icone-site-vestindo-autoestima
itens-essenciais-estilo

As peças essenciais no guarda-roupa pra cada tipo de estilo

Acho que a pergunta que eu mais respondo (na internet e para as minhas clientes) é “Quais são as peças essenciais no guarda-roupa?”, e felizmente não existe uma resposta única para todo mundo, já que somos diferentes (e isso é lindo ♥).

Mas para ilustrar essa diferença, vou usar a listinha que muitos sites e “experts” de moda divulgam como sendo a lista de itens que toda mulher tem que ter: Vestido preto, camisa branca, calça jeans, blazer e calça de alfaiataria.

As peças essenciais no guarda-roupa pra cada tipo de estilo

As peças essenciais no guarda-roupa pra cada tipo de estilo é sobre como as mulheres de cada um dos sete estilos universais pode usar esses “itens essenciais” sem sair do seu estilo:

Estilo clássico/tradicional

O vestido preto da mulher que tem o estilo clássico e tradicional tem linhas retas, poucos detalhes e é mais estruturado, mesmo para eventos mais informais. Aqui, a coordenação é com um sapato scarpin, que é um item clássico e contribui para a imagem elegante.

A camisa branca é um dos itens mais importantes do guarda-roupas clássico, inclusive nos momentos mais casuais, coordenada com outros elementos clássicos, como a calça jeans e a bolsa mais estruturada.

A calça jeans ideal para o tipo clássico / tradicional é a calça reta e sem lavagens.

O blazer é uma peça muito característica do estilo clássico, inclusive nos momentos de lazer. Uma boa opção para diferenciar a peça de trabalho para a de lazer é comprar uma peça em materiais diferentes, ou em estampas tradicionais, como o xadrez.

A calça de alfaiataria coordenada com outras peças clássicas, como a camiseta listrada, deixa o look mais informal e super elegante.

Estilo criativo

As mulheres do estilo criativo gostam de cores e de estampas, mas se forem usar um vestido preto, provavelmente vai usar com tênis ou na moda, como o slip dress por cima da camiseta, por exemplo.

A camisa branca é básica e “careta” demais para a mulher de estilo criativo, mas se ela quiser usá-la, vai ser coordenando com peças de estilos diferentes, para dar uma nova cara pra peça.

A calça jeans é uma peça tão básica que a mulher criativa pode usar assim, por baixo de outras peças, escondidinha. Também vale usar os modelos com padronagens (estampas) e detalhes, ou complementar com peças diferentonas.

O blazer da mulher criativa pode ser de várias cores, estampas e texturas diferntes, e ela usa com peças de estilos diferentes. Nesse exemplo, um blazer preto de veludo molhado (super tendência que eu mostrei aqui), sobre um mix de estampas, e um modelo imitando um pijama, em tecido nobre e modelagem bem feita.

Misturar estampas e texturas deixa o look mais interessante, como nesse exemplo com uma calça de alfaiataria estampada com uma blusa de tricô, fazendo mix de texturas (meu look favorito no post ♥).

Estilo elegante

A mulher elegante consegue passar essa imagem mesmo de jeans e camiseta, e o vestido preto vai ter um bom caimento e feito com um tecido de qualidade.

A camisa branca, por ser uma peça clássica, já deixa qualquer look mais elegante, e por isso é uma das peças favoritas de quem se identifica com esse estilo.

Nesse exemplo, também mostramos uma forma de a mulher elegante usar a calça jeans, mesmo rasgada: Coordenando com peças clássicas como o scarpin, a bolsa e a camisa, que “elevam” a informalidade da calça jeans.

O blazer está no guarda-roupas da mulher elegante, que quer estar sempre impecável. Nesse exemplo, um look monocromático, que deixa qualquer look mais elegante.

A coordenação de cores mais elegante depois da monocromática é a análoga (com cores vizinhas no circulo cromático), como nesse exemplo com a calça de alfaiataria azul e a blusa verde.

Estilo esportivo/natural

Nada de usar um vestido preto que aperte ou que deixe incomodada com a alça ou o decote que não param no lugar. A palavra de ordem é conforto, e se esse é o seu estilo, dá pra usar um vestido preto assim:

Uma camisa branca oversized pode dar o conforto necessário e uma cara mais descontraída para o look.

Os modelos de calça jeans mais amplos, como a reta e a boyfriend são as mais confortáveis, mas a mulher esportiva pode usar todo tipo de calça jeans, porque é um elemento chave do estilo.

O material do blazer deve ser de tecidos naturais, e o ar do look deve ficar meio despretensioso, como nesse exemplo, que parece que ela está de pijamas.

A calça de alfaiataria do tipo pantalona é super confortável, e é ainda mais a cara do estilo natural se for de tecidos naturais, como o linho.

Estilo moderno/dramático

O vestido preto da mulher com estilo moderno / dramático é mais estruturado, assimétrico e deixa o visual mais elegante.

A camisa branca mais estruturada ou com formas diferentes são ideais para quem se identifica com o estilo moderno / dramático.

A calça jeans sem muitos detalhes e de lavagem mais escura é a melhor opção, e de preferência com peças mais estruturadas e de tecido plano.

O blazer estruturado é a cara do estilo moderno, mas também pode ter linhas assimétricas ou estampas gráficas, por exemplo.

A calça de alfaiataria mais estruturada e o contraste entre as cores neutras é uma boa forma de mostrar o estilo mais moderno / dramático.

Estilo romântico

A mulher que tem o estilo romântico prefere cores mais claras, mas se for usar um vestido preto, vai ser rodado e marcando a cintura. Se tiver rendas e laços, melhor ainda!

A “dureza” da camisa branca (que é uma peça originalmente masculina) pode ser equilibrada com uma peça mais feminina, como uma saia, ou em uma modelagem mais delicada, com babados, por exemplo.

A calça jeans clara combina melhor com a paleta de cores mais clara, e o modelo skinny mostra as formas femininas.

Um blazer floral é uma forma de deixar uma peça “masculina” mais delicada.

Usar uma calça de alfaiataria de tecido fluido pode deixar o look muito romântico, assim como usar uma calça de modelagem mais tradicional com uma peça mais delicada.

Estilo sexy

Vestido preto é um dos itens mais marcantes do estilo sexy, e aqui ele é justo, curto, decotado, ou tem fendas e recortes estratégicos, de acordo com o seu tipo de sensualidade. O importante é parecer linda e sexy.

Usar a camisa branca aberta ou um modelo com decote nas costas pode deixar a peça mais sexy.

A calça jeans skinny é sem dúvida a mais sexy e ideal para mostrar as curvas!

Tem cor mais sexy que vermelho? Um blazer acinturado sobre vestido de renda é muito sexy!

No trabalho, ele continua acinturado, sobre peças mais clássicas e em cores menos chamativas, mas ainda assim, com uma modelagem que marque seu corpo.

Existem modelos de calça de alfaiataria mais justos, e se você usar cores mais fortes, com certeza chamará a atenção para as suas curvas!

Esse texto é pra mostrar que dá pra ter peças clássicas em todos os estilos, porque o que diferencia o seu estilo dos outros é a forma como você usa cada peça. Nenhuma peça é “careta demais” ou “ousada demais” sozinha!

Não deixe de ver a melhor calça jeans para o seu corpo nesse texto aqui, e se quiser ajuda para saber como usar as suas peças para falar sobre o seu estilo, entre em contato aqui e peça um orçamento para consultoria de estilo presencial (no RJ) ou online, pra qualquer lugar do Brasil ♥.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!