icone-site-vestindo-autoestima
organização-guarda-roupas

Como organizar o guarda roupas

Organizar o guarda roupas é uma atividade demorada e que dá trabalho, mas vai te ajudar a lembrar de roupas bacanas que você tem (e não usava justamente porque não conseguia ver ela), além de ver que precisa se desfazer de peças que não vai usar porque já não combinam com o seu corpo, com o seu estilo ou com a sua rotina.

Eu já falei aqui sobre como organizar o guarda roupas pode ajudar a economizar o seu tempo e favorece o seu estilo. Vale a pena dar uma lida antes de começar a organização!

Como organizar o guarda roupas

Eu sempre falo nos meus textos e para as minhas clientes da consultoria de imagem e estilo que não existe certo e errado na moda, porque eu realmente acredito que cada coisa vai funcionar de um jeito diferente pra cada pessoa e pode fazer sentido ou não. E quando o assunto é organizar o guarda roupas, a ideia é a mesma: Não existe certo e errado e nem uma fórmula ideal que funcione para todo mundo.

Vamos descobrir como organizar o guarda roupas de um jeito que atenda às suas necessidades e ele trabalhe pra você!

Separar roupa de trabalho e roupa de lazer funciona?

Tem quem prefira separar as peças por tipo (camisetas, camisas de botão, regatas, etc), por cor ou quem ache melhor setorizar o guarda roupas e separar as peças de trabalho das roupas de passear, mas isso vai depender do seu estilo pessoal e do grau de formalidade e dress code da sua empresa (que podem fazer com que você precise usar no trabalho algo que você não usaria nos momentos de lazer, ou vice-versa), entre outros fatores.

Tente não rotular demais as peças, para que você consiga ter mais possibilidades. Eu sempre faço esse exercício com as clientes no dia da montagem de looks, e mostro que uma calça de linho “de trabalho” que você usa com uma camisa social pode ser uma boa opção de roupa de passeio se você coordenar com uma camiseta de malha ou uma sandália rasteirinha, por exemplo.

Nessas fotos aqui embaixo eu sugeri pra cliente um look de trabalho e um look de lazer com o mesmo blazer, porque fazia sentido ela usar a peça e isso ajudou a otimizar mais o seu guarda roupas.

roupa de trabalho

Se esse também é o seu caso, vale a pena ler esse texto que eu dou dicas para diferenciar roupa de trabalho e de passeio que podem te ajudar a entender melhor como suas roupas podem se multiplicar! E aí, na hora de organizar o guarda roupas, não faz muito sentido separar as peças nessas duas caixinhas, né?

Muita gente acha que a melhor maneira de organizar o guarda roupas é separando por cores, como acontece nas lojas, mas se você não é uma pessoa super colorida e não pensa no look a partir de uma combinação de cores específica ou nas mensagens das cores, talvez seja melhor separar por categorias (camisas de manga, camisas de alça, camisetas, etc.).

como organizar o guarda roupas

Deixar tudo separado por cores em degradé também não é a melhor opção se na hora de se vestir você pensa em outras características como a modelagem, o tecido, se precisa de uma peça que não amarrote , não esquente ou em algo que dá pra usar com um sutiã específico, etc.

Independente do jeito que você prefere organizar o guarda roupas, ele tem que facilitar a sua vida e fazer você perder menos tempo na hora de se vestir, e permitir que você veja tudo que você tem! Vamos às dicas:

Que roupas devem ficar dobradas?

Cuidar das roupas para fazer elas durarem mais também é uma forma de consumo consciente, e por isso eu sempre indico que camisetas, blusinhas e vestidos de malha e viscolycra, tricôs, cardigans de malha e peças de jérsei devem ser guardadas dobradas.

A trama desses tecidos é sensível e tem elastano, e por isso o peso delas mesmas penduradas faz com que a modelagem deforme e se estique quando elas ficam penduradas, “puxando” pra baixo e fazendo bicos de cabide nos ombros, e deixando as peças mais longas no comprimento e afuniladas na largura, as costuras fora de lugar – o que diminui a durabilidade da peça e demanda comprar outra peça para fazer a substituição.

Viu como organizar o guarda roupas da maneira correta vai te ajudar a economizar?

O que pendurar no cabide?

Mesmo que o seu guarda roupas seja pequeno, evite pendurar mais de uma peça em cada cabide, porque vai dificultar você ver tudo que tem e que você lembre das peças que estão embaixo das outras, escondidinhas.

As peças que devem ser penduradas no cabide são as que amassam com mais facilidade e as de tecido plano, e não esqueça que as peças feitas de tecidos que esticam, como a malha podem deformar, e por isso devem ficar dobradas.

Para saber o  tipo do tecido: Os que não esticam quando a gente puxa as duas pontas em direção oposta é tecido plano, e os que ‘deformam’ e crescem quando a gente estica é malha. Também tem tecido plano que estica se tiver elastano na composição, mas geralmente é muito pouco (precisa olhar a etiqueta de composição da peça, pra ter certeza).

paleta de cores do guarda roupas

Veja outras dicas na hora de pendurar:

Camisas: pendure com uns quatro botões fechados, contando o colarinho;
Calças jeans: pendure pelo cós ou dobradas pela metade;
Calças de linho, crepe, seda e couro: pendure em cabides com presilhas, para não marcar;
Saias e vestidos de tecido plano: coloque em cabides com presilhas;
Paletós, blazer e jaquetas: pendure abotoados, para não deformar, em cabides específicos, com o formato de “ombreira” nas pontas, como esses:

cabide com ombreira para terno

Você consegue comprar esse cabide de veludo para terno clicando aqui!

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Se quiser mais dicas sobre como organizar o guarda roupas, e saber mais sobre o serviço de consultoria de imagem e estilo, me segue lá no meu instagram!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!