icone-site-vestindo-autoestima
kate middleton repete roupa

A Kate Middleton repete roupa e você ainda não?

Sábado aconteceu o casamento real entre o príncipe Harry e a Meghan Markle, e aconteceram tantas coisas maravilhosas nesse dia (representatividade negra, quebra de paradigmas, feminismo, romance, minimalismo, etc.) que renderia muitos textos, mas pra hoje eu escolhi falar de um assunto que já é muito batido (eu sei!!) mas que vale a pena falar de novo e sempre, para virar REALidade (com trocadilho rs): porque a Kate Middleton repete roupa e você ainda não?

Sobre repetir roupas

Quando eu falo de você ainda não repetir roupas, não estou falando daquela calça preta que você usa duas vezes na semana pra trabalhar, ou a sua calça jeans favorita, ou aquela blusa da balada, mas sim de roupas mais marcantes, e principalmente as mais caras, como as roupas de festa, e as peças coloridonas, como essa calça roxa da cliente, que rendeu vários looks na mala de viagem:

A maioria das minhas clientes da consultoria de estilo fala a mesma coisa sobre roupas estampadas: “Chama muito a atenção”, “fica marcada”, “não dá pra usar toda hora”… ou seja, existe uma preocupação com a opinião da vizinha que vai cruzar com você no elevador, ou a sua colega de trabalho, ou os amigos que vão curtir sua foto no instagram e te ver usando de novo uma peça de roupa… que não é descartável, ou seja, foi feita pra ser usada de novo… e quanto mais vezes ela for usada, melhor!

É surREAL (de novo o trocadilho, desculpa hahaha) como pessoas com muito menos grana e muito menos visibilidade (seguidores, paparazzis e pessoas que te reconheceriam) ainda acham que não podem repetir a mesma roupa em dois casamentos da mesma família ou do mesmo grupo de amigos “porque todo mundo já viu essa roupa”. Várias clientes tem vários vestidos de festa que só foram usados uma vez parados no guarda-roupas, o que significa dinheiro parado e roupa que não “se pagou”. Eu falo sobre custo x benefício aqui.

Uma vez eu postei no instagram que os adolescentes de hoje EVITAM TIRAR FOTO em eventos que vão se estiverem com uma roupa que já usaram em uma foto já postada nas redes sociais. Só eu acho isso bizarro ou você também?

Também falei aqui sobre a onda de ataques e ironias que rolaram com uma participante do Masterchef que repetiu a roupa em alguns programas.

Como repetir roupa no dia-a-dia?

Parece contraditório quando eu falo pra não ter vergonha de repetir roupa e pra usar a mesma roupa de formas diferentes, mas entre ter vergonha de repetir a mesma roupa e aproveitar todo o potencial da peça são duas coisas completamente diferentes, entende?

Eu já falei aqui várias vezes sobre a proporção 5×1, que é conseguir montar pelo menos 5 looks com cada peça que você tem em casa, para conseguir ter um guarda-roupas versátil (e não precisar de tantas peças), e esse é um exercício que eu faço com as clientes na etapa de montagem de looks, que você pode contratar separadamente também, pra eu te ajudar a fazer render MUITO as peças que você já tem. E assim, você vai repetir muito cada peça de roupa, e cada vez com uma carinha diferente, entende? Olha a montagem de looks que rolou sexta-feira passada com uma cliente aqui no Rio:

Porque a Kate Middleton repete roupa?

No casamento do príncipe Harry com a Meghan Markle não foi a primeira vez que a Kate Middleton repetiu uma roupa, e provavelmente não será a última, e de uma coisa temos certeza: Não é por falta de grana pra comprar outro vestido e aparecer nos jornais e revistas com um look inédito. Seja uma calça jeans, um blazer ou um vestido de festa, ela vai usar mais de uma vez sim!

E se a gente acha tão foda ela ser engajada com o consumo consciente e ter dinheiro e até facilidade em ganhar roupas de estilistas do mundo inteiro, porque a gente não coloca isso em prática na nossa vida? Eu não pretendo dar uma resposta nesse texto, porque cada pessoa pode ter a sua própria resposta, mas eu queria provocar essa reflexão. Afinal, porque a Kate Middleton repete roupa e você ainda não?

Nas três ocasiões que a Kate Middleton repetiu o vestido Alexander McQueen, ela só mudou o fascinator e outros acessórios, como broche e anéis, e pode ser uma boa forma de você colocar isso em prática – mesmo que você não goste de vestidos tão clássicos e neutros. Os acessórios têm o poder de mudar um look instantaneamente, e costumam ser mais baratos que uma peça de roupa, mas, tudo bem usar com os mesmos acessórios também!

Repete a sua roupa sim. Roupa boa é roupa que a gente consegue usar várias vezes. Assim a gente honra o nosso dinheirinho suado, dá bom exemplo pra um monte de mulher e ainda ajuda a salvar o planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!