icone-site-vestindo-autoestima
alfaiataria-fora-do-trabalho

Como usar peças de alfaiataria fora do trabalho

Você acha que roupa de alfaiataria é só pro trabalho? Precisa gastar boa parte do seu salário com “roupa pra trabalhar” e sente falta de “roupas de passeio”? Então esse texto é pra você aprender como usar peças de alfaiataria fora do trabalho!

Como usar peças de alfaiataria fora do trabalho

Na última etapa da consultoria de estilo eu monto pelo menos 45 looks diferentes e inéditos com as peças da cliente (juntando o que ela já tinha com o que ela comprou no dia de compras), ou seja, mostro como ela pode usar as suas peças de uma forma coerente com quem ela é, para a rotina dela, de pelo menos 45 maneiras que ela nunca tenha pensado antes de me contratar.

Esse “milagre” vai muito além de a gente ter comprado peças que faltavam no guarda-roupas dela, porque a maioria das minhas clientes não compra muitas peças. O segredo está em abrir a mente para novas possibilidades e se permitir experimentar novas coordenações, versatilizando as peças e tirando rótulos limitadores como “roupa de trabalho” e “roupa de passeio”, por exemplo. Eu falei mais sobre a montagem de looks nesse texto aqui.

É clarooooo que isso vai depender do estilo da cliente. Nesse texto aqui eu falei sobre como a mulher de cada um dos sete estilos universais usa as peças ditas “essenciais”, e metade delas é de alfaiataria (blazer, calça e camisa branca), o que mostra que é possível usar no dia-a-dia a peça de alfaiataria que você usa no trabalho mesmo que seu estilo seja mais casual – como nessa imagem abaixo, com a camisa branca do estilo romântico num look de lazer e num look de trabalho.

Quer outro motivo para usar alfaiataria fora do trabalho? Ela deixa o seu look com cara de rico e você mais elegante, como mostrei nesse texto aqui.

Dito isso, vamos às inspirações para você usar mais alfaiataria fora do trabalho:

1- Colete de alfaiataria

O colete de alfaiataria veio pra ficar, e além de ser uma boa opção ao blazer, por ser mais fresquinho, combina tanto com peças mais sociais quanto com shorts jeans e camiseta, tanto para usar em compromissos diurnos, como um almoço com as amigas, quanto numa balada.

E mesmo sendo uma peça de alfaiataria, você pode usar também com tênis, tanto de calça jeans ou shorts quanto de vestido, e deixar o look mais interessante com uma terceira peça, como eu falei aqui

2- Blazer de alfaiataria

O blazer pode substituir os seus casacos e jaquetas nos dias mais frios. A infinidade de materiais, cores e modelagens permite que você consiga comprar um blazer de acordo com o seu estilo.

Nesse texto aqui eu dou mais dicas e inspirações para usar blazer colorido – no trabalho e fora do trabalho!

3- Calças de alfaiataria

Hoje em dia existem calças de alfaiataria em várias cores e modelagens diferentes, e mesmo que você precise usar apenas calça preta para trabalhar, dá pra variar bastante, basta você saber procurar na hora das compras (e se não souber, eu te ajudo)!

Essa variedade toda permite fazer looks mais ousados e modernos, como mix de estampas, e substituir a sua calça jeans em eventos mais informais. Basta coordenar com uma camiseta de malha ou um top cropped e um tênis, dobrar a bainha da calça, usar acessórios que você não pode usar no trabalho e tá pronta – e linda!

4- Short ou saia de alfaiataria

Dependendo do grau de formalidade da sua empresa (veja aqui), você não vai poder usar nenhum dos dois para trabalhar, mas nada impede de você incluir essas peças nos seus momentos de lazer, para substituir o jeans ou peças mais “jovens” ou que estejam na moda e te deixando mais sofisticada.

Vai aderir alfaiataria fora do trabalho? Eu adoro!!

 

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!