icone-site-vestindo-autoestima
casamento-no-inverno

Como se vestir para um casamento no inverno

Esses dias uma das minhas melhores amigas me pediu ajuda pra comprar a roupa que ela vai usar num casamento em Agosto, ou seja, bem no auge do Inverno.

Eu já fiz um texto falando sobre como se vestir em casamentos de acordo com o dress code e o traje pedido no convite, mas era Fevereiro, e num dia de 50 graus aqui no Rio, foi difícil lembrar de falar sobre como se vestir para um casamento no inverno. Desculpe, vou me redimir hoje!! 🙂

Use vestidos de manga

Inverno é sinônimo de temperaturas mais baixas, e por isso a necessidade de tampar mais o corpo. Pode parecer muito óbvio pra você, mas eu juro que tenho os meus motivos pra deixar isso claro aqui!

Claro que você pode usar os seus vestidos de festa que já estão no guarda-roupas, e que provavelmente foram caros e você usou pouco (ó o consumo consciente e a relação custo x benefício aí!), mas pode ser mais difícil encontrar um casaco, capa ou blazer que combine com o seu vestido do que comprar um vestido de manga.

No texto sobre como se vestir pra balada no inverno eu dei uma dica que cabe aqui: Conheça o seu corpo para saber se você sente muito frio ou pouco frio, se sente mais frio nas pernas ou nos braços, etc., e se você não costuma sentir muito frio, ou sente mais frio nas pernas, pode usar um vestido longo sem manga ou mais curto com meia-calça, por exemplo.

O comprimento da manga e a escolha do tecido (mais fino ou mais grosso, de fibras naturais ou sintético) também vai depender das suas necessidades.

Aposte na meia-calça

Eu não vivo sem meia-calça fio 80, porque esquenta tanto quanto uma calça, e me permite usar vestidos e saias nos dias mais frios. Você pode usar meia-calça transparente (na cor da sua pele), de fios mais opacos ou até mesmo com texturas ou brilhos, para complementar o look mais simples.

Vale a pena investir em uma meia-calça térmica, caso o casamento seja em um lugar mais frio, ou se você tenha pouca tolerância a temperaturas mais baixas, como eu.

Use segunda pele

Assim como a meia-calça, a segunda pele pode deixar o look do casamento mais quentinho, com uma sobreposição na cor do vestido ou de cores ou estampas que combinem de acordo com o seu estilo. Existe também a opção de segunda pele térmica, assim como a meia-calça.

Prefira sapatos fechados

Eu MORRO de frio nos pés, e usar sandália nos dias mais frios é impensável pra mim, mas aqui também vale pensar nas suas necessidades. Um sapato fechado vai te proteger mais do frio, mas se você não sentir tanto frio assim, ou souber que o casamento vai ser num local fechado, pode arriscar usar uma sandália também.

Se você não gosta de sapato alto, também pode aproveitar a oportunidade e usar uma sapatilha. Já mostrei aqui que sapatos sem salto usar em festonas!

O importante SEMPRE é respeitar o seu estilo e as suas necessidades (sem esquecer do dress code da festa). Não existe nada que seja certo ou errado pra todo mundo! 🙂

Experimente fugir dos vestidos

Não existe nenhuma lei ou regra que diga que as mulheres têm que usar só vestidos e saias em festas. Que tal aproveitar o tempo mais frio e ousar um look diferente para o casamento no inverno, como um macacão, uma calça com blazer, ou fazer o blazer de vestido (tá na moda!!), por exemplo?

Que casacos usar num casamento no inverno?

É claro que essa resposta vai depender do seu estilo, mas como se trata de um casamento, você sabe que não vale usar uma jaqueta jeans, de couro, de suede, a bomber (mesmo de seda) ou um casaco de moletom, por exemplo.

Se você for usar um vestido “de verão” ou até mesmo se você precisar colocar um casaco por cima do vestido de manga (sou dessas), dê preferência por tecidos nobres e mais quentinhos como o tweed, peças com brilhos, e modelagens mais clássicas e formais, como o blazer. Um colete, estola ou casaco de pêlos (sintéticos, claro!!) também são uma boa opção!

Se essa tarefa for muito complicada, faça como a minha amiga! Eu ofereço o serviço de personal shopper (presencial no Rio de Janeiro ou online pro Brasil todo) para te ajudar a comprar peças específicas para eventos como esses!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!