Girl Power

Você tem medo de parecer sexy?

Você tem medo de parecer sexy?

Uma das minhas primeiras clientes da consultoria de estilo presencial aqui no Rio só me contou que queria parecer sexy na etapa de compras, quando ela não gostava da maioria das peças que eu tinha separado pra ela experimentar.

Só quando eu perguntei o que estava dando errado que ela me contou que teve vergonha de me dizer que queria ser olhada, desejada e chamar a atenção fisicamente, e que era importante para a autoestima dela que as pessoas a achassem sexy. A prioridade dela era essa, mas sem me falar sobre essa vontade, todo o trabalho da consultoria iria por água abaixo.

O medo de parecer sexy não é raro, mas essa experiência me fez falar logo no primeiro bate-papo com a cliente que como mulher, psicóloga e consultora de estilo eu tenho pelo menos 3 motivos para não fazer nenhum julgamento sobre as roupas que ela quer usar e a mensagem que ela quer transmitir.

O que é parecer sexy?

É importante dizer que o conceito de “parecer sexy” é muito individual, e que eu sempre explico para as minhas clientes que o que é sexy pra mim pode ser muito diferente do que ela considera sexy (assim como criativo, ousado, básico, etc.), e que existem níveis diferentes de parecer sexy – e por isso surgiu a expressão “sexy sem ser vulgar”. Eu até fiz um texto sobre “como usar oncinha sem parecer sexy”, pra mostrar que até uma estampa pode ser considerada assim, independente do tipo de peça. Veja o texto aqui.

A expressão “sexy sem ser vulgar”, aliás, parece ser uma forma de falar desses níveis diferentes, o que faz com que algumas pessoas fiquem mais à vontade em parecer sexy, desde que não pareçam vulgar. Deu pra entender? Mas o que a maioria das pessoas esquece (ou não sabe) é justamente o fato de que o seu conceito de sexy e de vulgar é completamente diferente do conceito de algumas pessoas. Então, você pode parecer sexy ou vulgar para alguém, mesmo sem tentar parecer assim.

Isso é uma informação que eu SEMPRE falo para as minhas clientes: A consultoria de estilo é baseada nos conceitos e definições da cliente, porque a forma como a gente se veste é uma forma de se expressar sem precisar falar nada, e todo meio de comunicação permite que haja uma falha na interpretação. Então, se você quer parecer sexy, você precisa se vestir de uma forma que você se sinta sexy, assim como não querer parecer sexy não impede que alguém a veja assim (ou até mesmo te ache vulgar).

Como parecer sexy sem ser vulgar?

Para a maioria das pessoas, para parecer sexy sem ser vulgar precisa existir um equilíbrio, ou seja, juntar uma peça mais sexy com uma peça que não seja tão ousada: Uma saia justa com uma blusa mais ampla, um vestido curto que não seja tão apertado, uma blusa decotada com uma calça comprida, etc., mas é importante dizer que para algumas pessoas, o fato de usar apenas uma peça mais ousada já pode te deixar com uma imagem vulgar, e para outras pessoas, usar uma peça que “não seja sexy” já compromete o seu objetivo de parecer sexy.

Para algumas mulheres, colocar um decote muito amplo é vulgar, pra outras é sexy, e para outras é só um decote. Você pode achar sexy usar um top cropped com um shorts ou saia mais curta, e sua amiga achar esse look vulgar.

Isso acontece porque essa pergunta não tem uma resposta única e absoluta, já que o conceito do que é sexy e o que é vulgar varia de pessoa pra pessoa. Então, o que você precisa saber para parecer sexy sem ser vulgar é saber qual é o seu limite de sensualidade, e é esse limite que eu entendo antes de fazer a minha cliente parecer sexy.

E se eu não posso responder a essa pergunta aqui no site, por que falei desse tópico aqui? Simples: Pra te fazer pensar nele! O método de trabalho da consultoria de estilo é baseado no autoconhecimento, e por isso, é importante que eu conduza tanto as minhas clientes quanto quem lê os meus textos a entenderem melhor o seu estilo e a sua personalidade.

Você sabe que peças ou que coordenações de peças te fazem se sentir sexy? Sabe que peças te fazem parecer pouco sexy? Então, junta as duas e analise no espelho se esse resultado é o ponto certo de parecer sexy sem ser vulgar PRA VOCÊ!

O que vestir para parecer sexy?

Se sentir sexy tem muito mais a ver com autoestima do que com roupa, e por isso algumas mulheres tem o poder de parecer sexy mesmo de calça jeans e camiseta (o que não é lá muito sexy no senso comum), mas é claro que a roupa ajuda, já que muda a forma como você e as outras pessoas te veem. Eu falo mais sobre isso aqui.

A roupa é apenas um instrumento para comunicar uma intenção (palavra MUITO importante na hora de se vestir!!!), e por isso , um exercício que você pode fazer pra descobrir o que vestir pra parecer sexy na medida certa pra você é experimentar peças que pareçam ter a intenção de deixar uma mulher sexy. O que eu recomendo para as minhas clientes é fazer esse exercício em uma loja de departamento, onde você pode experimentar várias peças sem ter uma vendedora junto, e misturar peças de estilos e setores diferentes.

Medo de parecer sexy

É importante dizer que é natural ter medo de parecer sexy num mundo onde as mulheres ainda são culpadas pelo assédio e pela violência que sofrem, mas esse texto não fala disso.

Esse texto fala sobre você se libertar do medo de parecer sexy pensando no julgamento alheio, com medo de demonstrar uma vontade genuína e natural.

Se você quer parecer sexy, independente do nível, tá tudo bem! 🙂

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *