icone-site-vestindo-autoestima
alice-weg-casamento-marina-ruy-barbosa

A convidada que usou camiseta de malha no casamento da Marina Ruy Barbosa

Eu sei que o casamento da Marina Ruy Barbosa já está quase fazendo bodas, mas estive offline esses dias por questões pessoais (me mudei!!) e por isso esse post não ficou pronto a tempo, mas aposto que você vai ler coisas que ainda não leu por aí sobre o assunto e entender os dois lados (o que defende e o que critica) a convidada que usou camiseta de malha no casamento da Marina Ruy Barbosa.

Se você já acompanha o meu trabalho na internet a algum tempo (obrigada <3) sabe que eu odeio regras e amo camiseta de malha, mas nesse caso, especificamente, não posso simplesmente dizer que tudo bem a convidada ir vestida assim a um casamento.

Alguns sites justificaram que a camiseta de malha usada pela Alice Wegmann (uma atriz de 21 anos que é super estilosa) era da marca Yves Saint Laurent e que custou US$ 350 – cerca de R$ 1.108 no site da marca, mas na minha opinião, se tivesse sido da Hering teria composto um look igual, e o prejuízo (moral) teria sido menor.

Porque ela errou ao usar uma camiseta de malha no casamento da Marina Ruy Barbosa?

Vou começar pela crítica e explicar poque a Alice Wegmann (na verdade a sua stylist) errou ao usar uma camiseta de malha no casamento da Marina Ruy Barbosa: Simples! Porque casamento tem um dress code, e quando a situação / local exige um dress code específico, ele deve ser obedecido.

Vale dizer que a stylist Patrícia Zuffa também vestiu a Bruna Marquezine para o casamento da Marina Ruy Barbosa e também errou ao sugerir uma jaqueta de couro para compôr o look. Eu falei sobre algumas opções para casamentos em dias frios aqui, e a jaqueta de couro, assim como a camiseta de malha, são muito informais para um casamento.

Eu já falei aqui sobre o uso de sapatos sem salto em eventos de gala como o Oscar, e esse movimento é realmente revolucionário e importante, porque antigamente acreditava-se que era impossível estar elegante sem salto, não existiam muitas opções, e todo um histórico da ditadura da moda e da beleza que daria um outro texto inteirinho sobre isso.

É importante que as mulheres tenham opções que garantam um conforto e até mesmo que elas se vistam de acordo com o seu estilo, porque existem mulheres que não gostam de usar salto alto ou vestidos, maaaaaaaaaaaas, por outro lado, existe o dress code e cada tipo de casamento pede um tipo de vestimenta diferente.

Quando você vai com uma roupa diferente do dress code empresarial, o seu chefe pode te chamar a atenção e dizer que você não está vestida de forma adequada, e que desrespeitou as regras da empresa. Num casamento, se você vai de jeans, camiseta ou de branco, a noiva não vai te chamar a atenção, mas pode se sentir ofendida, porque é considerado uma falta de consideração e de respeito.

O lado positivo da camiseta de malha no casamento da Marina Ruy Barbosa

Dá pra ser elegante usando camiseta de malha? Dá! Mas não dá pra ficar formal. Dá pra ficar elegante sem salto alto? Dá… e o conceito de “formal” está mudando, então, o sapato baixo já está sendo visto como uma opção.

Talvez, um dia, a camiseta de malha seja vista como uma opção para eventos formais, por ser uma peça básica, jovem e clássica, como a própria Alice Wegmann citou, já que para que o sapato baixo seja visto como uma opção em festas formais hoje, alguém teve a ousadia de ir contra o dress code em um evento formal pela primeira vez, e hoje, com esse hábito se repetindo, está sendo visto com menos estranhamento.

A moda e o estilo são feitos de ousadias, de tentativas, de acertos e erros, e existem erros muito maiores na vida que usar um look errado, e eu já falei sobre isso num dos primeiros textos do site, quando falei do look da Kéfera num evento social da Sabrina Sato (aqui).

Mas, mesmo sendo um ato de liberdade de expressão (o que eu defendo e acredito que a moda seja um instrumento maravilhoso para isso), ousar num evento do Oscar é desrespeitar a instituição, e não uma pessoa que te convidou para estar com ela num dos momentos mais especiais da vida dela. Por isso, quando a camiseta de malha é usada em eventos de red carpet, não parece tão polêmico assim.

Mas então, ela acertou ou errou?

Ela errou. Existem VÁRIAS formas de se sentir jovem e diferente dos vestidos de casamento mais caretas, inclusive camisetas de tecido plano, que fariam o mesmo look com um grau de formalidade um pouco maior que a malha, como eu explico aqui. Mas, valeu a ousadia. A democratização da moda agradece e isso pode fazer as cabeças pensarem a respeito e nos dar mais opções!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!