Estilo, Tendência

Como escolher e usar botas

Como escolher e usar botas

As botas são o sapato oficial do Inverno, porque além de manter os pés quentinhos, elas complementam os looks de inverno melhor que qualquer outro sapato.

Como a moda está cada vez mais democrática (e as marcas entendendo que as mulheres são diferentes), o que não falta é opção de modelos nas vitrines. Por isso, fiz esse texto para servir de guia para você saber como escolher a bota ideal de acordo com o seu estilo. E se você ainda não sabe qual é o seu estilo, clica aqui pra descobrir primeiro.

Existem modelos de botas mais clássicas, modelos mais modernos, mais ousados, mais sensuais, mais confortáveis, e por isso é tão importante conhecer as suas prioridades na hora de se vestir. É a maneira mais assertiva de acertar na compra e arrasar nos looks!

Ankle Boot

É a minha favorita, mas não vou falar dela primeiro por isso, e sim porque coloquei a lista em ordem alfabética pra ficar mais imparcial!

A ankle boot tem o cano bem curtinho, pouco acima daquele ossinho no final da perna. É um modelo de bota muito versátil, e fica bem tanto com calça comprida quanto com shorts, saias e vestidos mais curtos, dá pra usar no inverno ou no verão… mas é melhor pra quem tem as pernas mais fininhas, como eu, já que ela dá a sensação de engrossar um pouco mais as pernas.

Dica para todos os modelos: A calça só deve ficar pra dentro da bota se não ficar com tecido sobrando. O ideal é usar com calças super justas (como a skinny) ou dobrar a bainha da calça acima da bota.

Bota branca

Não dá pra falar de todas as cores de bota porque hoje em dia existem várias cores e materiais, mas a bota branca apareceu como tendência nesse inverno e eu não posso deixar de fora dessa lista.

Ela pode aparecer em vários modelos diferentes, até mesmo com o cano mais comprido, no maior estilo “Paquita”. Apesar de toa a polêmica, o branco é tão neutro quanto o preto, então, use sem restrição de coordenação de cores. Outra dica? Pense nela como um tênis branco, que vai com tudo. Pode te ajudar a se inspirar!

Bota colorida / estampada

É a bota favorita de quem tem prioridade decoração e gosta de se vestir de forma mais ousada / criativa. Vale fazer mix de estampas, coordenar com cores diferentes da cor da roupa usando o círculo cromático (que eu ensino aqui), mas também pode ser o ponto de cor num look mais básico, pra dar uma pitada de ousadia no combo jeans + camiseta (que eu n]ao indico mas também não julgo). A vermelha é tendência em 2017!

Bota com glitter

Os sapatos com glitter estão na moda e eu até postei uma foto no Instagram uma vez. É uma versão mais ousada que o metalizado que está na moda desde o final do ano passado (já vou falar dele) e ao contrário do metalizado, que deixa o look mais caro, o glitter é um brilho que deixa o look mais “pobre”.

Moda é o que as lojas vendem. Estilo é como você usa o que compra. Na foto, todo tipo de sapato com glitter. Vai aderir?

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Isso não significa que não dê pra montar looks incríveis com a bota com glitter. Basta você “carregar” a proposta e estar se sentindo bem e feliz assim! É a cara da ousadia e as fashionistas estão usando muito!!

Bota com salto fino

A bota com salto fino é super sexy e elegante, principalmente se tiver o bico fino também, e pode ser usado em eventos mais formais como um jantar (botas nunca devem ser usadas em um casamento). Pode ser mais curtinha, na altura do joelho ou over the knee (vou falar a seguir), pra coordenar de acordo com o seu estilo.

As mulheres acima do peso devem evitar esse modelo, que pode desequilibrar a silhueta. Combina com vestidos e saias mais curtas ou com comprimentos mais compridos, além de combinar também com a calça skinny.

Bota country / Texana / Western

A bota country (também conhecida como Texana ou Western) pode ter o cano curtinho como a ankle boot ou mais comprida, até o joelho. É um modelo muito característico, com desenhos e texturas na bota, com o bico mais fino e o cano mais arredondado. Você pode encontrar em cores diferentes das neutras marrom e preta e montar looks mais modernos, e a dica aqui é fugir do combo jeans + xadrez, pra não parecer que você indo a um rodeio (se essa não for a intenção ou o seu estilo, claro). Use com vestidos mais leves e românticos e shorts jeans.

Bota de montaria

É um modelo muito clássico e muito democrático. Fica bem em mulheres de todos os tipos de corpo. Geralmente não tem salto (ou um bem pequeno, como na última foto) e o cano termina antes do joelho, e por isso é muito confortável. Fica bem com calças jeans mais justas ou com leggings, e com peças mais curtas, como vestidos, saias e shorts.

Mulheres baixinhas (como eu) ou acima do peso devem tentar sempre coordenar a cor da bota com o tom da pele ou da roupa, para não achatar a silhueta e dar a sensação de ser mais baixa ou mais gorda (se essa for uma questão pra você, claro!).

Bota de veludo

Com o veludo na moda de novo, alguns sapatos também foram feitos com o mesmo material. A dica aqui é o cuidado com a chuva e na hora da manutenção (lavagem). E assim como os metalizados, pode usar de dia sim!! Nesse texto aqui eu falo tudo sobre veludo molhado.

Bota de verniz

Apesar de estar generalizado aqui, não existe um único modelo de bota de verniz, e também pode ser em várias cores diferentes. A moda hoje permite que todos os modelos de roupas e de sapatos sejam feitos de qualquer material, para agradar pessoas de estilos diferentes.

