icone-site-vestindo-autoestima
formal-moderno-confortável

Dress code de trabalho: Como montar um look formal jovem?

Explicar como montar um look formal jovem surgiu porque o meu trabalho como consultora de estilo é falar de demandas das minhas clientes e das pessoas que acompanham o meu trabalho.

Atualmente eu tenho uma cliente que tem o dress code mais formal, e pediu que eu ajudasse amontar um look formal jovem, uma coisa mais moderna pra um ambiente de trabalho formal, e sem perder o conforto, ou seja, reunir as suas prioridades de alma (conforto e jovialidade) com a sua prioridade de vida (se vestir de forma mais formal, por causa do trabalho).

Essas técnicas que eu passei pra ela podem te ajudar também.

Como montar um look formal jovem?

O meu trabalho é (explicando de uma forma bem simplificada) ajudar a juntar a sua prioridade de alma e a sua prioridade de vida, para que você se vista de forma coerente com quem é e de acordo com o que é importante pra você.

Mas, quando eu escrevo meus textos na internet, eu não conheço quem está lendo o texto, e então, eu tento ensinar regras para fazer a pessoa colocar aquelas dicas em prática ao invés de dar dicas genéricas que sirvam para todos os tipos de pessoas. Vale lembrar que essas dicas simplesmente não existem, já que somos todos muito diferentes!!

Mesmo as clientes com a mesma prioridade de alma e de vida são diferentes, porque têm corpos diferentes, idades diferentes, profissões diferentes, moram em cidades diferentes, tem gostos e orçamentos diferentes.

Para cada cliente o processo é muito único, quase artesanal, e por isso os meus textos precisam ter essas fórmulas além das dicas e inspirações, para que você possa se beneficiar das dicas mesmo que esse não seja exatamente o seu caso.

Mas antes, vamos falar sobre essa “tal fórmula”.

O que observar numa roupa?

Quando a gente vai comprar uma peça (ou escolher uma peça no guarda-roupas), a gente precisa considerar:

  • Cor
  • Tecido que ela foi feito
  • Modelagem
  • Caimento
  • Nível de formalidade ou estilo da peça

Desses itens, dependendo de onde você esteja indo (trabalhar / passear), você precisa pensar qual deles é realmente importante e qual deles é irrelevante.

Por exemplo, se você for passear no shopping, você não precisa se preocupar com o nível de formalidade da peça, porque não existe dress code para ir ao shopping. Se o dia está mais quente, você precisa se preocupar em usar uma peça com mais algodão na composição, para o seu corpo respirar melhor.

Nesse caso específico, ela me informou que o dress code do trabalho dela é formal, ou seja, o item “nível de formalidade” é importante considerar na hora de escolher a roupa. Também é importante pensar nas cores, já que quanto mais colorido é um look, mais informal ele fica.

Como o conforto é uma sensação importante para ela, os itens caimento, modelagem e tecido também são importantes, já que eles vão dizer se a roupa é mais justa ou mais fluida, e como vai ser o toque do tecido na pele e se vai causar uma sensação de conforto ou não.

Que cores usar num look formal jovem?

Para looks formais, as cores precisam ser mais neutras, que são consideradas mais caretas. Algumas empresas e profissões não abrem mão da dupla preto e branco, mas outras abrem a possibilidade de usar cores neutras coloridas, e quem vai dizer se você pode usá-las ou não é a pessoa do RH da empresa ou o seu gerente, e não eu, infelizmente, porque dress code é pra obedecer.

Se você puder usar cores mais coloridas, veja as dicas que dei nesse texto sobre cores neutras coloridas, que são mais jovens, criativas e interessantes que o preto e branco. Só de trocar o preto pelo azul marinho você já vai se sentir mais jovem, criativa e interessante. Vai por mim!!

look formal jovem com peças coloridas

Se você puder usar cores coloridas, o seu trabalho não é formal, e sim semi-formal, mas ainda assim, o ideal é usar no máximo 3 cores no look, para não ficar informal.

Se não puder, use cores coloridas na parte de baixo do look, porque as peças de cima chamam mais atenção porque interagimos com o rosto, ou aposte nos acessórios, que ocupam menos espaço no look, como o look dessa cliente:

Aproveita pra me seguir no instagram, e aqui para entender mais sobre coordenação de cores.

Que tecido é mais confortável?

Já falei aqui sobre a importância de olhar a etiqueta internas das peças, e se você ainda não leu, clique aqui. Não dá pra se sentir confortável sem pensar no tecido que vai tocar sua pele por quase 10 horas por dia. Coloca isso em prática já!

Spoiler do que você vai ler nos textos: Quanto mais algodão na composição, mais confortável!

Caimento

Caimento a gente avalia com a peça no corpo. Avalia se as costuras estão no lugar, se não tem nada repuxando, torto ou do tamanho errado, e também interfere no conforto.

Peças com caimento que só acompanha a silhueta, sem grudar no corpo e nem ficar larga demais é o ideal, assim como as peças de modelagem mais amplas.

Também é importante falar do resultado final do tecido: O caimento mais molinho é mais informal, e o caimento mais rígido / estruturado é mais formal.

Modelagem formal x modelagem jovem

A modelagem da roupa nada mais é que o molde, o modelo da peça.

Um blazer, por exemplo, que é uma peça mais formal e super importante no dress code formal, tem várias modelagens diferentes: mais ajustados, mais amplos, mais curtos, mais compridos, com um botão só ou com mais botões, de zíper, com lapela grande ou pequena, sem lapela, com ombreira, sem ombreira…

Para diferenciar, vale considerar que as modelagens mais tradicionais e clássicas são mais formais, e as modelagens mais modernas são mais jovens e informais.

Então, se você precisa usar blazer preto, por exemplo, mas ninguém falou nada sobre a modelagem… está aqui a brecha que precisamos para deixar o seu look mais jovem!

modelagem formal x modelagem informal

Não vou falar de blazer colorido e estampado aqui, porque se você pode usar esses modelos no trabalho, o seu trabalho não é formal e já falei de cores ali em cima. Mas vale a pena ler esse texto que eu fiz!

Nível de formalidade da peça

Quando falamos de moda e estilo, tudo é comparação e nada é alguma coisa em absoluto: Um blazer de modelagem mais moderna é mais formal que uma jaqueta bomber e menos formal que um blazer mais clássico.

Uma calça jeans escura é mais formal que uma calça jeans clara e menos informal que uma calça de alfaiataria. Cinza é mais escuro que branco e mais claro que preto. Saia midi é mais longa que saia curta e mais curta que a saia longa, e por aí vai.

Existem peças “formais” como o blazer e “informais” como a camiseta de malha, por exemplo. Quando você usa um blazer com short jeans você está vestida mais formal ou mais informal?

E se você estiver de calça de alfaiataria, camiseta e sandália rasteirinha, você está formal ou informal?

Mas dependendo da forma como elas são usadas no look, isso pode mudar. O tecido, a cor e a modelagem das peças também pode influenciar nesse nível de formalidade:

Um blazer de moletom é formal ou informal? Uma calça de alfaiataria estampada é formal ou informal? Um scarpin de gliter, é formal ou informal?

Para entender mais sobre os níveis de formalidade no ambiente de trabalho, lê esse texto aqui!

Sapato confortável e social

Se você tiver que usar salto, os mais confortáveis são o salto anabela e os sapatos com saltos mais grossos.

Se não precisar usar salto alto, vale a pena ler esse texto que eu fiz falando que sapatos sem salto usar em festonas, que tem dicas que servem para o ambiente de trabalho também.

Conclusão

Depois de dar esse monte de informação, acho que vale fazer um fechamento, para te ajudar ainda mais.

Se a sua empresa ou profissão fala apenas nas peças que você precisa usar, como “blazer, camisa social e calça de alfaiataria”, vale a pena pensar em cores, modelagens e tecidos diferentes para deixar o look mais confortável, jovem e interessante, como eu mostrei aqui. Vale até fazer mix de estampas!

Se não existem peças específicas, um bom jeito de modernizar o look é pensar em peças mais modernas, como trocar a calça pela pantacourt, a saia lápis pela saia midi, o blazer pela jaqueta bomber, mas aí a gente não está falando de dress code formal, porque ele é mais rigoroso tanto nas peças quanto nas cores e modelagens, e aí é assunto pra outro texto!

É isso que eu faço com as minhas clientes da consultoria de estilo: Unir a prioridade de vida com a prioridade de alma dela, pra mostrar que dá pra obedecer ao dress code sem deixar de lado quem você é. Se você achou difícil, me contrata, porque pra mim isso é moleza! :p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!