Como usar, Dress code

6 jeitos de usar roupa floral no trabalho sem parecer frágil

6 jeitos de usar roupa floral no trabalho sem parecer frágil

A primavera está chegando (Aeeeeeeeeee!!) e com ela, vem as estampas florais. Eu costumo dizer que nada em moda é alguma coisa só em absoluto, e que tudo é uma coisa diferente de acordo com a comparação que fazemos. Explico: Apesar de a estampa floral ser delicada, existem outros fatores que podem fazer com que a peça fique menos frágil, mais sexy, mais moderna…

Então, o texto de hoje vem com dicas para você saber como usar roupa floral no trabalho sem parecer frágil, já que a estampa floral é a mais delicada de todas e essa não é a mensagem ideal para transmitir quando se está trabalhando, principalmente se você tiver um cargo de liderança.

Quando eu atendi a L., cliente aqui do Rio que tem um cargo de liderança em uma empresa mais tradicional, eu propus algumas dicas que vou mostrar aqui hoje. Como a prioridade de alma dela é impacto delicadeza (mulherzinha), ela adora vestidos, saias, cintura marcada e estampa floral, mas precisava demonstrar força e liderança sem deixar de lado quem ela é – que é exatamente o meu trabalho como consultora de estilo.

Antes de começar a ler esse texto, dá uma lida no texto que eu falo sobre os níveis de formalidade diferentes, para você saber quais dicas sobre a estampa floral valem ou não para o seu trabalho ou profissão.

1. Use roupas florais em cores neutras

A primeira dica é talvez a mais valiosa e a que cause maior impacto: Ao invés de usar aquele vestido com estampa floral ou aquela camisa em cores vibrantes, escolha peças florais em cores neutras, pois como eu já falei aqui, mesmo as cores neutras coloridas são mais formais que as cores coloridas, então, esse truque acaba deixando a peça menos delicada.

2. Use peças florais de modelagem mais clássicas

Hoje em dia as peças estão feitas em materiais diferentes com a mesma modelagem, então você consegue comprar uma calça com estampa floral em estilo alfaiataria ou um blazer de moletom, por exemplo, e mesmo que o material não seja muito nobre, a modelagem dá um UP na peça.

Mesmo se você puder usar cores mais vibrantes e estampas coloridas, mas não quiser ficar muito informal, invista em modelagens mais clássicas, para equilibrar as mensagens.

3. Coordene com peças neutras coloridas

A forma mais fácil de combinar uma peça estampada é com uma peça lisa, e normalmente as primeiras escolhas são o preto ou uma cor que se repete na peça estampada. Experimente trocar o preto por outras cores neutras coloridas, para aumentar as suas possibilidades e deixar o look menos careta. Na primeira foto, com blusa cinza e blazer mostarda, na segunda com saia vinho e na terceira com cardigã marrom! <3

4. Use com cores lisas de um jeito interessante

Nas fotos dessa minha cliente, na primeira foto, usamos uma blusa verde coordenando com o vermelho do sapato (cores complementares), separadas por uma saia floral em preto e branco, que combina com qualquer cor. Na segunda foto, ela repetiu uma das cores da estampa da saia na blusa, mas numa tonalidade mais forte que o laranja da foto.

5. Use peças florais na parte de baixo

Nós nos comunicamos com o mundo através do rosto, e mesmo que a nossa calça, saia ou shorts seja estampado ou de uma cor muito forte, é provável que poucas pessoas reparem se a gente usá-la por uma semana seguida, comparando com a quantidade de pessoas que reparariam se você repetisse a mesma camisa.

Então, quem quer começar a ousar mais, mas quer ir aos pouquinhos, pode começar investindo em peças de baixo, que chamam muito menos a atenção. Foi o que eu sugeri para essa outra cliente, que começou a colorir o guarda-roupas aos poucos, continuando mais neutra na parte de cima.

6. Mix de estampas no trabalho com peças florais

Já que o assunto é estampa floral no trabalho, vale dar  uma olhada no texto que eu fiz inteirinho sobre como usar mix de estampas no trabalho. Se você gosta de misturar estampas ou quer aprender,  veja as dicas que eu dei lá.

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *