icone-site-vestindo-autoestima
o-que-vestir-em-casamento

Como se vestir em casamentos

No dia 11 de Março eu vou no casamento de um grande amigo meu, e sempre é a mesma coisa: Como os convidados sabem que eu sou consultora de estilo, sempre me pedem ajuda pra entender o dress code do convite, porque a maioria das pessoas não sabe como se vestir em casamentos, e dress code de casamento é pra obedecer! Não tem jeito! É uma forma de respeitar os anfitriões.

Agora que eu já ajudei aos meus amigos, vou divulgar esse guia para ajudar vocês a entender como se vestir em casamentos. Salva aí no computador pra usar sempre que precisar!

Como se vestir em casamentos com traje passeio completo

O passeio completo (ou social) é o traje de casamento mais comum, já que a maioria dos casamentos é à noite, com cerimônia religiosa seguida de festa. Para esse tipo de casamento (ou outras festonas mais formais que pedem esse tipo de traje, como formaturas, por exemplo) o ideal é se vestir de forma mais formal.

Vale usar vestidos curtos com detalhes de brilho, decotes, fendas e transparências; blazer com saia ou calça de tecidos nobres, como georgette, chiffon, musselina, shantung, seda e renda.

como se vestir em casamentos traje passeio completo

Nos pés, o mais usado ainda é o salto alto, mas festas tipo o Oscar têm o traje Black-tie, que é ainda mais sofisticado (vamos ver em seguida) e as mulheres já usam sapatilhas e sandálias rasteirinhas sem fazer feio. Se essa for a sua opção, opte por metalizados, couro com pedrarias ou pérolas e brilhos.

como se vestir em casamentos - que sapato usar em casamento

Como se vestir em casamentos com traje esporte fino

É a opção que o meu amigo fez, e o esporte fino pede apenas um toque de formalidade, podendo usar vestidos mais curtos de tecidos menos nobres, como o poliéster, microfibra e o crepe, por exemplo. Os brilhos nas roupas devem ser usados com alguma moderação e as bolsas podem ser maiores.

O Traje esporte fino também é conhecido como Passeio ou Tenue de Ville.

como se vestir em casamentos - traje esporte fino

Como se vestir em casamentos com traje Black-tie

É a festa mais formal de todas, tipo red carpet e todas as festas de gala ou a rigor, e exige roupas sofisticadas. Os vestidos podem ser curtos, mas preferencialmente de tecidos poderosos, com brilhos, bordados, transparências e jóias ou bijuterias também poderosas.

como se vestir em casamentos traje black tie

No frio, vale acompanhar o vestido com peles (fake) e casacos de renda com brilhos, por exemplo. Eu falei sobre como se vestir em casamentos no inverno nesse texto aqui.

como se vestir em casamentos no frio

Como se vestir em casamentos de dia ou na praia

Muita gente tem dúvida na hora de escolher o que vestir para um casamento de dia ou na praia, porque apesar de o evento pedir uma roupa mais formal, o local e o horário não exigem tanto, e por isso, vou fazer um texto só sobre isso num outro momento, mas não poderia deixar de fora com algumas dicas básicas:

Ainda que o casamento seja na praia ou no campo, é um evento que você precisa estar mais arrumadinha, e isso pede roupas de tecidos mais nobres, de fibras naturais e com mais algodão na composição (pra te ajudar a não transpirar tanto). Os mais indicados são a seda, crepe, mousseline, organza e o linho. Eles são levinhos e fluidos, e vão dar movimento e combinar com o clima do evento, além de um caimento bacana.

Lembre-se que possivelmente você estará exposta ao sol e roupa grudando não é nada prático, e se escolher um tecido sintético você vai sentir as conseqüências na pele – literalmente rsrs. Aposte nos tons pastéis e clarinhos, e nos vestidos estampados.

como se vestir em casamentos na praia

Pode usar transparências e brilho mesmo sendo de dia, porque é uma festa formal. Salto, só se for Anabela! Não dá pra ficar enfiando o salto na grama ou na areia, né?

Prefira sandálias rasteirinhas e sapatilhas. Podem ser metalizadas, com pedras ou brilho. A bolsa combina com o evento, com a roupa e com o sapato, né? Então, que tal uma clutch ou carteira de palha? Se for muito “ousado” pro seu estilo, uma de couro sem muitos detalhes já resolve o problema!

Eu já fui madrinha de casamento de dia e compartilhei o meu look lá no instagram, onde eu também dou outras dicas. Me segue lá pra acompanhar e entender mais sobre o meu trabalho!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!