icone-site-vestindo-autoestima
o-que-usar-casual-day

O que usar no casual day?

Amanhã é sexta-feira e como algumas empresas adotam o casual Day nesse dia, quando o dress code é um pouco menos rígido, o post de hoje é para te ajudar porque o casual day exige alguns cuidados.

Em algumas empresas os funcionários podem trabalhar sem o uniforme ou usar roupas mais casuais do que as que eles usam de segunda à quinta, mas dependendo do dress code da empresa, da área que você trabalha e da sua profissão, o casual para o trabalho não é tão casual assim. Nesse texto vamos falar sobre o que usar no casual day para evitar destruir a imagem que você constrói de segunda a quinta.

O que vestir no casual day?

Quando se fala de roupa de trabalho, a roupa casual para trabalhar é diferente do casual para ir ao shopping com as suas amigas. Antes de me tornar consultora de estilo eu trabalhei 11 anos em Recursos Humanos, e a maioria das empresas que eu trabalhei tinha um espaço dedicado ao casual day no seu código de vestimenta (dress code empresarial), e eu trouxe essa experiência para a minha carreira de consultora de estilo para ajudar às minhas clientes, e hoje vou dividir algumas dicas com vocês.

No mês passado eu falei sobre como se vestir pro trabalho de acordo com o grau de formalidade, e nesse texto, vou separar as dicas também por grau de formalidade da empresa, porque mesmo quando o assunto é casual day, o que serve pra um lugar é inadequado para o outro!

Casual day em empresa muito formal

As empresas com dress code muito formal tem um código de vestimenta mais rígido, mas nesse dia de descanso da rigidez do dress code dos outros dias, você pode usar um elemento surpresa para sair do óbvio. Vale usar uma modelagem diferente, ou uma cor diferente do preto e branco de sempre, mudar o cabelo, a cor do batom, ou usar um acessório maior, mas ainda sem ousar muito.

Existem outros neutros que podem deixar o look formal de uma forma diferente, são os chamados “neutros coloridos” (como o marrom, cinza e o vinho) e você pode “fingir” um preto e branco com um marrom e bege, por exemplo.

Também vale usar um sapato de bico redondo ou salto mais grosso, uma terceira peça como um colete ou jaqueta de alfaiataria no lugar do blazer de sempre, ou apostar numa sobreposição diferente.

o que usar no casual day

O que usar no casual day em empresa formal?

Aqui já vale incluir cores mais coloridas e elementos de moda (com moderação). Se você trabalha em empresa formal, o casual day pode misturar peças mais modernas com peças clássicas, e misturar cores neutras com cores coloridas. Dica: Como a gente se comunica através do rosto, dê preferência por usar cores coloridas na parte de baixo, porque chamam menos a atenção.

dress code empresarial - casual day

Os acessórios também chamam menos atenção, porque ocupam menos espaço no look, então, vale usá-los como um ponto de cor para deixar o look mais casual.

dicas de looks para o casual day

Casual day em empresa semi formal ou semi casual

Além das dicas que dei acima, você pode fazer um mix de estampas para deixar o casual day mais casual que os dias normais. Eu dei várias dicas de como usar mix de estampas no trabalho, e você pode começar misturando uma peça de roupa com um acessório, para o impacto ser menor, já que acessórios ocupam menos espaço no look.

como se vestir no trabalho - casual day

Você também pode usar cores mais fortes, um acessório maior, um sapato sem salto ou uma sandália aberta… os exemplos são inúmeros, mas a dica é basicamente a mesma: Tudo que te deixe com um ar profissional, algo que diga “tô mais casual mas estou trabalhando” ao invés de “hoje eu não vim a trabalho” de uma forma diferente dos outros dias.

roupa de trabalho

Casual day em empresa casual

As empresas que tem um dress code casual não têm casual day na sexta-feira, já que todo dia é um casual day, mas caso você queira diferenciar o look da sexta-feira, vale lembrar que mesmo numa empresa casual, é melhor evitar transparências, decotes e comprimentos mini para o trabalho. Se for usar camiseta, cuidado com as frases “engraçadinhas” e estampas muito infantis, como bichinhos e super heróis.

casual day no trabalho

Como usar jeans no casual day?

Para muitas pessoas, casual day é sinônimo de jeans, e por isso vale um tópico separado para falar dele. Se você puder usar jeans no casual day, é bom lembrar que até mesmo os jeans têm a sua própria escala de formalidade: Quanto mais escuro, menos informal.

como usar jeans no trabalho

Também vale dar preferência para os modelos sem lavagens, manchas, rasgos e para as calças de modelagem reta ou flare, deixando o skinny para as horas que você pode ser sexy e evidenciar o corpão.

Outra dica é usar o jeans com elementos mais formais, como sapato scarpin e camisas de tecido plano (que não esticam) ao invés de usar com camiseta de malha.

look de trabalho

Como inserir estilo ao look do Casual Day?

O Casual day é apenas mais um dia para exercitar o seu estilo pessoal. Na consultoria de estilo, eu entendo as prioridades da cliente e ajudo a traduzir o que é importante pra ela na forma de ela se vestir, inclusive quando o assunto é roupa de trabalho. Assim:

Quer parecer mais sexy que nos outros dias? O decote pode ser um pouco mais ousado, ou a calça pode ser um pouco mais justa, ou a cor pode ser um pouco mais forte. Quer parecer mais moderna? Troque o scarpin por um oxford ou um slipper, ou a calça tradicional por uma pantacourt, ou a saia lápis por uma saia midi plissada. Quer parecer mais confortável? Use uma modelagem mais ampla, ou um tecido que deixe sua pele respirar mais (vou falar sobre isso mais pra frente), ou um sapato mais baixo, ou um salto mais grosso.

prioridades da cliente da consultoria de estilo - roupa de trabalho

Também tem outras dicas sobre roupa de trabalho, looks das minhas clientes da consultoria de estilo e outras coisas lá no meu instagram! Me segue lá pra acompanhar!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!