icone-site-vestindo-autoestima
etapa-de-compras

Consumo consciente é comprar só o que precisa

Um dos propósitos do meu trabalho é falar sobre consumo consciente, não só para as minhas clientes da consultoria de estilo, quanto com as pessoas que leem os meus artigos na internet, e justamente por falar para pessoas reais, como eu e você, eu gosto de considerar o fato de que muitas pessoas não podem deixar de consumir fast fashion ou parar de comprar na Forever 21, por exemplo.

Eu costumo dizer que consumo consciente é comprar só o que precisa porque a gente vai estar consumindo sem consumismo, fazendo o que a gente pode, do jeito que a gente pode.

O mundo seria um lugar melhor se a gente tivesse dinheiro para comprar apenas peças politicamente corretas, de empresas que respeitam os direitos dos trabalhadores e o meio ambiente, mas a realidade é que muitas de nós não podemos deixar de comprar em lojas de departamento, porque o orçamento não permite. Então, se você também não pode deixar de comprar em lojas de departamento, esse texto é pra você.

Consumo consciente é comprar só o que precisa, e não sobre deixar de comprar

Eu sempre levo as minhas clientes em lojas de departamento como a Zara, C&A e Renner, porque o dia de compras é um momento de aprendizado para a cliente, e lá ela aprende que roupa barata também pode ser bacana e também pode vestir bem, mas sempre olho a etiqueta interna das peças junto com a cliente para priorizar peças feitas no Brasil, além de ensinar a ver a etiqueta de composição da peça, pra ver o tipo de tecido e as instruções de manutenção.

Eu também compro roupa em loja de departamento, porque acredito que dá pra comprar roupa boa sem precisar gastar muito, e sempre mostro as minhas compras e a etapa de compras das clientes lá no instagram.

Aliás, o cuidado precisa ser redobrado em promoções ou lojas muito baratas, porque é justamente nessa situação que eu falo que consumo consciente é comprar só o que precisa: Não vale aproveitar que as peças são baratas e comprar mais do que precisa, incluindo as compras que você faz em brechó!

Diferença entre precisar e querer

Antes de entrarmos nessa questão, vamos falar sobre a diferença entre PRECISAR e QUERER. Quando eu digo que consumo consciente é comprar só o que você precisa, eu não estou falando de quem sai da loja carregada de bolsas toda semana, pra encher o guarda-roupas de peças que vão ser usadas 2 vezes e depois esquecidas no fundo da gaveta, porque isso é QUERER ter variedade, QUERER estar na moda e vestir o que é novidade, e não uma necessidade.

Quando você compra 5 blusinhas baratas numa loja de departamento só pra ter 5 blusinhas a mais, sabendo que a vida útil dela é pequena (pela qualidade do material) e que você só vai usar 2 vezes cada uma, você não está consumindo de forma consciente, e fazendo mal para o seu bolso e para o meio ambiente, além de estar incentivando o trabalho escravo – já que não dá pra vender nada barato pagando um preço justo a quem produz. Eu falo mais sobre como calcular o custo x benefício das peças nesse texto aqui.

Note que eu não estou dizendo que é errado querer estar na moda e nem ter variedade, e sim que querer é diferente de precisar, e . Mesmo se você usar o verbo precisar pra dizer que você precisa estar na moda, no sentido de ser algo importante pra você! ♥

consumo consciente é comprar só o que precisa

Mas se você PRECISA comprar 5 blusas porque as que você tem em casa já não estão boas, ou não cabem mais em você, ou porque você vai começar num emprego novo e usar suas roupas para trabalhar, ou qualquer que seja a sua necessidade, e só pode comprar em lojas de departamento porque geralmente é onde tem peças mais baratas, você pode considerar que está consumindo consciente sim.

Consciente com o seu bolso, com o seu orçamento e com a sua necessidade, mesmo sabendo a procedência da peça, mesmo sabendo que ela não vai durar. É fazer o que pode com os recursos que se tem. Entendeu porque eu disse que consumo consciente é comprar só o que precisa?

Vamos usar outro exemplo pra ilustrar melhor essa diferença. Você PRECISA de um celular, mas não tem dinheiro pra comprar um top de linha, com a melhor câmera, muito espaço e o status que um aparelho caro pode te dar. Você tem duas opções: Comprar um aparelho de qualidade inferior, com o dinheiro que você pode gastar, ou comprar um aparelho do jeito que você QUER, que foi roubado e por isso vão te vender mais barato.

consumo consciente na consultoria de imagem / personal shopper

Consumo consciente fala de procedência e de destino das peças, fala de alternativas como troca de peças e compra de peças já produzidas (em brechó, por exemplo), fala de necessidades pessoais e de recursos financeiros de quem compra, e você precisa consumir de acordo com a sua consciência. E se cada um fizer o que a sua consciência diz que é certo, com certeza teremos um mundo melhor pra todo mundo!

Personal shopper pra quem quer comprar só o que precisa

Comprar certo é muito mais difícil do que comprar só pela beleza ou pelo orçamento, e por isso, eu ofereço um serviço chamado “personal shopper“, que economiza o seu tempo e o seu dinheiro. Se você quiser saber como funciona o meu serviço (presencial aqui no RJ ou online pro mundo todo!), entra em contato comigo por aqui.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!