icone-site-vestindo-autoestima
festa de final de ano da empresa

O que usar na festa de final de ano da empresa

É oficial: O ano acabou! Dezembro é aquele mês corrido onde ninguém tem tempo de fazer tudo que quer, ver todo mundo que quer, participar de todas as confraternizações que quer, e nem comprar tudo que quer… então, hoje é o primeiro de vários textos temáticos para te ajudar a resolver todos esses “probleminhas” e começar o próximo ano bem felizinha!

Eu não vou a uma festa de final de ano da empresa (ou festa de confraternização) desde 2015, quando eu comecei a trabalhar sozinha. Mas, como eu trabalhei em Recursos Humanos por 12 anos, as dicas sobre o que usar na festa de final de ano da empresa vão além do meu conhecimento como consultora de imagem e estilo. Aproveite!

Dress code: O que usar na festa de final de ano da empresa

Anota a primeira e mais importante: Festa de final de ano da empresa tem dress code sim!! Mesmo que não esteja definido, mesmo que ninguém fale, você precisa se preocupar com o que usar na festa de final de ano da empresa, tanto quanto precisa se preocupar com a roupa que usa nos outros dias do ano para trabalhar (principalmente se a festa for em horário comercial).

No ano passado eu dei dicas sobre o que vestir na festa da empresa de acordo com o local da festa, que também é um fator a ser considerado sempre na hora de escolher a roupa. Você pode ver as dicas aqui!

O que usar na festa de final de ano da empresa de acordo com o dress code

Eu já falei sobre dress code empresarial várias vezes aqui no site, até porque, é um dos assuntos que eu mais gosto, um dos motivos que mais as clientes me contratam e uma das situações que você mais deve se preocupar com a roupa que veste. E como eu vou falar de dress code hoje também, se você ainda não leu o meu texto sobre os níveis de formalidade de cada empresa, dá uma parada nesse texto e leia aqui, e depois volta pra cá! 🙂

roupa de trabalho x roupa de passeio

As empresas mais formais e as que têm o dress code semi formal são as que vão exigir mais cuidado na hora de você decidir o que usar na festa de final de ano da empresa. Isso não significa que você possa relaxar caso a sua empresa tenha um dress code informal ou se não tiver um dress code, porque ainda é um evento corporativo, e você foi convidado por ser funcionário, entende? Existe o vínculo!

Você escolher a roupa para ir a um barzinho ou a uma balada com o pessoal da empresa é diferente de escolher o que usar na festa de final da empresa.

Festa de final de ano da empresa é quase trabalho (quando eu trabalhava em RH eu nem podia faltar por que era literalmente trabalho rs), e aqui vale pensar no que você pode ou não usar pra trabalhar: se você pode usar shorts jeans nos outros dias do ano (como eu podia no meu último CLT, no marketing de uma marca de biquíni), você pode usar shorts jeans na festa… mas precisa ter cuidado ao dançar, já que na festa da empresa você não vai ficar sentada o tempo todo atrás de uma mesa!

o que usar na festa de final de ano da empresa / festa da empresa / o que usar na confraternização da empresa

Aqui nas fotos, a mesma dupla de saia preta e camiseta branca para a festa e para o trabalho, em versões diferentes.

O que usar na festa de final de ano da empresa – festa durante o dia

Se a festa de final do ano da empresa for durante o dia, e portanto, durante o horário comercial, você está sendo paga para estar nessa festa ao invés de estar trabalhando, e isso merece um pouco mais de atenção com a roupa que você vai usar.

O ideal para essa opção é usar roupas que você usaria num dia de casual day, ou seja, um look que mostre casualidade, informalidade e profissionalismo ao mesmo tempo.

As blusas não devem ter decotes exagerados ou transparências, e saias e vestidos devem ter um comprimento que não te comprometa ou exija muitos cuidados!

como se vestir pra festa da empresa

O que você pode usar de diferente do casual day?

A calça jeans da festa de final de ano da empresa pode ter uma lavagem mais clara, pode ser mais justa e ter alguns rasgos (eu disse alguns rasgos e não algumas partes sem rasgo!!).

As blusas, saias e vestidos podem ser mais coloridos e mais estampados, já que quanto mais cor, mais informal é o look. Também pode ter mais brilho e mais maquiagem!

casual day

O que usar na festa de final de ano da empresa: festa à noite

Se a festa de final de ano da empresa for à noite, ou seja, depois do expediente, esse evento exige um pouco menos de cuidado. Se você pensar na época da escola, vai lembrar que mesmo depois que você saía da escola, se fosse vista fazendo alguma coisa errada usando o uniforme, podia ser chamada a atenção. Então, anos depois, a situação é quase a mesma: Você está fora do horário e do espaço de trabalho, mas está sendo observada!

Vale deixar o look de trabalho um pouco menos com cara de escritório, dando um nózinho na camisa, trocando a camisa por uma camiseta de malha ou por uma peça que você usaria numa balada ou num happy hour, mas lembre-se sempre que essa situação é diferente de você estar na balada e encontrar o seu chefe lá!

Veja algumas inspirações para saber o que usar na festa de final de ano da empresa à noite:

festa de confraternização da empresa

Lembre-se: Não vale a pena jogar a sua imagem profissional no lixo pra aproveitar um dia só! Festa de final de ano da empresa é quase trabalho!

Eu falo mais sobre dress code e roupa de trabalho (e sobre a consultoria de imagem e estilo) lá no meu instagram também. Me segue lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!