Dress code, Estilo

Que sapatos sem salto usar em festonas

Que sapatos sem salto usar em festonas

No domingo passado eu postei no meu instagram essa foto da atriz Gal Gadot na première do filme “Mulher Maravilha” (que ela é a protagonista) usando sandália rasteirinha no red carpet.

Apesar de não ser a primeira vez que uma atriz usa sandália rasteirinha no red carpet, essas ocasiões sempre deixam a mulherada feliz e inspirada, porque muitas odeiam usar salto alto e só continuam usando por uma imposição (velada, claro) da sociedade, que julga com olhares descriminatórios, fala por trás e critica quem prioriza o conforto.

Esse julgamento é fruto de um costume que acabou virando senso comum, e mesmo quando o dress code não exige o uso de salto alto, a maioria das mulheres ainda acredita que é a única opção. Isso também acontece porque todo mundo sabe que o salto deixa a nossa postura mais bonita, o que não significa que não é possível ficar bonita e elegante sem salto.

Quando é obrigatório o uso do salto alto?

A moda tem mudado bastante, felizmente. Se fosse a algum tempo atrás, eu diria que festas que pedem traje de gala (black tie) é obrigatório o uso do salto alto… mas de um tempo pra cá, muitas atrizes têm aderido ao salto baixo (rasteirinhas ou sapatilhas) no red carpet, que além de ser um evento de gala super tradicional, é uma vitrine de moda para o mundo todo, que cria novas regras e tendências pra gente, que tem uma vida real longe daquele glamour todo.

Então, ao invés de se perguntar se deve usar o salto alto ou não, você deve se perguntar se quer ou não usar salto. Se vai usar salto porque quer ou gosta ou porque acha que deve, ou porque não quer chamar atenção, ou por qualquer outro motivo.

Eu falei sobre dress code de casamentos nesse texto aqui, e também usei imagens de mulheres no red carpet de sapatilhas e sandálias rasteirinhas! 🙂

Opções de sapato sem salto para festonas

Se você está convencida de que não precisa usar salto alto em festonas, mas não sabe como escolher o sapato, eu te ajudo.

As possibilidades são quase infinitas. São materiais, cores, modelos e estilos diferentes, e para festonas o mais relevante é o material, que também faz a diferença na roupa. Se não for um casamento na praia, esqueça os modelos de corda ou palha.

Se você pode optar pelo tradicional pretinho básico, o material ideal é o couro, que você pode substituir pelo vinil, que tem um brilhinho a mais. ou usar modelos de cores diferentes. Dá uma lida nesse texto aqui, que eu explico como combinar cores.

Uma ótima opção de neutro é usar modelos metalizados, seja dourado, prateado, cobre ou rosê. Eles vão combinar bem com qualquer cor de vestido e com a sua clutch!

As sapatilhas de bico fino são mais sociais que as de bico redondo, e você também pode apostar em um modelo que tenha pedrarias aplicadas.

Rasteirinhas com pedras ou pérolas, em couro ou em material metalizado também são ótimas opções para substituir o salto alto em festonas.

Ah! Vale dizer que essas opções servem tanto para vestidos mais curtos quanto para vestidos longos!

Facebook Comments