icone-site-vestindo-autoestima
estilo-terceira-idade-1

A moda não tem idade: Documentários de moda pra quem está na terceira idade

Estamos no meio do Carnaval e se você é como eu, vai estar no bloco da Netflix assistindo a filmes e séries e aproveitando os dias de folga. Eu adoro ver filmes e documentários de moda, e como eu indiquei esses dois documentários de moda para uma cliente da consultoria de estilo online que tem 54 anos e mora em Teresina, para ela ver que a moda não tem idade, resolvi indicar aqui também.

Se você ainda não chegou à terceira idade, deve ver esses documentários também, pra aprender essas lições o quanto antes e aproveitar mais os ensinamentos que eles trazem!

a moda não tem idade

Iris, uma questão de estilo

O documentário mostra a vida de Iris Apfel (que fez 100 anos em 2021, mostrando que moda não tem idade), uma mulher entusiasta da moda e da arte que coleciona peças compradas no mundo inteiro (principalmente no Oriente) e ajudava às primeiras-damas dos EUA a decorar a Casa Branca. Seu gosto por arte e decoração influenciou no seu estilo irreverente e criativo, e o seu estilo influenciou no seu trabalho.

Aos 84 anos Iris Apfel foi considerada um ícone fashion, mesmo sem ter trabalhado com moda e sem seguir as tendências que a moda dita. Veja algumas lições que ela traz no documentário:

Velhice

Mesmo com dificuldade para andar e muitas vezes em cadeiras de rodas, Iris Apfel faz questão de fazer compras em lojas de rua e manter seu dia com a agenda lotada. Para ela, se você deixa de fazer o que estava acostumado por causa da idade, vai ficar esperando morrer, sem poder se divertir. “Quando sua mente está ocupada, você não sente tanta dor. Graças a Deus eu amo fazer coisas. Eu me sinto abençoada por ter todas essas oportunidades nessa fase da vida”.

Beleza

Iris Apfel não se acha bonita, mas é feliz por ter se tornado alguém que ela considera interessante. “Quando não se é bonito você é instigado a fazer algo diferente para se destacar”, diz. Ela se disse contra cirurgia plástica e explica com humor a sua posição: “Você não sabe qual vai ser o resultado, pode ser pior e você sair parecendo uma pintura de Picasso”.

Iris também não concorda muito com o conceito de “bonito”, e sabe que a maioria das pessoas não concorda com ela. Eu também acho esse conceito de beleza não deveria ser levado tão a séri!

estilo na terceira idade Iris Apfel

Moda

“Odeio quando as peças parecem combinadas, elas precisam parecer únicas”,  é uma frase que explica o estilo de Iris Apfel e sua excentricidade. Iris não gosta de regras “eu as quebraria” e acredita mais no instinto, então, se é bonito para ela, mesmo que não seja bonito para os outros, tudo bem.

Ela acredita ter sido a primeira mulher a usar uma calça jeans (que ela adora!!), ainda nos anos 1940, e conta a dificuldade que foi para conseguir comprar a peça masculina. “Não me venderam. Eu voltei na loja mais de três vezes até conseguir”. Aliás, ela acha que toda compra é importante e que a gente deve comprar o que gosta: “Eu gosto de coisas incomuns, eu tenho pouquíssimos itens comuns. Tenho muitas peças que são de outras épocas e que você não encontra normalmente”.

Veja o trailer pra entender porque ela é uma referência:

Estilo

Uma das frases mais conhecidas da Iris Apfel é “Pra ter estilo você precisa saber quem você é”, e eu acredito tanto nisso que a metodologia do meu trabalho como consultora de estilo é baseada no autoconhecimento da cliente.

Ela acredita que a forma como nos vestimos é uma forma de expressão e de fazer a nossa personalidade brilhar: “Eu acho que as pessoas deveriam se expressar mais, e não só pelo o que está na moda. Pode ser muito bonito e vestir você perfeitamente, mas eu tenho certeza que não veste todo mundo da mesma maneira. Eu gosto de pessoas que se expressam e são individualistas”. Mas, apesar disso, ela não julga a forma como as pessoas se vestem: “É melhor estar feliz do que bem vestido. Então se ela está feliz assim…”

Não é uma linda? <3

Iris Apfel morreu aos 102 anos, no início de 2024, mas vai ser pra sempre um ícone na moda!

Advenced Style

O documentário que está no Netflix com o nome “Avançado Estilo” fala do projeto do fotógrafo Ari Seth Cohen que tem um blog com esse nome, onde publicava fotos que ele tirava de mulheres da terceira idade que se vestiam com estilo e atitude nas ruas de Nova York.

estilo não tem idade Advanced Style Netflix

Ari diz que o estilo das pessoas da terceira idade é mais interessante porque elas já não se preocupam em impressionar ninguém e se vestem para si mesmas, de acordo com quem elas são e com o que elas gostam.

Como é uma referência para a moda na terceira idade, o blog virou documentário e conta a história de 7 mulheres, entre 62 e 95 anos, que também acreditam, e fazem a gente acreditar que a moda não tem idade.

Veja o trailer da série Advanced Style, no youtube.

Moda não tem idade

Esses dois documentários vão além da reflexão (um tanto clichê) sobre as ideias convencionais de beleza e sobre como é envelhecer em uma sociedade obcecada pela juventude e traz para quem é jovem (ou mais jovem que elas) a questão se vamos nos vestir de tendências até chegarmos a terceira idade, para só então descobrirmos o nosso verdadeiro estilo.

Moda não tem idade e por isso, além de indicar esses documentários para pessoas de todas as idades, eu deixo aqui uma reflexão: Porque ao invés de pensar “quero ser como essa senhora quando eu tiver essa idade”, você não pensa em ser como elas agora?

Para mais inspirações, siga a minha pasta “Over 50” no Pinterest!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!