icone-site-vestindo-autoestima
tecido plano ou malha

Tecido plano ou malha? Qual o melhor?

Você não precisa decidir entre tecido plano ou malha na hora de comprar suas roupas. Assim como eu mostrei aqui que tanto o algodão quanto o poliéster tem os seus pontos positivos e negativos, nesse texto de hoje a minha intenção é mostrar que tanto a roupa de tecido plano quanto a roupa de malha têm o seu valor, se for comprada pensando no seu estilo e a sua prioridade, suas demandas de silhueta e na mensagem que você quer passar.

Eu AMO camiseta de malha e calça jeans. É o meu uniforme da vida, pra – quase – qualquer situação, e até falei sobre isso no instagram esses dias, já que todo mundo espera / acha que consultora de imagem e estilo tem que se vestir com peças excêntricas ou coisas que estejam na moda, e na maioria das vezes eu tô bem basiquinha e confortável, de acordo com a minha prioridade de alma.

Qual a diferença entre tecido plano e malha?

Antes de começar a falar porque é bom usar tecido plano ou malha em alguma situação específica ou para passar uma imagem X, preciso explicar qual a diferença entre tecido plano e malha, pra você saber identificar aí no seu guarda-roupas e nas suas próximas compras, já que essa informação não está na etiqueta interna da peça.

A diferença é que todo tecido que não estica quando a gente puxa as duas pontas em direção oposta é tecido plano (a não ser que ele tenha elastano na composição), e todo tecido que ‘deforma’ e cresce quando a gente estica é malha.

Também é importante dizer que nem toda malha é de algodão,  nem todo tecido plano é de tecido sintético, e que ambos podem ser de fibras naturais, de fibras sintéticas ou um pouco de cada (o que é muito comum). Eu falo sobre os tipos de tecido nesse texto aqui.

roupa de tecido plano ou malha

Pontos positivos e negativos da malha

Como falei, a malha estica e cresce, e por isso, precisa ser guardada dobrada em gavetas ou prateleiras, para não deformar. Nesse texto aqui eu explico que roupas devem ficar no cabide e o que não pode ficar pendurado na hora de organizar o guarda-roupas. Fazer durar o que a gente tem também é uma forma de consumir conscientemente!

Por ser mais maleável e fluida, a malha pode marcar mais o corpo, e por isso, evidenciar gordurinhas e volumes indesejáveis.

Como a malha parece sempre mais confortável e esportiva, essas peças não são usadas em eventos mais elegantes, tipo festonas ou casamentos, e também não são muito adequadas pra usar em ambientes profissionais muito formais, mas são ideais para quem trabalha em home office, para as grávidas não precisarem comprar novas peças todos os meses e momentos de lazer.

As peças de malha amassam menos e são mais fácil de “desamassar”, sendo perfeitas para levar na mala de viagem. Além disso, as peças de malha costumam ser mais baratas – mesmo as de fibras naturais.

roupas de malha

Pontos positivos e negativos do tecido plano

Peças em tecido plano tem um caimento mais reto (mesmo quando são maleáveis, como na seda) e por isso criam formas mais lisinhas, que podem ajudar quem quer disfarçar a silhueta.

Como as peças em tecido plano parecem quase sempre mais sofisticadas, arrumadinhas e formais, podem ser uma boa opção na maioria das situações, de acordo com o seu estilo.

Apesar de serem mais caras (mesmo as de tecido sintético), as peças de tecido plano costumam durar mais, e valer o custo benefício.

tecido plano ou malha

Roupa de tecido plano ou malha: Qual a melhor?

Como falei, tanto o tecido plano quanto a malha têm pontos positivos e negativos, e um é mais adequado em uma situação, enquanto o outro é melhor em outra – além, claro, de considerar o seu estilo pessoal.

No meu trabalho de consultoria de imagem e estilo eu falo que não existe uma resposta certa para todo mundo e todas as situações e estilos, e escolher entre a roupa de tecido plano ou malha vai depender de várias características e demandas da cliente.

Além disso, hoje é possível encontrar peças de malha feitas em modelagens mais interessantes, que podem ser mais fininhas e com uma carinha mais sofisticada, para usar com peças de alfaiataria, e peças de tecido plano mais moderninhas e em modelagens menos clássicas, para substituir a camiseta na dupla com a calça jeans, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!