icone-site-vestindo-autoestima
minimalista

Estilo minimalista: É pra você?

O estilo minimalista está na moda e o termo minimalismo também está sendo mais usado que nunca, mas poucas pessoas sabem o que eles realmente significam e se serve pra todo mundo.

Uma das alunas do meu curso online “Vestindo Autoestima: Como se tornar sua própria consultora de estilo” falou no nosso grupo do Facebook que queria aderir o minimalismo e estava em dúvidas sobre que peças ela deveria comprar, e então, ao invés de responder só pra ela, resolvi fazer esse texto aqui e explicar a diferença entre estilo minimalista e minimalismo para todo mundo que me acompanha por aqui, para que você defina se é pra você ou não.

Diferença entre minimalismo e estilo minimalista

Antes, é preciso esclarecer a diferença entre minimalismo e estilo minimalista, para depois ajudar a montar um guarda-roupas com estilo minimalista, se for realmente isso que você busca.

O minimalismo é um estilo de vida que defende que você pode viver só com o que é realmente essencial e importante. E é importante dizer que não existe um manual sobre como ser minimalista, onde vai estar escrito que você só pode ter uma televisão, 40 peças de roupa e vai ter que vender o seu carro. Você é quem decide o que é essencial, o que você precisa e se livra, conscientemente, do que é excesso e que não faz diferença na sua vida.

Essa é a proposta da consultoria de estilo que eu vivo defendendo aqui. Comprar só o necessário e tirar do guarda-roupas tudo que mais atrapalha que ajuda, que só dá a impressão de que você não tem nada pra vestir apesar de ter o guarda-roupas lotado e de voltar pra casa toda semana com uma bolsinha na mão com peças que você nem sabe onde, quando e como vai usar.

Já o estilo minimalista defende a ideia de ter poucas peças no guarda-roupas (usando o conceito do minimalismo), mas que sejam peças de boa qualidade e que durem muito tempo, mas mais do que isso, que sejam versáteis, ou seja, que você tenha só peças que ama e que combinem com tudo que você tem no guarda-roupas.

Por conta disso, se você buscar pelo termo “estilo minimalista” no Google ou no Pinterest, provavelmente vai ver looks monocromáticos e neutros (branco, preto, cinza, azul-marinho e marrom, excluindo as cores neutras coloridas), porque como eu já falei aqui, neutro combina com tudo e também com peças sem muitos detalhes, porque um look sem exageros é a base do minimalismo.

Agora que você já sabe a diferença entre minimalismo e estilo minimalista, vamos à parte prática:

Todo mundo pode ter um armário minimalista?

Sim. Todo mundo pode ter poucas peças e que combinem bem entre si. A ideia é investir em peças de boa qualidade (que tem a ver com caimento, material, acabamento) e que vai render o máximo de coordenações possíveis. E é justamente isso que eu ensino para as minhas clientes e que eu falo no curso: Antes de comprar uma peça, lembre das peças que você tem em casa e pense nas coordenações que pode fazer com ela, pra saber se vale o custo x benefício.

Um armário minimalista tem só cores neutras?

Quem acompanha o meu trabalho sabe que eu sou adepta de quebrar as regras e adaptá-las a necessidade de cada um, e apesar de o conceito de estilo minimalista em moda ser relacionado a cores neutras e roupas sem muitos detalhes e exageros (como estampas e cores), não faz sentido uma pessoa com o estilo criativo ou com a prioridade decoração, por exemplo, deixar de usar coisas que sejam coerentes pra ela para aderir a um movimento que defende apenas o slow fashion e o consumo consciente, e não um guarda-roupas neutro.

Como aderir ao estilo minimalista?

Estilo tem a ver com o que é importante pra você, com o que é coerente com a sua rotina, a sua personalidade, a sua silhueta, e para aderir ao estilo minimalista você precisa considerar isso tudo, para ter uma imagem coerente com quem você é.

Coordenar peças neutras é mais fácil? É. Mas é coerente com quem você é? Se não for, e você quiser ter um armário minimalista, basta saber comprar peças em cores que combinem entre si, peças estampadas que permitam fazer mix de estampas, e roupas de boa qualidade que vão permitir que você use bastante e não precise comprar outras para variar ou substituir. É a mesma técnica do armário cápsula, que pode ser feito com qualquer tipo de roupa, independente do seu estilo – inclusive com cores mais coloridas.

E se você não conseguir? Desiste de usar o que gosta ou desiste de ter um armário minimalista? Nenhum dos dois. Me contrata que eu te ajudo! Esse é um dos benefícios da consultoria de estilo e eu já falei sobre isso aqui. 🙂

Eu atendo presencialmente aqui no Rio de Janeiro e online pro Brasil todo (ou pro mundo inteiro, se você morar fora e falar português rsrs).

Se você se identificou com o estilo minimalista e acha que é coerente com quem você é, invista em peças de qualidade, cores neutras e fuja de peças que estejam na moda, porque você vai usar poucas vezes. Eu falei sobre algumas peças clássicas aqui, que vão te ajudar a criar uma base, de acordo com o seu estilo.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!