Dress code

Roupa pra ir do trabalho ao happy hour

Roupa pra ir do trabalho ao happy hour

O fim do ano está chegando, e com ele, chegam as comemorações com diversos grupos diferentes: Na quarta, você vai pra um happy hour com a galera da faculdade. Na sexta, encontra as amigas de infância. Na semana que vem, tem o amigo oculto do curso de inglês e da empresa que você trabalhava anteriormente, além de um jantar com os amigos do seu namorado.

Se já não bastasse ter que pensar em que roupa usar em cada uma dessas situações, você precisa saber que roupa usar para ir direto do trabalho para o happy hour, sem precisar passar em casa para trocar de roupa (e ficar com aquela preguiça, e até correr o risco de desistir de ir) ou levar uma “mala” para o trabalho e trocar de roupa depois do expediente.

O que considerar na hora de escolher uma roupa?

Independente do evento, existem fatores fixos que você deve considerar na hora de escolher uma roupa:

  • O local do evento: É importante saber se é um local fechado ou aberto e se é mais formal ou mais informal;
  • O horário do evento: Isso pode te ajudar a definir que tipo de roupa vai usar, desde a decisão do melhor tecido (mais quente ou mais fresquinho) até se vai usar brilho ou não, entre outras coisas que você considera “roupa de dia” e “roupa de noite”;
  • A previsão do tempo: Ajuda a evitar que você sinta frio ou calor demais, ou molhe a barra da calça ou os pés na chuva, por exemplo;
  • O seu estilo;
  • A imagem que você quer transmitir: Vestir não é só usar roupas para cobrir o corpo. Cada roupa transmite uma imagem diferente, e uma escolha errada passa uma imagem errada.

Para escolher a roupa para ir do trabalho ao happy hour, você vai considerar todos esses fatores, e incluir mais algumas dicas, que eu vou dar abaixo, independente do tipo de dress code profissional que você precisa seguir.

Estilo x Dress code profissional

O maior obstáculo que a maioria das pessoas encontra para ir a um happy hour direto do trabalho é não conseguir se sentir bonita com a roupa que usam para trabalhar. Outro problema é quando você precisa usar roupa muito social para trabalhar e não quer encontrar suas amigas ou o namorado no barzinho vestida assim.

Mesmo que o dress code profissional da sua empresa seja mais rígido, é possível inserir informações de estilo na roupa que você usa para trabalhar. Seja na escolha da cor, no caimento ou na modelagem das peças, ou no tecido, algumas escolhas podem falar sobre o nosso estilo e obedecer ao dress code e às nossas prioridades ao mesmo tempo.

formal-dress-code

No exemplo acima, vemos duas mulheres usando as mesmas cores (neutras), o mesmo modelo de sapato (scarpin), mas a modelagem, o tecido, o modelo da calça e da camisa e os acessórios que elas escolheram fazem com que a gente perceba estilos e prioridades diferentes.

O meu trabalho como consultora de estilo é te ajudar a se sentir adequada independentemente do lugar que você esteja, de acordo com o seu estilo. É possível passar uma imagem sexy e profissional ao mesmo tempo, se isso for importante pra você, assim como dá pra parecer moderna, jovem e criativa mesmo com roupas mais formais.

Truques de stylling: Transformando o look de trabalho em roupa de happy hour

Independentemente do tipo de roupa que você usa para trabalhar, você consegue transformar o look de trabalho em roupa de happy hour com alguns truques de stylling super rápidos:

Acessorize

Acessorizar é somar acessórios ao look. Alguns acessórios são considerados inadequados em empresas muito formais, por causa da cor, tamanho ou estilo, e colocar um maxi colar, trocar o brinco por um maior (ou mais colorido ou informal), ou colocar um cinto metalizado são coisas rápidas que você pode fazer e que causam grandes efeitos no look de trabalho.
acessorios-happy-hour-trabalho

Camisa branca

É uma peça clássica e considerada essencial, e faz parte de todo guarda-roupas mais social e dress code formal. Como ela é neutra e clássica, permite que você faça várias composições diferentes. Para deixar a camisa branca com uma carinha mais informal, você pode desabotoar alguns botões, dobrar a manga, dar um nózinho, colocar ela toda pra fora da calça (ou só de um lado) ou colocar um maxi colar por dentro da camisa, por exemplo.

camisa-branca-happy-hour

Blazer + strappy bra

Se você faz o estilo mais sexy, pode experimentar a dupla blazer + strappy bra (aquele sutiã com um monte de tirinhas), e pra isso basta tirar a camisa!! Aqui a dica é uma só: Se o sutiã vai aparecer, ele precisa ser bonito!

Se você gosta da ideia mas acha que sutiã é muito ousado, pode experimentar usar um top de renda ou com transparência também, que são itens proibidos num ambiente corporativo mais formal, e também vão dar um ar mais sexy ao seu look.

Misture cores

Se você precisa usar peças sociais (alfaiataria) mas não precisa ficar na cartela de cores neutras, use as cores a seu favor. Quanto mais colorido é um look, mais informal ele é, então, use no máximo duas cores!
look-trabalho-happy-hour-cores

Azul e verde são cores análogas, ou seja, são cores vizinhas no círculo cromático (veja aqui como combinar cores), e por isso resultam em coordenações elegantes e com pouco contraste.

Se você tem um estilo menos colorido, pode optar pelas cores neutras mais coloridas, como vinho, cinza e azul marinho, por exemplo, para um look formal mais jovem, ideal para o trabalho e para o happy hour, do seu jeito.

happy-hour-cores-neutras-coloridas

Misture estampas

Mix de estampas é uma coisa que não agrada todo mundo, mas se você gosta e não pode usar no trabalho, pode acrescentar no final do expediente mais uma peça ou acessório estampado ao look original.

mix-de-estampas-happy-hour

Acessórios ocupam menos espaço no look, e por isso, chamam menos a atenção. Então, se a intenção for fazer um mix de estampas mais discreto, pode começar incluindo um cinto ou um lenço estampado a um look que já tenha uma peça estampada. Outra dica para um mix de estampas mais discreto é coordenar um sapato estampado com uma blusa também estampada, separados por uma calça lisa, por exemplo. A distância entre as peças causa um impacto menor que o de duas peças juntas, como blazer e blusa estampados.

mix-de-estampas-happy-hour-2

Decote nas costas

Decote é uma coisa proibida em ambientes profissionais em geral, mas se você for para o happy hour direto do trabalho, pode usar aquela blusa ou vestido com decote nas costas e ficar o expediente todo com o blazer ou casaco por cima. Depois que bater o cartão, e só deixar as costas livres!

decote-costas-happy-hour

Maquiagem

Por último, mas não menos importante: Aquele retoque na maquiagem! Algumas camadas a mais de rímel, um batom mais escuro e você tá pronta para deixar o look de trabalho pra trás!

maquiagem-happy-hour

Facebook Comments