Dress code

Como se vestir pro trabalho em empresa casual

Como se vestir pro trabalho em empresa casual

Em Janeiro eu tive 3 clientes (dois homens e uma mulher) da consultoria de estilo (sendo um online) com problemas na hora de se vestir pro trabalho em empresa casual, porque essa sensação de liberdade acabou fazendo com que eles ficassem inseguros na hora de escolher o que seria adequado ou não para o cargo deles, para o ramo da empresa, para os dias de reunião com cliente ou para dar uma palestra, por exemplo.

Tem quem queira muito trabalhar numa empresa casual achando que é mais fácil não cumprir a um dress code rígido ou explícito, mas a verdade é que mesmo quando não existe um código de vestimenta, os “certos” e “errados”, “adequados” e “inadequados” ainda existem… só não foram formalizados.

Eu já falei aqui que numa empresa casual a forma de se vestir é meio por conta do bom senso dos funcionários, e bom senso é como gosto… cada um tem o seu! E essa experiência não vem apenas da consultoria de estilo, e sim dos 12 anos que trabalhei em Recursos Humanos! E aí eu juntei isso tudo e transformei nesse texto, pra ajudar às mulheres que chegaram até aqui precisando de ajuda! (O texto com dicas para os homens que trabalham em empresa casual vai sair em breve!).

Como se vestir pro trabalho em empresa informal

Ao contrário do que eu posso fazer com as minhas clientes da consultoria de estilo (presencial ou online), que eu conheço o corpo, o estilo, a personalidade e as demandas, aqui no site eu não posso dar dicas que sirvam para todo mundo, porque eu não sei quem está lendo o texto agora.

Então, eu vou dar dicas de peças que em geral são consideradas adequadas em uma empresa casual:

Blusa de tecido plano

As blusas de tecido plano podem ser tão frescas quanto a camiseta de malha, mas tem o poder de deixar o look mais arrumadinho, e menos informal. Combinar com uma calça jeans escura é certeza de ter um look adequado!

Nesse texto aqui eu explico como identificar uma peça de tecido plano e as diferenças para uma peça de malha.

Aqui é importante lembrar que decotes, transparências e alcinhas muito finas devem fazer parte apenas dos seus looks de passeio!

Blazer

Apesar de o blazer ser uma peça mais formal, você pode incluir no seu look de trabalho numa empresa informal com outros tecidos (como o moletom) e cores, para não ficar muito “careta”. A terceira peça deixa o look mais elegante e formal instantaneamente e eu já falei aqui que vale a pena incluir elas no look até mesmo no calor!

Veja nas imagens a seguir, que o blazer confere um ar de “seriedade” ao look, que é muito importante no ambiente profissional.

Com essa cliente, montei um look de cores complementares, e saia lápis de renda, para quebrar um pouco a seriedade da modelagem das peças.

Calça jeans escura

Mesmo as calças jeans têm o seu nível de “formalidade”, e a mais “formal” delas é a escura, sem lavagem e sem manchas. O modelo ideal para o ambiente de trabalho é a calça jeans reta, mas dependendo do seu estilo e da empresa, você pode arriscar entre a calça flare e a skinny também.

Mas o cuidado precisa ser redobrado ao usar a calça jeans skinny: Por mostrar muito as suas “curvas”, a blusa precisa compensar, para o look não ficar muito sexy, mesmo para uma empresa informal.

Calça pantalona

Além de deixar todo tipo de corpo mais bonito, a calça pantalona é ótima para os dias mais quentes, e pode ser usada tanto com blusas de tecido plano quanto com camisetas de malha – já que aqui, misturando uma peça de alfaiataria com a camiseta, o look tem um equilíbrio, ficando informal na medida certa!

Se você é mais moderna como essa minha cliente, que tal investir numa pantacourt, que nada mais é que uma pantalona mais curta? Nesse texto aqui eu dou várias dicas sobre como usar pantacourt!

Melhor bolsa para usar em empresa casual

Quando eu trabalhei no marketing de uma empresa de moda praia (meu último emprego formal, em 2015), tinha gente que ia de mochila e até de pochete, mas estilo a parte (eu falo da melhor bolsa para a mulher de cada estilo aqui), as bolsas estruturadas deixam você com cara de “profissional séria”, além de ser muito mais elegante que as bolsas de material mais molenga.

Melhores sapatos para usar em empresa casual

Os sapatos fechados são mais formais e arrumadinhos que os sapatos abertos e sandálias. Então, para quem gosta de salto alto, o scarpin é um clássico e pode ser usado tanto com short jeans quanto de terninho. Já que é uma empresa casual, pode investir também nas sandálias de saltos bloco (quadrados), que são mais confortáveis.

Para quem prefere os flat (sapatos sem salto) como eu, as sapatilhas também são uma ótima opção, principalmente as de bico mais fino. Para as mais moderninhas, o oxford pode ser considerado! E se você acha que não dá pra ficar elegante sem salto, não deixe de ler esse texto aqui.

 

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *