icone-site-vestindo-autoestima
arrepender-compra-1

Como nunca mais se arrepender de uma compra

Uma das perguntas que eu faço para as minhas clientes da consultoria de estilo no questionário inicial é “Qual o percentual de roupas que você tem e não usa?” e a resposta varia numa média de 60%. Sim! SESSENTA POR CENTO é de peças que ficam paradas no guarda-roupas por causa de compras feitas no impulso.

E além da quantidade das peças paradas, o que acontece é que a maioria das pessoas também se arrepende da compra dessas peças, ao invés de tentar aprender a usar essas peças. Triste, né? Mas, é possível evitar isso no futuro!

Como nunca mais se arrepender de uma compra

Eu tenho o orgulho de dizer que um dos maiores benefícios da consultoria de estilo é a economia com roupas, e ela já começa quando eu ajudo a cliente a fazer grande parte dessas peças funcionarem e serem usadas, seja ensinando a ela técnicas de coordenação de cores para ela multiplicar as possibilidades de uso das peças ou truques de estilo de acordo com as suas prioridades e a sua silhueta.

Nesse texto de hoje eu vou explicar como nunca mais se arrepender de uma compra, do jeito que eu explico para as minhas clientes na consultoria de estilo!

Conheça o seu estilo e as suas prioridades

Eu vivo falando sobre a importância de conhecer o seu estilo e as suas prioridades para conseguir comprar roupas que sejam coerentes com quem você é, com a sua rotina, sua personalidade e a mensagem que quer transmitir, e isso é realmente importante para você nunca mais se arrepender com uma compra, porque às vezes a gente compra por impulso, porque a melhor amiga tem uma peça igual, ou porque está na moda, ou porque está em promoção, ou simplesmente porque “precisa” comprar alguma coisa nova (falei aqui sobre a diferença entre querer e precisar).

Quando você conhece o seu estilo e as suas prioridades você nunca mais compra errado, porque sabe que aquela peça não tem as características que deveria ter para funcionar pra você. Vou usar um exemplo pessoal: A minha prioridade de alma é conforto, e eu tinha uma jaqueta jeans LINDA, toda bordada nas mangas… mas como ela não tinha um acabamento bacana (a peça era barata e eu ainda não sabia avaliar essas coisas) as linhas e o tecido do avesso ficavam me penicando, roçando na pele e incomodando.

Mesmo com frio, eu tinha que arregaçar as mangas pra acabar com aquela irritação, ou só usar com uma blusa de manga comprida por baixo da jaqueta. Isso fez com que ela deixasse de funcionar, e aos poucos eu fui deixando ela de lado, até que dei pra minha prima.

O mesmo acontece quando você compra um sapato alto que só pode usar quando for ficar sentada a noite toda, ou quando sair de carro, ou quando puder tirar os sapatos embaixo da mesa…

Toda peça deve render pelo menos 3 looks

Eu também já falei sobre a importância de conseguir montar pelo menos 3 looks diferentes com cada peça para ter um guarda-roupas versátil e com mais possibilidades, e às vezes, para fazer uma peça funcionar, é preciso comprar outras peças, já que ela não combina com mais nada que você já tem no guarda-roupas.

Na etapa de revitalização do guarda-roupas a gente (eu e a cliente) avalia o potencial da peça, se ela é coerente com quem a cliente é e com a imagem que ela quer passar, calcula o custo x benefício e decide se vale a pena ficar com ela ou se ela deve ser descartada (doada ou vendida). Se a gente decidir que a peça fica, na etapa de compras a gente pensa em peças que vão fazer ela funcionar, mas o ideal é que você pense nisso já na hora da compra. O que você já tem em casa que vai poder usar com essa peça nova? Consegue montar pelo menos 3 looks com ela? Se sim, vale a pena comprar.

Uma peça pode ser linda, bem feita, ser de um material maravilhoso, ficar linda na sua melhor amiga ou na atriz da novela, estar na moda e ter sido muito barata (ou muito cara, e isso causar uma resistência a se desfazer da peça que você investiu tanto e nem usou ainda).

Mas quando a peça não funciona com NADA que você tem no guarda-roupas, quando você só consegue combinar com a mesma peça sempre (tipo uniforme), ou desiste de usar e troca por outra sempre que vai sair, é provável que ela não combine com você, com o eu estilo e com a sua rotina, e por isso, vale mais a pena se desfazer dela do que comprar outras peças para fazer ela funcionar, e ficar lotando o guarda-roupas com peças que você não usa.

E se essas dicas não foram suficientes para você se sentir segura para comprar roupas novas, me chama pra te ajudar a fazer investimentos mais certeiros! Eu ofereço o serviço de personal shopper presencialmente aqui no Rio e online pro Brasil todo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!