Estilo

Você sabe porque gosta das suas roupas favoritas?

Você sabe porque gosta das suas roupas favoritas?

A metodologia de trabalho da consultoria de estilo é baseada no autoconhecimento, porque é impossível se vestir de forma coerente com quem você é se você não se conhece. E saber porque gosta das suas roupas favoritas é parte desse autoconhecimento e da definição do seu estilo.

Porque você gosta das suas roupas favoritas?

Mais importante do que você saber quais são as suas roupas favoritas, é tentar entender o motivo de elas serem as roupas que você mais gosta.

Pra te ajudar nessa tarefa, vou citar algumas perguntas que você deve se fazer para descobrir esses motivos:

  • É por causa da cor? (Pode ser a sua cor favorita ou uma cor da sua cartela de coloração pessoal, que te valoriza)
  • É o caimento da peça?
  • É o conforto que o tecido oferece?
  • É a mensagem que a peça me ajuda a passar?
  • É a forma que deixa o meu corpo / a parte do meu corpo que ela cobre? (Isso pode ser um decote que valoriza os seios e o colo, um comprimento que valorize as pernas, um caimento que esconda ou evidencie a barriga / cintura / quadril, etc.)
  • É algum detalhe específico (aplicação de renda, brilho, assimetria, decote, transparência, comprimento, estilo, etc.)?
  • É porque todo mundo te elogia quando você veste essa peça?
  • É por causa de quem te deu essa peça, de alguma situação importante que usou ela (uma festa, a sua lua-de-mel, o primeiro encontro com seu namorado, uma entrevista de emprego importante, etc.), ou por causa da situação que você comprou ela (uma viagem ou promoção, por exemplo)?

Não compre peças iguais às que você mais gosta

Uma coisa muito comum no guarda-roupas das minhas clientes é a repetição de peças parecidas, e a ideia de você entender porque gosta das suas roupas parecidas não é comprar um monte delas, e sim repetir essa mesma sensação em peças diferentes.

Se você descobriu que a sua roupa favorita é a peça que você mais gosta por causa da forma que deixa o seu corpo ou alguma parte específica do seu corpo, por exemplo, você pode comprar outras peças que vistam da mesma forma – não necessariamente do mesmo modelo, só mudando as cores ou estampas.

View this post on Instagram

Você tem muitas peças iguais? Pode falar! A maioria das minhas clientes tem também! 🙃 . . É preciso entender porque você comprou uma de cada cor da mesma peça, porque isso vai te ajudar a entender o seu estilo e o que você gosta numa peça. Foi o caimento? O tecido? O detalhe do decote? A mensagem que ela passa? 🤔 . . . As minhas clientes dizem que o fato de eu ser psicóloga ajuda muito no processo, e como não existe estilo sem autoconhecimento, eu preciso reconhecer que é uma vantagem em me contratar sim! 😎 . . A minha agenda de Janeiro já está lotada 🙇‍♀️ mas me manda um email 📧 e vamos fazer uma terapia de guarda-roupas juntas em 2019! 😘 . . #consultoriadeestilo #personalstylist #estilo #rj #estilopessoal #vestindoautoestima #dicadeestilo #feedbackdacliente #naotenhoroupa #dicona #vistaquemvocêé #autoconhecimento #barra #empoderamentofeminino #consumoconsciente

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Se o que faz dela a sua peça favorita é o tecido confortável, você precisa olhar a etiqueta interna e procurar outras peças com o mesmo tecido. Se é por causa da mensagem que passa (você se sente sexy, elegante, madura, profissional, etc.), você precisa procurar essa mesma sensação em peças diferentes, mas no mesmo estilo.

É importante você entender que o que você gosta é o EFEITO da peça e não a peça em si, e por isso, ela pode ser substituída e multiplicada, de formas diferentes, mas causando o mesmo resultado.

É exatamente isso que eu faço com as minhas clientes da consultoria de estilo, tanto com as roupas que ela mais gosta quanto com aquelas que ela não consegue usar – que também ensina muito sobre o estilo dela e o que ela deve evitar em outras peças, e nunca mais comprar uma roupa que vai ficar parada no guarda-roupas, como eu contei aqui.

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *