icone-site-vestindo-autoestima
prioridade-decoração-criativa

Prioridade decoração: Como se vestir de forma criativa?

Com certeza você conhece alguém que desde a infância se veste de forma diferente do resto da turma, que gosta de misturar cores e estampas, que compra em lojas que ninguém conhece (ou em brechós) ou pode ser que você se identifique com essas características – o que significa que essa é a sua prioridade de alma.

Se você ainda não leu os textos anteriores sobre as prioridades, clica aqui pra entender sobre o que eu estou falando, e depois vem ver como expressar melhor a sua prioridade decoração, que é como a gente chama quem tem um estilo mais criativo!

Eu comecei a trabalhar como consultora de estilo em 2014 e a prioridade decoração virou minha prioridade de vida, e como a minha prioridade de alma é conforto e eu sempre usei muito jeans e camiseta (que por ser muito básico é meio “careta” pra quem trabalha com moda), e entender melhor sobre as prioridades me ajudou a juntar essas duas coisas e ter uma imagem mais coerente.

Nesse texto eu vou explicar a prioridade decoração e falar mais sobre ser criativa de formas diferentes.

A mulher que tem prioridade decoração

A mulher que tem prioridade decoração monta os seus looks como quem decora a casa. As peças são compradas mais pela história que carregam e pela mensagem que passam que pela sua funcionalidade.

Também gosta de causar impacto, mas ao contrário de quem tem prioridade arquitetura, quem tem prioridade decoração gosta de fazer as pessoas sentirem vontade de se aproximarem, de perguntar onde comprou as peças, e permite que toquem a roupa ou os acessórios pra sentir a textura. Se diverte ao montar o look e gostam de ver que as pessoas também se divertem ao vê-la.

São algumas características da mulher criativa / com prioridade decoração:

  • Não cumpre regras de vestimenta, e chama atenção pela originalidade e liberdade ao se vestir. Quem trabalha em ambientes mais formais pode ter algum problema com isso, mas existem várias formas de conciliar as prioridades de vida e de alma com os tipos de dress code diferentes (a consultoria de estilo serve pra ajudar nessas situações rs);
  • Mistura cores, estampas, texturas, acessórios e peças de estilos diferentes de maneira harmoniosa;
  • Não se preocupa com a aprovação ou opinião alheia. Quem tem prioridade decoração se veste para si mesma, porque sabe que somos o personagem principal e a platéia mais importante da nossa vida;
  • É divertida e faz com que se vestir seja uma atividade divertida também.

Como se vestir de forma criativa?

O conceito de criatividade varia de pessoa pra pessoa, assim como o conceito de sexy, vulgar, confortável, elegante, bonito, feio… na consultoria de estilo eu conheço a cliente, a rotina e as demandas dela, e consigo mostrar elementos que vão fazer sentido pra ela de forma mais assertiva que aqui, de forma mais generalizada, sem saber pra quem eu estou falando. Já falei sobre isso aqui.

A dica aqui é experimentar! Se for a sua prioridade de alma, você já faz isso desde criança, e segue o seu instinto natural para misturar cores, estampas, caimentos, texturas e elementos de estilos diferentes. É o seu instinto que vai te ajudar a garimpar aquela peça única no fundão da loja, aquele acessório interessante na feira, e dizer se o que para a maioria das pessoas é over faz sentido pra você.

EDIT: Nesse texto aqui de 04/2020 eu explico porque a criatividade pode te libertar do consumismo.

Como se vestir de forma criativa no trabalho?

Quem tem essa prioridade de alma mas precisa obedecer a um dress code mais rígido, pode optar por misturar cores neutras ao invés de cores coloridas (como vinho, cinza, marinho, mostarda, etc) , ou fazer mix de estampas entre a blusa e o cinto, a bolsa ou o sapato, para não chamar tanto a atenção como duas peças, ou incluir acessórios coloridos que funcionem como ponto de cor num visual mais sóbrio e neutro, como um brinco, a pulseira do relógio, ou o sapato, por exemplo.

Nesse texto aqui eu falo especificamente sobre como usar mix de estampas no trabalho. Se você gosta e não sabe como fazer, vale a pena ler e ver qual desses muitos jeitos de misturar estampas serve pra você e pro seu ambiente de trabalho.

Como a gente se comunica através do rosto, se essas pequenas ousadias forem mais na parte de baixo do corpo, menos pessoas vão reparar e vai chamar menos atenção! Então, se você não quer parecer tão ousada assim, vale investir em peças de baixo (calças e saias) mais coloridas e estampadas.

No instagram eu mostrei esse look aqui embaixo, da cliente da consultoria de estilo presencial (aqui no RJ) que tem prioridade decoração de alma, mas tem um dress code que pede um pouco de adequação:

Se você pode ser um pouco mais criativa no ambiente de trabalho, vale a pena investir em peças com modelagem de alfaiataria em cores mais coloridas, que passam mensagens opostas que se complementam: Alfaiataria (formal) + cor colorida (informal) = nem tão formal e nem tão informal!

Nesse texto aqui eu explico e dou várias dicas sobre como usar blazer colorido ou estampado,  lá no instagram eu mostrei como ajudei a cliente da consultoria de estilo online a tirar o blazer colorido do guarda-roupas:

Consegue ver que são níveis de criatividade diferentes para cada pessoa, mesmo que todas tenham prioridade decoração, assim como eu? Se esse é o seu caso, eu posso te ajudar a parecer criativa do seu jeito. Me manda uma mensagem por aqui e eu te explico melhor como funciona!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!