icone-site-vestindo-autoestima
prioridade-adequação

Prioridade adequação: Como se vestir de forma adequada

Deixei a prioridade adequação por último porque é a mais complexa de todas, justamente porque o conceito de adequado varia de pessoa pra pessoa, e todo mundo quer se sentir adequado dentro do seu conceito e dos seus valores, mas aqui, nesse caso, não é esse tipo de adequação.

Lembra que eu falei aqui que a minha prioridade de vida é decoração pra parecer mais criativa por ser consultora de estilo? Isso nada mais é do que parecer adequada dentro do que as pessoas esperam que uma consultora de estilo se pareça – e isso é do ser humano, não tem nada a ver com estilo. Aqui a gente está falando de outra coisa!

Prioridade adequação

Quem tem prioridade adequação quer se sentir elegante e bem vestida de maneira clássica e mais tradicional, o que não significa, de forma nenhuma, que as mulheres que têm os outros tipos de prioridades não possam ser consideradas elegantes ou bem vestidas. É apenas um nome que foi convencionado pela história da moda, ok?

É claro que associar o estilo universal elegante à adequação é um conceito ultrapassado e classista, afinal, não é todo mundo que pode usar alfaiataria e nem gosta desse tipo de roupa, mas ainda é um termo muito usado, infelizmente, por muitas consultoras de estilo – e eu sou totalmente contra, óbvio.

Mas, quem tem prioridade adequação vai gostar desse conceito justamente por que é o que é convencionado, por anos, como o certo. E pra essas pessoas, cumprir regras e não sair do dress code (mesmo implícito) é importante – assim como a opinião alheia.

Você precisa se sentir adequada?

O conceito de adequação está muito ligado à preocupação com o que os outros pensam. Na metodologia que eu aprendi na minha formação com a Oficina de Estilo, a sensação de adequação está diretamente relacionada a um dress code ou personalidade e estilo mais rígidos e formais ou ao estilo universal clássico / tradicional.

Pessoas que precisam se sentir adequadas geralmente têm essas características:

  • Aceitam, gostam e curtem regrinhas de vestimenta e dress code, porque isso evita erros e faz com que elas se sintam pertencendo a um grupo. Aquelas que se vestem igual às suas colegas de trabalho ou à sua chefe mesmo que a empresa não tenha um dress code definido, para não se destacar e chamar atenção – ou seja, se sentirem adequada;
  • Se preocupam com os conceitos de certo e errado. Saber as regras de vestimenta deixam essas mulheres mais seguras, porque sabem que estão adequadas à situação ou ao dress code;
  • Não gostam de seguir modas e tendências, só adotam peças novas depois que viram um clássico;
  • Não gostam de chamar atenção e de se destacar;
  • Gostam de estar impecáveis, e por isso odeiam tecidos que amassem ou peças que não fiquem no lugar certo.

Situações que exigem adequação

Quem tem prioridade adequação (de alma ou de vida) quer estar parecida com o grupo, sem se destacar ou chamar a atenção, e a impecabilidade e elegância também são importantes.

Algumas mudanças demandam a necessidade de se sentir adequada:

  • Troca de emprego, cargo, área ou promoção (para transmitir a imagem de autoridade ou alguma característica do cargo, como criatividade, por exemplo);
  • Mudança de cidade (por causa do clima, rotina ou cultura). Uma cliente veio morar perto da praia aqui no Rio, e antes ela morava no interior de São Paulo. Além de ela não ter roupas por causa do clima, ela queria, nas palavras dela “se sentir mais carioca”, então inserimos estampas, cores e peças mais informais ao guarda-roupas dela, e se não fosse pelo sotaque, ninguém nem ia perceber que ela não nasceu aqui;
  • Novo grupo de amigos para se sentir pertencendo ou igual a eles;
  • Quem casa ou namora com alguém bem mais velho ou bem mais novo, para não demonstrar a diferença de idade na forma como se veste;
  • Quem trabalha num ambiente muito masculino e não quer chamar muito a atenção para o corpo, ou não quer parecer muito frágil e delicada, por exemplo.

Se a necessidade de se sentir adequada independe do momento atual da sua vida ou fora de situações que exijam um dress code mais formal, essa é uma prioridade de alma, e não de vida.

Como se vestir de forma adequada

A mulher que tem essa prioridade costuma pensar sempre na relação custo x benefício das peças e não arrisca e nem inova muito no visual. Veja alguns elementos que ajudam a criar um look adequado / elegante:

  • Cores e estampas: Cores neutras e coordenações monocromáticas; Estampas clássicas como listras, pied de poule (um desenho de quadradinhos com as pontas alongadas que lembra as marcas deixadas no chão pela pisada da galinha) e o xadrez (principalmente o Burberry, que aparece nas peças da marca, como cachecóis e sobretudos).
  • Caimentos e detalhes: Caimento impecável (aquele que cai no seu corpo parecendo ter sido feito sob medida, sem pano sobrando, sem parecer que a peça está grande demais ou pequena demais, etc); Materiais de qualidade; Tudo mais estruturado (que é mais formal e mais elegante que tecidos mais fluidos e que grudam na pele).
  • Acessórios e sapatos: Acessórios clássicos como colar de pérola, lenços de seda, scarpin, bolsas-ícone de marcas tradicionais.

Eu sou contra a lista de “peças essenciais” porque cada tipo de estilo e prioridade tem a sua própria lista de peças essenciais, mas aqui cabe citar peças específicas, porque esse estilo combina com os clássicos. Nesse texto aqui eu falei dessas peças e como a mulher de cada estilo os usa.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!