icone-site-vestindo-autoestima
fashion revolution week

Fashion Revolution Week e a Consultoria de estilo

Na semana que vem acontece a Fashion Revolution Week em mais de 70 países, e quem me segue lá no instagram sabe que eu sou entusiasta do consumo consciente e que esse é um tema que eu adoro e que é importante, e por isso trouxe esse tema pra cá mais uma vez.

Eu expliquei melhor sobre o Fashion Revolution Day nesse outro texto, mas apesar de muitas coisas já terem evoluído desde que esse movimento nasceu, em 2014, tentando revolucionar a forma como se produz e se consome moda, ainda tem muita coisa pra mudar. Por isso eu vou falar sobre a relação entre a consultoria de estilo e a Fashion Revolution Week.

Para quem chegou a esse texto para entender tudo sobre o maior movimento ativista de moda do mundo, vou começar falando como isso tudo começou.

Fashion Revolution Day

No dia 24 de abril de 2024 vai fazer 10 anos do acidente em Bangladesh, que matou mais de 1.200 trabalhadores e feriu outros 2.500 no desabamento do edifício Rana Plaza.

Nesse edifício funcionavam (de forma irregular) várias fábricas de roupas, que para manterem os seus preços baixos e a sua margem de lucro (à custa de uma mão de obra baratíssima), ignoraram as rachaduras no prédio, e continuaram produzindo peças para marcas do mundo todo.

Nesse dia o prédio desabou e aconteceu a maior tragédia da indústria da moda. Você pode saber mais sobre esse assunto assistindo ao documentário “The True Cost” (o verdadeiro custo) no Netflix ou no Youtube.

desabamento edifício Rana Plaza - Fashion Revolution Day

Como não foi a primeira tragédia da indústria da moda (e nem será a última, infelizmente), Carry Somers e Orsola de Castro criaram o movimento Fashion Revolution (Revolução da Moda) para sensibilizar a sociedade e os agentes da indústria textil quanto ao verdadeiro custo de seus processos. O primeiro Fashion Revolution Day (Dia da Revolução da Moda) no dia 24 de abril de 2014, exatamente um ano depois do desabamento do edifício Rana Plaza.

Depois, esse dia passou a ser falado durante toda uma semana, começando a ser conhecida como Fashion Revolution Week, e esse ano, em comemoração aos 10 anos do movimento, serão 10 dias falando sobre moda consciente e justa!

Você pode saber mais, acompanhar o movimento e participar através da Hashtag #WhoMadeYourClothes (#QuemFezSuasRoupas) no Twitter e no Instagram. Eu participei pela primeira vez em 2017 com essa foto aqui embaixo (e a marca nunca mais se posicionou, depois de responder no Instagram).

Cada ano a Fashion Revolution Week tem um tema para abordar e espalhar conhecimento, mas o Fashion Revolution Day é sempre no dia 24 de abril, para relembrar essa tragédia e tentar impedir que isso aconteça novamente. E todo ano desde 2017 eu participo falando sobre o assunto!

A relação entre a consultoria de estilo e a Fashion Revolution Week

Agora que eu expliquei um pouco sobre o que é o Fashion Revolution Day, é importante dizer que todos nós somos engrenagens desse processo e podemos mudar a indústria da moda, porque a revolução é coletiva!

O meu papel aqui e na consultoria de estilo é informar às minhas leitoras e clientes sobre o processo de produção das roupas, e dar ferramentas para que cada uma de vocês comece a se questionar coisas como:

  • Quem fez minha roupa?
  • Houve trabalho escravo nesse processo?
  • Quanto custou essa peça para o fabricante?
  • Os seus funcionários recebem salários dignos e trabalham em boas condições?
  • Qual o material dessa peça?
  • De onde essa peça veio?
  • O que essa marca faz pelo meio ambiente pra compensar a produção dessas peças?
  • Porque custa tão barato?

quem fez minhas roupas - Fashion Revolution Week

(Foto tirada no provador, no dia de personal shopper com uma cliente)

Eu sei que muitas dessas perguntas são difíceis de ter a resposta (e outras são respondidas na etiqueta das peças), mas é por isso mesmo que o movimento existe: Para que essas informações sejam mais transparentes, porque quanto mais transparente for a moda, mais ela é justa com as pessoas e com o mundo, e por consequência, evita novos acidentes como esse.

Durante a semana que vem, todos os dias eu vou postar lá no meu instagram algumas informações importantes que você precisa saber na hora de comprar as suas roupas, compartilhar conteúdos das páginas oficiais que falam sobre a Fashion Revolution Week e dar dicas de atitudes sustentáveis que você pode tomar quando o assunto é moda.

como fazer uma boa compra

Consultoria de estilo é sobre o Fashion Revolution Day todos os dias

Também vale a pena citar que dois grandes benefícios da consultoria de estilo estão diretamente relacionados com o que a Fashion Revolution Week propõe:

  • Economizar comprando bem: A consultoria de estilo faz a cliente perceber que tem peças com mais potencial do que ela imaginava dentro do guarda-roupas, e que ela não precisa de mais peças, e sim saber olhar para cada peça de outra forma, e isso diminui aquela sensação de “não ter nada pra vestir” e a necessidade de comprar mais roupas.
  • Fazer as peças durarem: Ao ensinar a comprar roupas com um tecido com mais qualidade e que dure mais, além de como fazer a manutenção de cada peça (como lavar, passar e guardar), as roupas duram mais, o que aumenta a economia (evita novas compras pra substituir as peças com pouca qualidade e mal conservadas) e diminui o ritmo de produção das marcas, que diminui o impacto no meio ambiente.

consultoria de estilo online - compra da cliente com a minha supervisão

Viu como a atitude de cada um de nós importa? Viu como consultoria de estilo não é algo fútil e que muito menos a ver com consumismo / incentivar você a comprar mais, como muita gente pensa? Viu como a gente tem muito o que aprender e a fazer para ter o mundo que a gente quer para os nossos filhos e netos?

Eu continuo fazendo a minha parte nessa revolução que é a Fashion Revolution Week, produzindo conteúdos como esse aqui no site e nas minhas redes sociais e ensinando às minhas clientes a consumir moda de uma forma diferente, de marcas que pensam diferente, e você também pode fazer a sua parte como consumidora! Vamos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!