icone-site-vestindo-autoestima
ponto de cor perto do rosto

Porque ter um ponto de cor perto do rosto

No texto que eu postei na semana passada, com dicas sobre como incluir o vermelho nos seus looks, eu falei sobre ter um ponto de cor perto do rosto, porque eu vejo quase todos os dias, na prática, que é preciso muito pouco esforço para fazer grandes diferenças num look.

Outra coisa que eu vejo muito entre as minhas clientes é usar sapato colorido com roupa mais neutra, o que faz com que toda a atenção do outro (quem te vê) esteja nos seus pés e não no seu rosto, que é por onde a gente se comunica.

Incluindo um ponto de cor perto do rosto

Aqui tem um exemplo com uma clientes da consultoria de estilo online, com os looks que eu montei na etapa final do processo.

A etapa de montagem de looks na consultoria de estilo também é uma etapa de aprender a ver, na prática, em frente ao espelho, que de nada adianta sair da loja cheia de  sapatos coloridos e se sentir “A ousada”, se no dia-a-dia eles vão pontuar looks neutros.

Com a maioria das minhas clientes geralmente é assim que acontece, e veja a diferença entre usar um sapato amarelo com uma cor laranja perto do rosto (duas cores quentes e vivas) e usar um sapato amarelo com uma blusa azul marinho:

como usar vermelho nos looks

Por mais que o azul seja uma cor complementar do amarelo, e apesar de funcionar, por a blusa ter uma estampa e também chamar a atenção pro rosto, veja como os olhos automaticamente são puxados para os pés.

Acontece que ponto de cor sempre chama atenção primeiro no look (antes de qualquer outro detalhe, especialmente se a cor é viva ou clara!), e por mais que a roupa seja linda e que o look esteja incrível, a gente quer que olhem PRA GENTE, e não apenas pros pés que calçam sapatos coloridos, né?

E é claro que esse processo pode ser diferente de acordo com o seu estilo, e eu indico um tipo de ponto de cor perto do rosto diferente para cada cliente.

Para essa cliente da consultoria de estilo no Rio de Janeiro (presencial), também indiquei um colar com cor complementar ao sapato, para ser um ponto de cor perto do rosto no meio de um look mais neutro e sóbrio, já que ela não pode usar muitas cores vivas no trabalho, por causa do dress code dela.

ponto de cor perto do rosto para valorizar o look

Eu sempre dou dicas de combinação de cores e mostro os looks das minhas clientes da consultoria de estilo lá no meu instagram, mas você pode aprender como combinar cores usando o círculo cromático nesse texto aqui.

Usar um cinto como ponto de cor

Existem também as pessoas que usam o cinto como ponto de cor, sem perceber que todo ponto de cor chama a atenção primeiro e puxa o olhar pra parte que ele cobre, e nesse caso, para a cintura, quadril e barriga.

Se você não tem problema nenhum com essa área, menos mal! Mas, se quiser disfarçar essa área, o cinto colorido não deve contrastar com a cor da calça e da blusa!

cinto colorido no look

Se você quiser saber mais sobre a influência dos acessórios na sua silhueta, leia esse texto aqui!

E para quem ainda não consegue incluir o cinto nos looks, nesse texto aqui eu explico como que esse acessório deixa os looks mais interessantes.

Porque ter um ponto de cor perto do rosto?

Veja que faz muita diferença, quando acrescentamos um outro ponto de cor pertinho do rosto pra equilibrar os pontos chamativos no look, e pra que você (o rosto de quem usa essa cor nos pés) seja o ponto focal do look!

Para essas duas clientes anteriores, além de deixar o look mais interessante, também teve uma função alongadora de silhueta, já que o olhar percorre o look dos pés a cabeça, deixando as clientes mais “altas”.

Para essa outra cliente aqui do Rio, que já é mais alta, esse truque não era necessário, mas ainda assim, chamamos a atenção para ela e o seu rosto, com um colar com as cores da cartela de coloração pessoal dela (que é a mesma que a minha!), e depois com blazer que puxa também o olhar pra cima:

Não precisa ser só quando usa um sapato colorido, e também não precisa fazer acontecer essa sacada só com colar. Vale tentar com um broche, brincão, lenço amarradinho no pescoço, turbante, batom colorido, óculos…

Ponto de cor perto do rosto influencia na coloração pessoal

Outro benefício de incluir um ponto de cor perto do rosto é influenciar positivamente a coloração pessoal.

Se a sua cartela de coloração pessoal não tem preto, por exemplo, e você gosta de preto, uma boa opção é usar uma echarpe, colar ou brinco na sua coloração para quebrar o efeito negativo do preto.

Ponto de cor perto do rosto, além de fazer diferença no look, é informação que acrescenta interessância, e faz um look mais simples ficar bem mais legal, não faz?

2 comentários

  1. Achei maravilhoso a ideia de puxar a atenção para parte superior à cintura ,com cores vibrantes e acessorios ,não só dependendo de sapatos e bolsas ,agradeço a explicação detalhada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!