icone-site-vestindo-autoestima
mais-velha

Como se vestir pra parecer mais velha

A maioria das mulheres quer parecer mais jovem ou disfarçar a idade que tem, e até gostam quando dizem que parecem ser mais novas, mas algumas querem (ou precisam) parecer mais velhas, ou pelo menos conseguir aparentar a idade que têm.

Esse texto sobre Como se vestir pra parecer mais velha não é para as adolescentes de 15 anos que querem parecer ter 18 para entrar em boates (apesar de as dicas servirem para elas também), mas sim para ajudar mulheres que são super capacitadas profissionalmente e precisam passar uma imagem mais madura, responsável e profissional, para quem vai apresentar um trabalho ou palestra e quer parecer saber do que está falando, ou que está procurando um emprego e não quer ser julgada pela cara de novinha, por exemplo.

Como se vestir pra parecer mais velha

Quando eu tinha 32 anos eu fui barrada num PUB em São Paulo porque como estava sem documentos, o segurança não acreditou que eu já era maior de idade (ou seja, que eu tinha 18 anos).

Enquanto trabalhava em Recursos Humanos, eu precisei parecer mais madura ao dar um treinamento ou entrevistar candidatos para vagas gerenciais e de diretoria, por exemplo. E hoje, eu uso meus conhecimentos para ajudar clientes (como uma do Piauí que estou atendendo atualmente na consultoria de estilo online) e a você, que chegou aqui no meu site interessada em saber como se vestir pra parecer mais velha. Veja essas dicas:

A roupa certa passa a imagem certa

Um estudo mostrou que 55% da comunicação é visual, ou seja, a forma como você se apresenta naquela situação. E se você se apresenta de maneira incorreta, não vai adiantar ter um currículo bacana ou dominar o assunto da sua palestra ou daquela reunião importantíssima, porque apenas 7% é destinada à atenção ao conteúdo, e 38% à forma como você diz (imposição da voz, altura, ritmo, etc).

Isso não quer dizer que você só precisa se preocupar com a roupa. Conteúdo é MUITO importante sim, mas pode não ser o suficiente, principalmente para causar uma primeira impressão, que é formada nos primeiros segundos da comunicação, quando você ainda nem começou a falar, mas já foi vista.

Então, se você quiser ter a oportunidade de mostrar o que tem a dizer, precisa cuidar da sua aparência! E é por isso que a consultoria de estilo é destinada a pessoas reais, que vivem uma vida real, e muita gente contrata uma consultora de estilo para ter os benefícios que a imagem certa pode oferecer.

Como parecer mais velha

Se você quer ou precisa parecer mais velha em uma situação específica ou no dia-a-dia, anote essas dicas:

Escolha as cores certas

A cor é o elemento que mais chamam atenção num look e se você escolhe a cor certa, a sua imagem também muda. Esses dias eu escrevi um texto falando sobre as cores neutras coloridas, e falei que além de lindas, deixam os looks mais sóbrios, sem perder a jovialidade. Experimente trocar o rosa pelo vinho, por exemplo, para continuar colorida, mas com uma cor mais sóbria e adulta.

Use peças clássicas

Hoje em dia, as peças mais clássicas estão sendo vendidas em versões mais atuais, que combinem mais com o seu estilo, como eu mostrei aqui. Também já falei como usar alfaiataria fora do trabalho, que é uma forma de coordenar essas peças clássicas de maneiras mais informais, e como diferenciar roupa de passeio e roupa de trabalho, que tem dicas para não deixar o seu look ficar careta demais para o seu estilo e te garantir “alguns aninhos extras”.

Escolha os acessórios certos

Usar um acessório pode levantar um look, mas também pode ajudar a passar a imagem errada. Vale prestar atenção no material e no estado de conservação deles, porque tudo que está bem conservado e é feito com um material mais bacana dá ao look uma cara de refinamento e elegância. Falei sobre os acessórios de cada estilo aqui.

Na escolha das bolsas, evite as mochilas, que sempre remetem ao visual de jovem na fase escolar. Por último, mas não menos importante, priorize modelos e materiais mais rígidos, porque são mais formais e ajudam a “envelhecer” o look.

11 comentários

  1. Adorei!!! Tenho 18 anos e todos acham que eu tenho 14/15 anos, e como trabalho em um escritório quase ninguém me leva a sério pelo o meu “rostinho bebê”.

      • Nossa eu tambem tenho 18 anos e tenho escutado muito que eu pareço ter 13/14,trabalho em escritório também e me tratam como uma criancinha trabalhando,isso começou a me incomodar demais,tanto na vida pessoal quanto profissional..Bom as dicas foram valiosas,vou colocar em prática,obrigada!

    • Sei bem oque é isso, tenho 22 e fui promovida a cargo de gerente de uma loja. E eu decidi desistir porque todo mundo não me respeitava, porque eles falavam que eu parecia ter 12 anos. E o pior os clientes não acreditavam no meu potencial, por ter cara de nova e tamanho pequeno também.

  2. Adorei as dicas, obrigada!! Tenho 24 anos e muitos não acreditam na minha idade.
    pensamm que tenho 17/18 anos 😏 ,não gosto de ter cara de novinha!!

  3. Vou aderir, tenho 22 anos, estudo Direito e busco estágio, mas não consigo, talvez porque me vista de um modo infantil, acredito. Obrigada pelas suas dicas! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!