icone-site-vestindo-autoestima
comprar em brechó

Como comprar em brechó

Comprar em brechó está na moda, e seja por esse motivo, por causa dos preços – quase sempre – mais atrativos, por uma questão de consumo consciente ou por estilo, esse texto é pra te ajudar a comprar melhor em brechó.

Existem várias teorias sobre a origem do brechó, e a mais popular delas é do ambulante Belchior, que no século XX, ficou conhecido por vender roupas e objetos de segunda mão aqui no Rio de Janeiro. Depois dele, outros empresários abriram “lojas de Belchior” mas com o passar do tempo, o nome de estabelecimentos com esse objetivo simplificou e passou de “lojas de Belchior” para “brechó”.

Porque comprar em brechó?

Um dos pilares do meu trabalho como consultora de estilo é o consumo consciente, que consiste em ensinar às minhas clientes e a quem me lê na internet a comprar da forma correta, e refletir sobre as suas compras. Por isso, apesar de incentivar o consumo de coisas que já estão produzidas, eu não estou incentivando comprar só por ser mais barato ou a comprar o que você não precisa ou não vai usar porque não combina com a sua rotina, com o seu estilo ou com as roupas que você já tem.

Quando for a um brechó, além de ter muita paciência e tempo para garimpar, você precisa ir sabendo o que está procurando, o que quer ou precisa comprar. Isso vai facilitar a sua busca e evitar que você compre por impulso. Antes das dicas, você precisa saber que existem aqueles brechós mais abarrotados até os mais minimalistas ou especializados, para todo tipo de gosto:

Tipos de Brechó

Antes de começar a falar sobre como comprar em brechó, é importante dizer que nem todo brechó é igual ou vai ter o que você precisa, e por isso tenho que falar sobre os tipos de brechó.

Brechó de segunda mão

É um brechó que reúne peças que já foram utilizadas por outras pessoas, independente de marca ou de época. É o caso do Belchior Brechó (como o da história do nome), onde tirei as fotos que ilustram esse texto.

Brechó label

Se você quer comprar peças de coleções passadas de marcas conceituadas, deve procurar um brechó especializado em peças de luxo.

Eu sempre indico os sites “Cansei Vendi” e o “Etiqueta Única” para as minhas clientes que querem comprar peças de luxo de segunda mão.

Brechó vintage

Lugar de peças antigas. Vale dizer que roupa vintage e roupa retrô são coisas completamente diferentes. Uma peça vintage é antiga (com pelo menos 20 anos) mas tem qualidade e valor, enquanto o retrô é uma versão mais atual da peça vintage.

diferença entre vintage e retrô

Lembrando que a melhor forma de saber se a peça é vintage ou não é olhando a etiqueta: Se ela tiver CGC, que é a sigla de Cadastro Geral de Contribuintes, criada lá em 1964 (e foi substituído pelo CNPJ  – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), é um vintage autêntico!

Brechó online

Os brechós online vieram para facilitar o acesso às peças para clientes que moram longe, com a comodidade da compra online. Tem uma infinidade de opções, mas vou indicar os que eu gosto mais:

Repassa: O maior brechó online, o que eu mais uso e indico para as minhas clientes – e ainda tem 15% de desconto na primeira compra, usando o cupom PRISCILA15! Eu falei mais sobre o Repassa nesse texto aqui.

Bananas Vintage: O Bananas tem peças majoritariamente dos anos 80, 90 e começo de 2000.

Brechós no Rio de Janeiro

Apesar de morar no Rio, eu não conheço muitos brechós porque quando compro peças de segunda mão, eu prefiro garimpar online. Esses são os que eu conheço e indico:

21 Brechó: Tem de peças vintage a roupas mais moderninhas, e até roupa de festa, para homens e mulheres. Rua Jurupari, 21, Tijuca.

Vídeo feito no dia de personal shopper com uma cliente:

Petit Lilly: Do tipo label, só vende peças de grife. Fica na rua Visconde de Pirajá, 550 loja 319, em Ipanema, mas enviam para o Brasil todo pelo whatsapp ou Instagram.

Versátil Brechó Boutique: Peças de segunda mão, super organizado, separado por tipo de peça e com variedade de estilos e tamanhos. Fica em Botafogo, e vende pelo Instagram também.

AZ Sustentabilidade: Peças para mulheres e homens e crianças, além de artigos para casa, e tem algumas peças Plus Size. Av. Nossa Senhora de Copacabana, 878. Também vende pelo Instagram. OBS: Essas fotos eu tirei em 02/2021, quando fui lá conhecer o espaço.

como comprar em brechó

Brechós em São Paulo

É onde tem a maior concentração de brechós no Brasil!! Também vou indicar apenas os que eu conheço, mas garanto que a lista é bem maior!!

O B. Luxo é um dos mais conhecidos, e é ideal pra quem gosta de peças vintage. As peças não são muito baratas, mas você consegue exclusividade e peças de qualidade na R. Augusta, 2393.

O Caixa Vintage só abre para eventos e vendas pontuais (você pode acompanhar as novidades pelo Instagram), mas tem loja online também.

O Brechó Madame La Marquise é do tipo label, com peças de marcas como Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Maria Bonita, Cris Barros, Isabela Capeto, Burberry, Miu Miu e outras!

Um dos maiores brechós de SP, o Capricho à toa tem uma sala pra cada tipo de peça, e vende sapatos, bolsas e acessórios também.

Também já falei sobre o brechó Capricho à toa num artigo sobre os melhores brechós de SP na mybest, e você pode ler o artigo clicando aqui!

Cabideria Brechó: Também é do tipo label, e vende pelo whatsapp e Instagram também, além do endereço físico no Campo Belo: Av Santa Catarina 207

Frou Frou: A mais de uma década na Rua Augusta, 725 com peças vintage de marcas famosas, além de um acervo com foco em figurino, que serve para fazer produção de teatro, TV e filme.

Brechó em Campinas

Atualização feita em Novembro/2017, depois que conheci o Único Brechó pessoalmente. Já seguia pelo instagram, e lamentava eles não venderem online. Aproveitei as férias pra ir lá e saí de lá super satisfeita com as compras que fiz, com a qualidade das peças, com o atendimento e com os preços.

Comprei o vestido que vou usar no casamento da minha prima em Março/2018 por R$45 e você vai poder ver a maravilha de compra que eu fiz me acompanhando no instagram, porque eu vou postar o look lá, no dia!

compra em brechó

Brechós em Belo Horizonte

Para quem mora na terra do pão de queijo e do doce de leite (Amo / quero!!), também tem algumas opções de garimpo:

Para quem curte peças vintage, uma opção na Savassi é o Brilhantina Brechó, que você também pode levar as suas peças e deixar em consignação!

Retrô Brechó: Apesar do nome, tem peças de todas as épocas e de todos os preços, de grifes nacionais e importadas. Também na Savassi: R. Alagoas, 1314, dentro do shopping 5ª avenida

compras-brechó-belchior

Como comprar bem em Brechó

Por último, mas não menos importante, vamos às dicas de como comprar bem em brechó:

  • Vá com calma e com paciência. Apesar de a maioria já tem um sistema automatizado, alguns podem são organizados por tipo de peça, nem por época, e principalmente por cor ou tamanho. Em alguns lugares, pode acontecer de a vendedora não lembrar se tem exatamente o que você procura, ou saber se tem algo do seu tamanho.
  • Olhe bem o estado da peça, para ver se tem rasgos, defeitos ou manchas.
  • Saiba o que está procurando e o que você tem em casa, pra não comprar algo que vá ficar parado no guarda-roupas.
  • Calcule o custo x benefício da peça para saber se ela realmente vale a pena. Te ensino aqui.

Se achar que não consegue comprar em brechó sozinha, me chama! O serviço de personal shopper pode ser contratado sozinho, e você vai se surpreender com as possibilidades que vou te mostrar!

2 comentários

  1. Olá, Priscila. coloca a Penellope Chic, brechó multimarcas, na sua lista. Estamos em Vitória e temos clientes em todo Brasil. Vendemos peças de marcas renomadas: Shampoo, Lucy in the Sky, Eduardo Suppes, TVZ, Caos, Yes Brazil, Gang, M. Officer, Blue Banana, Evidence, Cavendish, Kadore, Thelure, entre outras. Acessa http://www.penellopechic.com.br
    Esperamos sua visita. bjs

    • Olá Zuleica, eu coloquei só os que eu conheço, mas aprovei seu comentário para as pessoas poderem ver mais essa opção! Beijos

Os comentários estão encerrados.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!