O verniz tem brilho, e por isso muita gente ainda separa esse tipo de sapato só para eventos noturnos. Você deve ter visto que os sapatos metalizados estão na moda (vou falar de botas metalizadas) e são usados durante o dia, e o mesmo pode acontecer com a bota de verniz. A questão é: Você acha que esse material combina com as suas roupas e com o seu estilo? Você usaria brilho durante o dia?

Bota over the knee (OVK)

É o modelo de bota mais sexy de todas, porque como ela tem o cano bem alto, combina bem com peças de comprimentos mais curtos. Você pode usar a bota over the knee (aquela que vai até a metade da coxa) por cima da legging ou da calça jeans skinny ou com saias, shorts e vestidos, de acordo com o seu estilo e com a ocasião.

Se você quiser disfarçar o volume das coxas, deve evitar esse modelo.

Bota metalizada

Os sapatos metalizados continuam na moda, e a bota não ia ficar de fora. Pode ser de qualquer modelo, nos tons prateado / dourado / rosê. O metal é neutro e pode funcionar como uma bota preta, mas isso vai ser uma verdade dependendo do seu estilo. Experimente e imagine a sua rotina. Veja se ela combina com você e com os lugares que frequenta (essa dica vale para todos os modelos).

Bota tratorada

O salto tratorado (que parece com o pneu de um trator) é a última moda quando o assunto é salto, e também aparece nas botas, de vários modelos e materiais, como podemos ver nas imagens. Por deixar a bota mais bruta, você pode montar um look mais esportivo ou misturar estilos, para equilibrar com a leveza e a feminilidade de um vestido, por exemplo.

Chelsea

O modelo chelsea é bastante característico, porque tem um elástico na lateral. É muito usada com shorts e saias mais curtas. Os modelos sem salto combinam com peças de estilo boho e é muito confortável.

Tradicionalmente era muito parecida com a ankle boot, mas hoje tem bota chelsea em vários modelos, inclusive nas imagens vemos uma bota branca, uma metalizada e uma com glitter – sem deixar de ser Chelsea, ou seja, mesclando tendências para que a mulher consiga comprar um modelo que seja do seu gosto e esteja na moda ao mesmo tempo.

Coturno

O coturno voltou com tudo e tem tudo a ver com a tendência militar, que também está na moda. Eu fiz um texto todinho falando sobre coturno aqui.

Cut out boot

São botas de cano curto e com recortes. Podem ser usadas como as ankle boots, mas são mais “brutas”, com o estilo mais rocker, e por isso são muito usadas em festivais de música como o Rock in Rio ou o Lollapalooza.

Galocha

É um modelo de bota de plástico, que pode ter cano curto ou mais comprido (até o joelho), em tons neutros ou coloridas, lisas ou estampadas. É a bota ideal para dias de chuva, tanto para proteger a roupa quanto para evitar de molhar o pé e estragar os sapatos de materiais que não podem molhar.

Você não precisa coordenar a cor da galocha com a roupa, principalmente porque, muitas vezes a galocha é usada apenas no trajeto, pra não molhar o sapato que você vai trabalhar o dia inteiro, por exemplo. Na foto do meio, a galocha verde coordena bem com o trench coat vermelho, que são cores complementares, ou seja, cores opostas no círculo cromático, como eu explico aqui.

Lace up

É uma bota com cadarços, diferente do coturno por ter salto e podendo ter abertura nos dedos, como o peep toe e a open boot, que vou falar a seguir. Apesar de o modelo tradicional ter o cano mais curto, as irmãs Kardashian’s colocaram a lace up de cano alto também na moda.

O modelo de cano curto pode ser usado tanto com calça jeans quanto com modelos mais curtos, e o modelo de cano longo com shorts, saias e vestidos mais curtos, assim como a over the knee.

Open Boot / Peep Ankle

A open boot é a bota que deixa os dedinhos de fora, como o peep toe. Quando tem o cano mais curtinho (parecendo a ankle boot, como na foto do meio), é chamada de Peep Ankle. Independente do modelo, esse detalhe deixa o look mais sexy, ideal para baladas nos dias frios (se você não sentir muito frio nos pés, como eu).

Skinny Boots

A Kkinny Boot é tão justa na perna que parece que você está de meia. Por ser muito justa, é ideal para usar com calça pantacourt e com comprimentos intermediários (como o jeans cropped), ou com calça flare (que vai esconder a bota, mas não compromete o visual).

Slit Boots

Assim como a Cut Out Boots, a Slit Boots também têm recortes na lateral, mas em forma de uma fenda. Pode ser de qualquer material e modelo, como nas imagens, desde que tenha essa fenda lateral.

Ugg boots

Ugg é uma marca australiana conhecida por fabricar as famosas botas de pêlo de ovelha, e apesar de esse modelo ser ideal para lugares mais frios e com neve, já vi gente usando no inverno carioca também. Como eu sou friorenta, até eu usaria, mas não faz muito o meu estilo! rsrs

Que bota usar?

Confesso que quando comecei a fazer esse texto não lembrava que tinha tantos modelos e com tantas variações (e provavelmente esqueci algum), afinal, as pessoas são diferentes e têm estilos diferentes e um detalhe, o material, a cor, o tamanho do cano, o formato do solado, do salto ou do bico podem fazer MUITA diferença no resultado final do look.

Meu conselho é: Não comprar só porque está na moda, e experimentar sempre. Nesse texto aqui eu falo sobre como versatilizar as suas peças e isso também serve pra sapatos. Se você só conseguir usar a bota com uma calça específica, ou só combinar com um único vestido, não vale a pena comprar!

Facebook Comments

One Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *