icone-site-vestindo-autoestima
passar credibilidade no look

Como passar credibilidade no look?

Eu trabalhei 12 anos como psicóloga organizacional (recursos humanos) antes de me dedicar à consultoria de estilo, e isso me faz entender bem sobre dress code e a importância  de passar credibilidade no look de acordo com o estilo das minhas clientes.

Uma pesquisa já mostrou que quem se veste de forma parecida com os seus superiores tem maior chance de ser promovido, e isso mostra o quanto a sua imagem / a forma de se vestir no trabalho pode te ajudar ou atrapalhar a sua vida profissional.

O que significa passar credibilidade no look?

Eu sempre falo aqui e lá no instagram que TODO conceito é individual porque as pessoas são diferentes, mas que é importante a gente considerar que quando falamos especialmente de roupa de trabalho, a imagem pessoal é muito importante e por isso precisamos também levar em conta o que é senso comum, ou seja, como a maioria das pessoas vê alguns símbolos, como as peças de roupa que você usa.

Para eu passar credibilidade no look como consultora de estilo, por exemplo, é importante que a minha roupa passe uma mensagem de criatividade e conhecimento de coordenação de cores e styling (truques de estilo), e eu considero isso na hora de me vestir, MAAAAS, também considero o meu estilo pessoal.

Isso é o que nós chamamos de conciliar prioridade de alma e prioridade de vida, que eu explico melhor aqui.  Isso não significa, no entanto, que as pessoas me vejam como criativa, já que o meu conceito de criatividade é diferente do seu. Entende? Por isso recorremos ao senso comum, e incluímos uma pitada da nossa personalidade no look!

É importante lembrar também que quando falamos em passar credibilidade no look, a gente precisa considerar que vivemos numa cultura eurocentrada, ou seja, que considera o estilo europeu como o mais clássico e tradicional, e que tudo que é mais clássico e tradicional deixa o look mais formal, e por isso passa uma mensagem de mais credibilidade que o que é novo, moderno e mais criativo.

Por isso, para passar credibilidade no look, vale a pena investir em peças de alfaiataria (que pode ser de cores neutras, cores neutras coloridas ou coloridas, de acordo com o dresscode do cargo / empresa), blusas de tecido plano em cores mais neutras (duas características que deixam a peça mais elegante), e sapatos e acessórios mais clássicos.

Nesse texto aqui eu falo que roupa de trabalho não precisa ser uniforme, e tem algumas dicas valiosas pra te ajudar a passar credibilidade do seu jeito!

Como passar credibilidade na entrevista de emprego

Uma das coisas que eu mais fazia era entrevistar candidatos e tentar enxergá-lo na vaga, junto do resto da equipe. E a forma que o candidato se vestia para a entrevista de emprego podia facilitar ou dificultar esse processo.

Eu falei sobre isso nesse texto aqui, pra dar dicas sobre como se vestir para uma entrevista de emprego, usando meus conhecimentos de entrevista por competências, que eu usei na maioria das empresas que trabalhei, e resumidamente, eu falo sobre se vestir de forma adequada para AQUELA VAGA ESPECÍFICA, considerando as características da vaga – e considerando o seu estilo, óbvio!

Vou dar um exemplo simples, que pode ilustrar como um candidato pode mostrar uma característica / competência na entrevista de emprego através da roupa que usa na entrevista de emprego. Qual dessas duas mulheres passa uma imagem mais criativa?

A primeira mulher usa peças mais clássicas em cores neutras, e isso passa uma mensagem mais clássica, mais tradicional, enquanto a segunda usa peças mais casuais, cores mais chamativas e mix de estampas, o que deixa o look mais criativo.

Isso significa que a primeira passa mais credibilidade que a segunda? DEPENDE DA VAGA!! Se a vaga exigir criatividade como uma das competências (como as áreas de comunicação, marketing, moda, etc.), a segunda passa mais credibilidade que a primeira. Do mesmo jeito, se a vaga exigir discrição e seriedade (como as áreas de direito e financeira, por exemplo), a primeira passa mais credibilidade que a segunda.

Levando em consideração todos esses fatores, você consegue passar credibilidade no look. Se não conseguir fazer isso sozinha, me manda um email que eu te ajudo!

Um comentário

  1. Olá Priscila!
    Considero o seu trabalho muito importante!
    Eu sou professora em escola pública. Minha disciplina é Artes. No entanto eu gostaria de passar uma imagem que transmitisse segurança ecredibilidade e até um pouco de criatividade. Gostaria de passar uma imagem na qual eu obtivesse mais “disciplina” na sala de aula. São crianças e adolescentes em geral. E a própria matéria que eu leciono, “Artes” tem um quê de informalidade. Isso me atrapalha. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!