Dress code

Como usar mix de estampas no trabalho

Como usar mix de estampas no trabalho

No texto da semana passada eu falei sobre o que vestir para trabalhar de acordo com os graus de formalidade das empresas (ou do seu cargo), e usar mix de estampas não é para todo tipo de dress code.

Se você chegou até esse texto é porque gosta de fazer mix de estampas, e é super comum atender clientes que queiram incluir na roupa de trabalho o que elas usam para passear, porque faz parte do estilo delas. Essa é a maior dificuldade da maioria das minhas clientes, porque o dress code empresarial deve ser respeitado, mas não parece justo se vestir de forma diferente do que você é durante 10 horas por dia, 5 dias na semana, né?

Felizmente existem várias formas de obedecer ao dress code empresarial e ao seu estilo ao mesmo tempo, e se a sua empresa não exigir que você use roupas muito formais (que demandam peças lisas e coordenações mais discretas), é possível usar mix de estampas no trabalho sim!

Como fazer mix de estampas

Antes de dar as dicas sobre como usar mix de estampas no trabalho, vou falar sobre uma das formas de fazer o mix de estampas funcionar, que é repetir as mesmas cores nas peças estampadas. Essa regra serve para a roupa de trabalho ou de lazer, e se você gosta de mix de estampas, anota ela aí.

Você pode coordenar peças que tenham todas as cores iguais (blusa verde e branca com casaqueto verde e branco) nos mesmos tons ou em tons diferentes, ou coordenar peças que tenham pelo menos uma cor igual (blusa vermelha e branca com saia que tem vermelho, por exemplo). Isso deixa o look mais harmonioso porque tem uma ou mais cores em comum.

Essa não é a única forma de fazer um mix de estampas funcionar, mas quanto mais cores tiver um look, mais informal ele é, então, para a roupa de trabalho, vamos nos limitar a 3 cores no máximo, e por isso essa regra é importante!

Agora vamos às dicas:

Use peças estampadas em cores neutras

Cor neutra é sempre mais formal que uma cor colorida, então para estar adequada ao dress code empresarial e se sentir mais moderninha e criativa, dê prioridade por peças estampadas em cores neutras para fazer o seu mix de estampas no trabalho.

Use peças com estampas pequenas

Risca de giz é uma das estampas mais clássicas e tradicionais, e é muito bem vista em ambientes formais, porque não chama muito a atenção e é em cores neutras. Então, experimente usar só a calça ou só o blazer do conjunto com uma blusa com listras finas ou flores pequenininhas (liberty), por exemplo. Eu dei esse exemplo no meu instagram há um tempo atrás:

Aproveite para aderir à outra tendência que é a estampa gravataria, que como o próprio nome já diz, é uma seleção de estampas de gravatas masculinas que foram traduzidas para as peças do vestuário feminino. A padronagem, que é composta por desenhos geométricos, como poá, listras, pied de poule, lenço, zigue-zague, entre outros. A Olivia Palermo adora!

Quem pode usar cor, também deve dar preferência pelas estampas menores. A notícia boa é que estampa pequenininha também retrai visualmente, ou seja, dá a impressão de corpo mais magro / menor.

Use peças com fundo escuro

Estampas claras (principalmente se for floral) é mais informal que as escuras, e as escuras deixam o visual mais sofisticado e mais maduro.

Faça mix de estampas no casual day

Se a sua empresa não permite muitas ousadias durante a semana, mas tem casual day na sexta-feira, use peças de alfaiataria no seu mix de estampas! É uma forma de estar dentro do dress code e do seu estilo.

Facebook Comments