icone-site-vestindo-autoestima
armário cápsula

Como montar um armário cápsula?

O armário cápsula está na moda, e assim como tudo que está na moda, pode ser que você queira aderir, e como consultora de estilo, eu posso te ajudar nisso.

Mas, antes de explicar como montar um armário cápsula e quantas peças ter, vou te contar o que é o armário cápsula pra você descobrir se serve pra você e se você conseguirá fazer isso sozinha ou se vai precisar da minha ajuda.

Quem precisa de um armário cápsula?

Apesar de eu ter usado a palavra “precisar”, o armário cápsula não é bem uma necessidade, porque as pessoas são diferentes, e ao mesmo tempo que existem pessoas que “precisam” de muitas roupas e que odeiam a ideia de repetir looks com frequência (ou não tem tanta criatividade ou tempo para pensar em possibilidades diferentes), existem aquelas que pensam em ter um estilo mais minimalista, não apenas em moda, mas um estilo de vida, mantendo apenas o mínimo necessário para viver.

Nesse artigo aqui eu falei sobre algumas situações que fazem as pessoas precisarem fazer uma consultoria de estilo, e isso também acontece com o armário cápsula, que vai funcionar como uma base para essa situação (gravidez, mudança no dress code, etc.) para você começar um novo guarda-roupas.
Esse guarda-roupas novo não precisa necessariamente de novas peças, mas sim de um novo olhar para as peças que você tem, e essa base vai te mostrar ir ás compras ou não.

nada pra vestir - como montar um armário cápsula

Quais são os benefícios de um armário cápsula

Se você quer fazer um armário cápsula, mas não sabe ainda se deveria, veja que benefícios você pode ter:

Aproveitar melhor as peças que você já tem

Às vezes, ter muitas roupas dificulta a pensar em coordenações diferentes. Quando você tem menos peças, consegue versatilizar o que tem, usando as peças de formas diferentes. A proporção ideal é 5×1, ou seja, você conseguir combinar cada peça de cima com pelo menos 5 peças de baixo.

Economizar

A ideia é que durante o período que estiver fazendo o armário cápsula você não vai poder comprar roupas novas. Além disso, aprender a multiplicar as suas roupas faz você perceber que precisa de menos peças mesmo. Eu sempre falo sobre isso lá no meu instagram!

Organizar e otimizar o espaço do seu guarda-roupa

Se estamos em pleno Verão (Rio 50ºC), você não precisa manter os casacões e sobretudos à vista, né? É claro que isso faz mais sentido para quem mora onde tem as estações do ano bem definidas (como a minha cliente da consultoria de estilo online que mora no Japão e tinha só 2 portas de guarda-roupas – mesmo precisando de roupas de inverno bem volumosas, por causa do frio extremo), mas ainda assim, ter um armário cápsula deixa o seu espaço mais organizado e coerente com o que você vai usar naquele período!

Ter menos dificuldade para decidir o que usar

O armário cápsula vai funcionar como a sua mala em uma viagem (veja o que levar na mala na viagem de verão). Você só tem aquelas opções, e vai precisar pensar em looks diferentes para usar as peças que tem. Eu expliquei nesse texto aqui que a mala é um armário cápsula porque fiz essa comparação!

mala é um armário cápsula - mala para viagem curta

Usar só peças que ama muito

Isso deveria ser uma regra para o seu guarda-roupas todo! Aliás, que tal experimentar? É possível e eu posso te ajudar com a consultoria de estilo!!

Vigiar a sua dieta

Você vive comprando roupas novas por causa do efeito sanfona? Agora você vai conseguir perceber com que frequência isso acontece com mais facilidade, já que as roupas separadas no início do projeto não cabem mais.

Quantas peças precisa ter um armário cápsula?

Não existe um número certo para você montar o seu armário cápsula. Tem quem faça com 37 peças, tem quem faça com 45, tem quem faça com 13. A quantidade de peças vai depender do seu estilo, do tempo que pretende usar essas peças (uma estação inteira ou um mês, por exemplo), do seu autoconhecimento e das suas possibilidades, que dependem do seu nível de criatividade e desprendimento, já que você vai repetir essas mesmas roupas durante algum tempo.

armário cápsula tem quantas peças

Armário cápsula é um exercício de autoconhecimento

Não dá pra fazer um armário cápsula sem se conhecer e entender o seu estilo pessoal. Eu me identifico com 3 dos 7 estilos universais. Num dia eu me visto bem rocker com meu All-Star, jeans destroyed e camisa xadrez, no dia seguinte estou mais romântica e uso uma saia midi com uma blusinha delicada. Posso sair à noite de salto alto e vestido justo ou de botinha sem salto, short jeans e camiseta de malha, mas qualquer que seja a coordenação que eu faça, eu vou estar coerente com o meu estilo e com quem eu sou.

Como fazer um armário cápsula?

Assim como acontece quando você vai fazer uma mala de viagem, você precisa considerar a sua rotina durante o período que vai estar usando apenas as peças do armário cápsula. Você costuma sair pouco à noite ou toda sexta e sábado está na balada? Trabalha de uniforme ou usa as suas roupas para trabalhar?

É importante considerar o clima e a estação de onde você mora. O verão aqui no Rio é diferente do verão de Santa Catarina. Se eu for fazer o meu armário cápsula no verão, sei que não vou precisar deixar nenhum casaquinho ou calça comprida.

Defina uma paleta de cores. Isso vai facilitar na hora de coordenar as peças, e não te deixar sem opções.

organizar o guarda-roupas

Na hora de separar as peças, exercite a criatividade e  lembre-se que se uma peça que você AMA só combina com uma outra das suas peças favoritas, ela não deve estar no seu armário cápsula. Aliás, o ideal é que cada peça que você tem coordene com pelo menos outras 3! rsrsrs

Inclua peças básicas e/ou neutras, porque elas combinam com tudo, né? ♥

Se eu fizesse um armário cápsula, eu conseguiria escolher poucas peças do meu armário e ter muitas possibilidades, porque eu conheço o meu estilo e as minhas prioridades. E eu posso te ajudar a buscar o seu autoconhecimento através da consultoria de estilo, pra você saber o que você gosta, o que é indispensável no seu dia-a-dia e com o que você viveria 3 meses sem. Basta entrar em contato.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!