Consumo Consciente, Estilo

Dicas para fazer o seu look parecer caro

Dicas para fazer o seu look parecer caro

O conceito de caro e barato vai além do preço que está na etiqueta, e por isso eu vivo dizendo que é muito mais importante saber o custo benefício das roupas que você compra do que quanto ela custou. Uma blusa de R$20 que você não usa é dinheiro jogado fora, e por isso, podemos dizer que custou caro. Uma calça jeans de R$200 que você vai usar muito e sempre é barata.

Dito isso, vamos considerar que muitas vezes compramos uma roupa cara porque acreditamos que seja boa, e deixamos de comprar uma peça barata porque duvidamos de seu potencial, e nem sempre isso é uma realidade. Nem tudo que é caro tem qualidade, e nem tudo que é barato é ruim, ou eu não compraria em lojas de departamento e nem incentivaria às minhas clientes a comprarem lá, como falei no texto sobre a relação do nosso orçamento e necessidades pessoais e o consumo consciente, aqui.

Por ser consultora de estilo eu sei que a maioria das pessoas não compra algo caro pela qualidade do tecido ou pelo caimento da peça, e sim pelo status que ela confere, e porque associa elegância e poder ao valor da peça. Infelizmente, poucas pessoas avaliam a roupa como deveriam, quando estão no provador, e por isso, às vezes pagam caro por uma peça que, pela qualidade e acabamento, parecem ser bem mais baratas do que são, quando a maioria de nós quer parecer que está usando algo caro sem precisar gastar muito. Certo?

A sensação de dizer que pagou muito pouco em uma roupa que todo mundo elogia e gosta é muito boa, porque faz você se sentir espertinha e sortuda. A ideia não é parecer algo que você não é, e sim, ficar elegante e comprar peças que pareçam caras (que juntam beleza e qualidade). Então, vamos ver como ter essa sensação sempre:

Como fazer um look barato parecer mais caro

Um look que parece caro vai te deixar mais elegante e com um gosto mais refinado, mesmo que você esteja usando peças baratas. Veja essas dicas:

Use looks monocromáticos

Usar uma cor só da cabeça aos pés pode te deixar elegante e com cara de rica mesmo que esteja usando peças baratas, e esse potencial aumenta se o look for todo preto ou branco. Se você for mais moderninha, vale usar uma outra cor qualquer em tom sobre tom, ou pensar nos neutros coloridos, como o cinza, o azul marinho e o vinho. Nesse texto aqui eu falo sobre como combinar cores.

Veja aqui como usar roupa preta no calor.

Use bolsas estruturadas

Bolsas estruturadas são mais formais e mais poderosas, e por isso deixam o look com uma cara mais sofisticada.

Veja aqui dicas sobre como combinar a bolsa com o sapato.

Invista em peças de alfaiataria

Mesmo que o seu estilo seja mais esportivo e informal, experimente usar uma calça de alfaiataria com a camiseta jeans, ou usar um colete como terceira peça mesmo quando estiver de shorts jeans, e verá o resultado. Hoje em dia tem peças mais informais de alfaiataria, como shorts, blusas cropped e blazers de materiais e cores diferentes, por exemplo.

Invista em um look minimalista

Cores neutras, peças sem muitos detalhes e nada de estampas: Menos é mais!

Troque a malha por tecido plano

As peças feitas de malha são mais baratas e parecem ser mais baratas que as peças feitas com tecidos planos, que é todo tecido que não estica quando você puxa. Substituir uma camiseta de malha por uma camiseta de tecido plano deixa você mais elegante mesmo de jeans.

Lembre-se que tecidos planos são mais nobres, e por isso deixam o look mais nobre!

Prefira jeans escuros

Você não precisa abandonar o jeans para ficar mais elegante e sofisticada, mas opte pelos modelos mais escuros ao invés dos lavados ou manchados e rasgado, que “empobrecem” o look.

Veja aqui como escolher a calça jeans ideal para o seu tipo de corpo.

Use uma terceira peça

Já falei nesse texto aqui todos os benefícios de usar uma terceira peça, e um deles, com certeza é deixar o look mais sofisticado e elegante.

Prefira sapatos fechados

Sandálias são super sexies, porque deixam os dedos dos pés de fora, mas os sapatos fechados são muito mais elegantes e ajudam a dar um UP no look.

Use acessórios

Aqui também vale o minimalismo, então, use apenas um bom acessório que se destaque, como um maxi colar, um bracelete, um anel, ou um cinto. Se forem acessórios pequenos e discretos, esse potencial rico aumenta.

Acinturar os looks também é um truque aliado da elegância!

Como deixar uma peça barata parecendo mais cara

Você também pode deixar uma peça barata parecendo mais cara com alguns truques simples e rápidos, como esses:

Troque os botões

Peças baratas (ou que parecem baratas) geralmente têm botões de plástico ou com aspecto pouco nobre, que você pode trocar facilmente por uma versão metalizada, por exemplo.

Leve a roupa à lavanderia

Tingir uma peça com cor desgastada pode deixá-la com cara de nova e de mais sofisticada.

Avalie a qualidade da peça

Eu vivo falando que é possível comprar peças boas em lojas de departamento, mas além de paciência pra encontrar o que você quer, você precisa avaliar a qualidade da peça, tanto no caimento dela (como a peça veste o seu corpo), quando no acabamento, que a gente avalia conhecendo a peça pelo lado avesso, por dentro: pensa que se as costuras são retinhas e reforçadas, se os encontros entre elas são cuidadosamente arrematados, se os bolsos e recortes estão protegidos internamente… então é uma peça bem feita.

Facebook Comments