icone-site-vestindo-autoestima
looks de trabalho calor

Como escolher a roupa de trabalho pra não passar calor

É verão, e mal a gente sai do chuveiro, o suor já está escorrendo pelo pescoço de novo, né? E se você mora em algum lugar quente como eu, que moro no Rio de Janeiro, deve saber como é difícil saber como escolher a roupa de trabalho pra não passar calor.

Mas, como eu sou consultora de estilo e especialista em tecidos, sempre dou dicas para as minhas clientes e seguidoras saberem como escolher melhor o tipo de roupa pra cada temperatura e situação lá no instagram. Anota essas dicas, que apesar de serem super simples, vão ajudar bastante:

Como escolher a roupa de trabalho pra não passar calor

Como eu disse no spoiler aqui em cima, quando a gente fala sobre como escolher a roupa de trabalho pra não passar calor, a gente precisa falar sobre tecido, por que é o que mais vai fazer diferença na sensação térmica nesses dias mais quentes – mas não é só isso! Vem ver:

Looks de trabalho com peças de fibras naturais

Eu sempre bato na mesma tecla: Olhar a etiqueta interna das peças na hora da compra faz muita diferença. E quando falamos de sensação térmica e conforto, usar peças de fibras naturais vai ajudar muito a você não passar calor durante o dia, e se manter mais fresquinha e sem cheiro de suor por mais tempo.

As fibras naturais ideais para o verão são o algodão, a seda e o linho, e como essas peças costumam ser mais caras que as peças de fibras sintéticas, vale investir em peças com fibras misturadas. Se a peça for 50% algodão e 50% linho, por exemplo, é maravilhoso, pois mistura duas fibras naturais. Mas, se a peça tiver fibras sintéticas, fica de olho na composição, porque quanto maior o percentual de fibras naturais a peça tiver, melhor!

Eu falo sobre as diferenças entre o algodão e o poliéster (que é o tecido sintético mais usado) nesse texto aqui, e sobre as vantagens e desvantagens de cada tecido nesse outro texto aqui, pra te ajudar a entender melhor.

Use peças amplas

Peças justas podem incomodar ainda mais no verão, ao contrário das peças amplas, que deixam o seu corpo respirar melhor e não fica grudando na pele!

Você não precisa usar só roupas largas, e sim investir em modelagens um pouco mais soltinhas do que está acostumada, ou usar peças amplas na parte do seu corpo que você transpira mais ou sente mais calor (quanto mais autoconhecimento, melhor você compra e melhor você se veste).

Blusas e vestidos com manga morcego pode ser uma boa opção para quem transpira mais nas axilas, enquanto  calças pantalonas ou outras modelagens mais largas (como as calças clochard ou pijama) podem evitar o suor no meio das pernas.

Use peças mais curtas

Quando a gente fala de looks de trabalho, é preciso respeitar o dress code, e mesmo que a sua empresa seja informal (chamado dress code casual), uma saia, vestido ou shorts super curtos não são uma boa opção.

A peça mais curta pro ambiente de trabalho pode ser um vestido ou saia midi, ou uma pantacourt no lugar da calça comprida, por exemplo. Além de a barra mais curta deixar parte do corpo de fora para ventilar, você estará menos coberta, e isso ajuda a não passar calor.

Nesse texto aqui eu dou algumas dicas de looks de trabalho pro verão para cada tipo de dress code.

Use cores claras

As cores claras refletem a luz e absorvem menos calor que as roupas escuras, e por isso são grandes aliadas para os dias mais quentes e é uma das dicas que eu mais cito quando me perguntam como escolher a roupa de trabalho pra não passar calor.

Se as peças de cores claras forem de tecidos naturais, você vai estar somando vantagens, e a sensação de calor vai ser ainda menor. Então, uma camisa de manga comprida preta de linho é mais fresca que uma regata branca de poliéster. Entende?

Eu falei aqui sobre não usar vestido branco no réveillon e passar a noite de Ano Novo com duas peças, então vale a pena ler e se inspirar nos looks com peças brancas que tem lá também.

Substitua os sapatos fechados por sandálias

Essa dica não serve para quem trabalha em ambientes muito formais, que pedem sapatos fechados para compor o look de trabalho, mas se esse não for o seu caso, vale a pena incluir as sandálias no dia a dia e deixar os dedinhos de fora, pra pegar um ventinho!

Outros sapatos de gáspeas baixas, como sapatilhas e scarpins também podem ajudar, já que deixam boa parte do pé de fora, e funcionam pra maioria dos tipos de dress code.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!