Cuidado com as roupas

Qual o melhor tecido pra cada necessidade?

Qual o melhor tecido pra cada necessidade?

A maioria dos problemas do guarda-roupas das minhas clientes se resolve quando elas entendem que prestar atenção no tecido na hora da compra é importante e faz toda a diferença, e eu vou contar aqui o que eu conto pra elas, pra te ajudar a saber qual o melhor tecido pra cada necessidade.

O melhor tecido pra quem sente muito calor

Eu moro no Rio de Janeiro, e muitas das minhas clientes da consultoria de estilo presencial sente muito calor, mas é claro que essa sensação é diferente pra cada pessoa, e algumas pessoas sentem mais calor que as outras, assim como tem quem sinta mais frio que as outras pessoas (eu, por exemplo, tô morrendo de frio quando a maioria das pessoas acha que o tempo tá gostosinho).

Foi o caso de uma cliente que eu atendi esse mês aqui no RJ, que estava na menopausa e sentia muito calor mesmo agora no Outono e Inverno. A solução que eu dei pra ela foi abandonar os tecidos sintéticos e investir nos tecidos de fibras naturais, como o algodão, o linho, a lã e a seda.

As roupas feitas com os tecidos de fibras naturais costumam ser mais caras, e por isso, se você não puder investir em uma peça 100% linho, vale a pena investir em uma peça que seja mista, ou seja, com um percentual menor de linho, o que faz com que a peça fique mais barata. Para quem sente MUITO calor, vale investir por exemplo em uma peça que seja 55% linho e 45% algodão, por exemplo, porque são duas fibras naturais que deixam o corpo respirar.

O tricoline acetinado, que é à base do algodão misturado com outras fibras, também é uma boa opção para os dias mais quentes – e tem um aspecto muito parecido com o da seda.

O melhor tecido pra quem transpira muito

Nem todo mundo que sente muito calor transpira muito, mas quem transpira muito precisa evitar usar peças de poliéster e poliamida, que além de serem muito quentes, não deixam a pele respirar e seguram todo o cheiro do suor.

Nesse caso, a melhor opção é escolher peças de viscose, que é uma fibra artificial (produzida em laboratório usando a celulose) fresquinha e que absorve bem a transpiração e a umidade. Mas, é importante saber que ela amarela e desbota com a transpiração.

O melhor tecido pra quem odeia passar roupa

Atualmente eu tenho uma cliente que não tem ferro de passar roupa em casa! Ela lava a roupa, sacode bem e coloca pra secar já pendurada no cabide.

Tecidos como o linho, algodão e a viscose, que amassam com muita facilidade, não são bons para essa cliente. O melhor tecido é a poliamida (nylon), que não precisa ser passado, ou o poliéster e a microfibra.

Para os dias mais frios, vale investir em peças de acrílico (parecido com a lã) e o acetato (que lembra a seda), que esquentam mais.

O melhor tecido pra quem odeia roupa amarrotada

Eu tenho uma cliente de 75 anos aqui no Rio (uma fofa e super inteligente! Nossos encontros sempre demoram mais que o normal rsrs) que é apaixonada por linho… mas ele tem que estar devidamente engomado, porque ela odeia roupa amarrotada. Olha a foto que eu tirei dela no nosso primeiro encontro:

Para ela, apesar de o linho ser o melhor tecido para demonstrar elegância, infelizmente hoje ela não consegue mais cuidar das roupas como antigamente, então, ela prefere comprar peças que não amarrotem com tanta facilidade.

O ideal nesse caso é optar por tecidos mistos, como os que usam o poliéster para deixar o tecido mais macio e para reduzir o aspecto de amassado.

O melhor tecido pra quem quer parecer elegante

A elegância está sempre relacionada à qualidade e a ao caimento da peça, e dá pra ser elegante sem ter que gastar o salário todo em roupas!

Além dos tecidos de fibras naturais, que tem cara de coisa boa, o tencel ou modal (nomes do Lyocel) é bem macio e um caimento muito bom. Para um bom caimento em peças mais justas, dê prioridade às que tem elastano na composição.

Dentre as fibras artificiais, a viscose é o tecido com melhor caimento, e melhor custo benefício, pois não custa tão cara quanto uma peça de tecido natural, e tem mais vantagens que o poliéster.

Se essa for uma necessidade sua, vale a pena evitar os tecidos sintéticos ou mistos com percentual alto de fibras sintéticas, porque são os tecidos que mais dão bolinha.

As peças de tecido plano também dão um aspecto mais elegante ao look do que as peças feitas de malha. Pra saber mais sobre isso, dá uma lida nesse texto aqui.

Todo tecido tem prós e contras

Tudo na vida tem um lado negativo, né? E com os tecidos não é diferente. Na cartilha têxtil do Inmetro, que você pode baixar aqui, você pode ter mais informações sobre tecidos, mas eu salvei a parte que fala sobre os prós e contras pra você decidir qual o melhor tecido pra você:

Eu também faço uma comparação entre o algodão e o poliéster aqui, pra quem quer saber qual é o melhor tecido entre os dois mais comuns!

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *