Como usar, Dress code, Estilo

Como se vestir em casamentos

Como se vestir em casamentos

No dia 11 de Março eu vou no casamento de um grande amigo meu, e sempre é a mesma coisa: Os convidados sempre me pedem ajuda com o dress code do convite, porque a maioria das pessoas não sabe como se vestir em casamentos, e dress code de casamento é pra obedecer! Não tem jeito! É uma forma de respeitar os anfitriões.

Agora que eu já ajudei aos meus amigos, vou divulgar esse guia para ajudar a todo mundo. Salva aí no computador pra usar sempre que precisar!

Casamento com traje passeio completo

O passeio completo (ou social) é o traje de casamento mais comum, já que a maioria dos casamentos é à noite, com cerimônia religiosa seguida de festa. Para esse tipo de casamento (ou outras festonas mais formais que pedem esse tipo de traje, como formaturas, por exemplo) o ideal é se vestir de forma mais formal.

Vale usar vestidos curtos com detalhes de brilho, decotes, fendas e transparências; blazer com saia ou calça de tecidos nobres, como georgette, chiffon, musselina, shantung, seda e renda.

Nos pés, o mais usado ainda é o salto alto, mas festas tipo o Oscar têm o traje Black-tie, que é ainda mais sofisticado (vamos ver em seguida) e as mulheres já usam sapatilhas e sandálias rasteirinhas sem fazer feio. Se essa for a sua opção, opte por metalizados, couro com pedrarias ou pérolas e brilhos.

Casamento com traje esporte fino

É a opção que o meu amigo fez, que pede apenas um toque de formalidade, podendo usar vestidos mais curtos de tecidos menos nobres, como o poliéster, microfibra e o crepe, por exemplo. Os brilhos nas roupas devem ser usados com alguma moderação e as bolsas podem ser maiores.

O Traje esporte fino também é conhecido como Passeio ou Tenue de Ville.

Casamento com traje Black-tie

É a festa mais formal de todas, tipo red carpet e todas as festas de gala ou a rigor, e exige roupas sofisticadas. Os vestidos podem ser curtos, mas preferencialmente de tecidos poderosos, com brilhos, bordados, transparências e jóias ou bijuterias também poderosas.

No frio, vale acompanhar o vestido com peles (fake) e casacos de renda com brilhos, por exemplo.

Casamento de dia ou na praia

Muita gente tem dúvida na hora de escolher o que vestir para um casamento de dia ou na praia, porque apesar de o evento pedir uma roupa mais formal, o local e o horário não exigem tanto, e por isso, vou fazer um texto só sobre isso num outro momento, mas não poderia deixar de fora com algumas dicas básicas:

Ainda que o casamento seja na praia ou no campo, é um evento que você precisa estar mais arrumadinha, e isso pede roupas de tecidos mais nobres, de fibras naturais e com mais algodão na composição (pra te ajudar a não transpirar tanto). Os mais indicados são a seda, crepe, mousseline, organza e o linho. Eles são levinhos e fluidos, e vão dar movimento e combinar com o clima do evento, além de um caimento bacana.

Lembre-se que possivelmente você estará exposta ao sol e roupa grudando não é nada prático, e se escolher um tecido sintético você vai sentir as conseqüências na pele – literalmente rsrs. Aposte nos tons pastéis e clarinhos, e nos vestidos estampados.

Pode usar transparências e brilho mesmo sendo de dia, porque é uma festa formal. Salto, só se for Anabela! Não dá pra ficar enfiando o salto na grama ou na areia, né? Prefira sandálias rasteirinhas e sapatilhas. Podem ser metalizadas, com pedras ou brilho. A bolsa combina com o evento, com a roupa e com o sapato, né? Então, que tal uma clutch ou carteira de palha? Se for muito “ousado” pro seu estilo, uma de couro sem muitos detalhes já resolve o problema!

Facebook Comments