Dress code

O que vestir na festa de confraternização da empresa?

O que vestir na festa de confraternização da empresa?

Apesar de ser contra a maioria das regras como “pode x não pode” em moda, algumas devem ser obedecidas. É o caso do dress code da festa de confraternização da empresa, que acontece no final do ano, e que apesar de ser uma festa, é para confraternizar com os outros funcionários da empresa (e normalmente em horário de expediente), e isso já faz com que não seja uma festa como outra qualquer, que você vai com os amigos ou com o seu namorado.

Já falei sobre a importância de seguir o dress code de eventos quando ele é informado pelo anfitrião aqui, mas festa de final de ano da empresa costuma ter um dress code específico: Você não deve vestir nada que te deixaria com vergonha no dia seguinte numa reunião importante, enquanto argumenta com o seu chefe porque merece ser promovida, ou enquanto dá o feedback de desempenho de um dos seus funcionários.

Mas isso significa que você não vai poder usar biquíni e entrar na piscina? Não é isso. Você pode sim!! Mas vai depender do tipo de empresa que você trabalha, do seu cargo, do tipo de biquíni que você gosta, e até do conceito de “se envergonhar” que você tem. Vamos às dicas:

Festa de Confraternização dentro da Empresa

Com a crise e o corte de custos, muitas empresas estão aderindo à festa de confraternização na própria empresa, durante o horário de expediente, o que significa que você vai estar no ambiente e no horário de trabalho, e dependendo da sua área ou cargo, você corre o risco de precisar atender a um cliente ou fornecedor que chegar de surpresa, e você deve levar isso tudo em consideração na hora de escolher a sua roupa.

Quando eu trabalhava em Recursos Humanos eu costumava enviar um comunicado para os funcionários nessas situações, informando se podiam ir sem uniforme (nas empresas que aderiam) ou usar calça jeans, por exemplo. As empresas que não tem um dress code definido ou que são mais informais não costumam ter problemas nesse sentido, e vale só evitar decotes, brilhos e transparências, como nos dias de expediente normal.

Se a sua empresa for mais formal e não falar nada sobre isso, você pode trocar as peças de cores neutras por cores mais coloridas, ou usar acessórios maiores ou mais chamativos, além de caprichar um pouco mais na maquiagem, pra ficar com o visual mais informal e com “cara de festa”. Também vale pensar no que seria uma roupa ideal caso fosse casual day, se a sua empresa tivesse, ou usar coisas que nunca usa nos dias convencionais, como mix de estampas, ou peças estampadas ou coloridas, uma modelagem diferente, etc.

festa-de-confraternizacao-o-que-vestir

Festa de Confraternização num sítio

Se a empresa que você trabalha alugou um sítio para vocês confraternizarem durante o dia num churrasco à beira da piscina ao invés de trabalhar, você pode aproveitar tudo que o local oferecer, mas assim como você deve beber com moderação (mesmo que seja open bar), a sua roupa deve lembrar a imagem profissional que você acha importante ter. Lembre-se: A festa dura apenas algumas horas, e a sua carreira é pra sempre!

Você pode entrar na piscina, pode usar biquíni, mas lembre-se que não é uma pool party com as suas amigas! Vale usar shortinho jeans, vestidos levinhos, e para entrar na água, investir num modelo mais comportado, num maiô ou body ou numa saída de praia elegante.
festa-de-confraternizacao-o-que-vestir-2

Festa de Confraternização depois do Expediente (Happy Hour)

Se a festa de final de ano da sua empresa for depois do expediente, você precisa ir trabalhar com uma roupa que dê pra usar no Happy Hour, ou levar uma bolsa com uma peça para trocar. Nesse texto aqui eu dei algumas dicas de roupas para usar pra ir do trabalho ao Happy Hour.

 

 

 

Facebook Comments