar varia de pessoa pra pessoa.

O que é sexy pra você?

Então, o que você precisa saber para parecer sexy sem ser vulgar é saber qual é o seu limite de sensualidade, e é esse limite que eu entendo antes de fazer a minha cliente parecer sexy.

E se eu não posso responder a essa pergunta aqui no site, por que falei desse tópico aqui? Simples: Pra te fazer pensar nele!

O método de trabalho da consultoria de estilo é baseado no autoconhecimento, e por isso, é importante que eu conduza tanto as minhas clientes quanto quem lê os meus textos a entenderem melhor o seu estilo e a sua personalidade.

Você sabe que peças ou que coordenações de peças te fazem se sentir sexy? Sabe que peças te fazem parecer pouco sexy?

Então, junta as duas e analise no espelho se esse resultado é o ponto certo de parecer sexy sem ser vulgar PRA VOCÊ!

O que vestir para parecer sexy?

Se sentir sexy tem muito mais a ver com autoestima do que com roupa, e por isso algumas mulheres tem o poder de parecer sexy mesmo de calça jeans e camiseta (o que não é lá muito sexy no senso comum).

Mas a roupa pode ajudar, já que muda a forma como você e as outras pessoas te veem.  Eu falo mais sobre isso aqui e mostrei o “meu sexy” na balada lá no instagram (e já postei outros looks falando do mesmo assunto lá também):

A roupa é apenas um instrumento para comunicar uma intenção (palavra MUITO importante na hora de se vestir!!!).

Por isso , um exercício que você pode fazer pra descobrir o que vestir pra parecer sexy na medida certa pra você é experimentar peças que pareçam ter a intenção de deixar uma mulher sexy.

O que eu recomendo para as minhas clientes é fazer esse exercício em uma loja de departamento, onde você pode experimentar várias peças sem ter uma vendedora junto, e misturar peças de estilos e setores diferentes.

Medo de parecer sexy

É importante dizer que é natural ter medo de parecer sexy num mundo onde as mulheres ainda são culpadas pelo assédio e pela violência que sofrem, mas esse texto não fala disso.

Esse texto fala sobre você se libertar do medo de parecer sexy pensando no julgamento alheio, com medo de demonstrar uma vontade genuína e natural.

Se você quer parecer sexy, independente do nível, tá tudo bem! Se joga!!! 🙂

Como se sentir sexy no trabalho

Para finalizar, vale a pena ler esse texto aqui, que eu dou um monte de dicas para quem quer se sentir sexy no trabalho.

Muita gente acha que essa combinação é impossível, mas nesse texto eu mostro que dá pra parecer sexy obedecendo o dress code – e vale lembrar que de dress code eu entendo, já que eu trabalhei 12 anos em recursos humanos antes de virar consultora de estilo. Se quiser ajuda com a sua roupa de trabalho (sexy ou não), me manda uma mensagem por aqui que eu te ajudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!