icone-site-vestindo-autoestima
consumo consciente Black Friday

Como comprar bem na black friday

A black friday é oficialmente no próximo dia 23, mas as lojas estão oferecendo ofertas durante o mês todo, e e como consultora de estilo, eu também já comecei a falar com as clientes e as seguidoras lá no instagram para evitar que elas caiam na tentação e comprem mais do que deveria. Vem ver como comprar bem na black friday.

Como comprar bem na black friday

Para te ajudar a saber como comprar bem na black friday, eu separei dicas bem simples e fáceis de colocar em prática sozinha:

1- Faça uma lista de coisas que você precisa

Você já deve ter ouvido falar que ir ao supermercado com fome faz você gastar mais do que você devia, né?

Isso também acontece ao ir ao shopping ou abrir o email daquela marca que você tanto gosta com vontade de comprar mas sem saber o que você precisa realmente, então, faça uma lista e obedeça ela.

Abra as portas do seu guarda-roupas e tente lembrar das peças que você tem dificuldade de usar, porque acha que não combina com nada que você tem. Pense em como você poderia usá-las, e coloque essas peças em prioridade na lista.

Separe as peças que estão gastas e precisam ser substituídas. Você precisa de uma nova camisa branca pra trabalhar? Um pijama mais novo? Uma calça jeans que vista melhor? Um novo pretinho básico pra balada? Um casaco pro ano que vem? Um sapato com o salto mais baixo?

Anote TUDO!! E pesquise por essas peças específicas!

Quando eu vou às compras com uma cliente, eu levo essa listinha comigo, e isso não me deixa esquecer de nada que ela precisa e me faz manter o foco!

Faça uma lista de coisas que você deseja

Querer e precisar são coisas bem diferentes, né?

Então, além da lista de coisas que você precisa, faça uma lista de coisas que você deseja comprar na Black Friday, e considere esses itens como presentes.

Dependendo do seu orçamento, você pode comprar primeiro as peças que você precisa e só comprar as peças que você deseja se sobrar dinheiro, ou escolher comprar uma peça que você precisa e uma que você deseja.

Não tem certo e nem errado nessa hora, desde que você faça essas escolhas de forma consciente!!

Lembre: na Black Friday nem sempre as coisas  estão mais baratas

Infelizmente, algumas lojas se aproveitam dessas datas para vender as peças pelo preço normal, ou até mesmo mais caro, então, evite comprar alguma coisa só pela etiqueta que fala quanto ela custaria se não estivesse na promoção.

Essa dica parece óbvia, mas quando eu olho o guarda-roupas das minhas clientes da consultoria de estilo e a gente fala das peças que elas não usam ou que não combinam com nada, 90% delas foram compradas em promoção.

Isso acontece porque as peças pareciam muito baratas ou pela sensação de que estavam fazendo um bom negócio, e acabam gerando arrependimento.

3- Nem sempre o barato vale a pena

Essa dica complementa a dica anterior e você deve lembrar dela não só na Black Friday, mas sempre que for fazer compras. Imagine duas situações:

Primeira situação:

Você entra numa loja que gosta, vê uma peça bonita na vitrine, experimenta, gosta, e quando pergunta o preço para a vendedora ela fala um valor surpreendentemente mais barato do que você imaginava.

A sensação é de que você tirou a sorte grande, porque você gostou da peça, ela vestiu bem, é da sua cartela de coloração pessoal, e você estava até disposta a pagar mais por ela!

Ela tem todas as qualidades, e também é uma peça barata!

Segunda situação:

Você entra numa loja em promoção pensando em comprar alguma coisa, procurando por qualquer coisa que você goste pra não deixar aquela oportunidade passar (ou com a sua listinha de coisas que precisa ou quer), e aí encontra uma peça que preencha apenas alguns dos requisitos de uma peça que você considera interessante.

Vamos pensar numa calça jeans por exemplo.

Ela vestiu bem, está num preço bom, mas a cintura dela é mais baixa do que você gostaria, e você só vai poder usar com blusas mais compridas e mais soltinhas, pra não marcar a barriga… a maior qualidade dela é o preço baixo!

PARE de comprar coisas mais ou menos boas pra você só por causa do preço! Faça como essa minha cliente da consultoria de estilo online, que deixou o “bonitinho” de lado.

Se a peça não for A PEÇA que você quer (e merece!!), continue procurando!

Com certeza você tem outras roupas no guarda-roupas pra usar enquanto não consegue comprar essa, e às vezes a diferença de valor vai fazer a peça valer mais a pena!

Lembre que enquanto você continuar comprando roupas “mais ou menos” bonitas, ou de uma qualidade mais ou menos, você vai continuar achando que só merece ou só pode comprar isso! 🙂

Calcule o custo benefício da peça

Quando falo de peças caras e peças baratas, eu sempre falo de custo benefício, porque uma peça que custa R$100 e você usa 20 vezes é MUITO MAIS BARATA que uma peça que também custou R$100 mas você só vai usar uma vez!

Tem um texto inteirinho ensinando a calcular o custo benefício das roupas. Clica aqui pra ler!

Outras dicas para comprar bem na Black Friday

Em 2016 eu também fiz um texto aqui no site dando dicas para comprar bem na Black Friday, que você pode ler clicando aqui.

Pra aprender a comprar bem sempre, independente da Black Friday ou de promoções, não deixe de ler esse texto aqui, que eu falo como comprar como uma consultora de estilo, caso você não possa me contratar para uma etapa de compras (personal shopper)!

A etiqueta de preço não é a mais importante na hora da compra, e sim a etiqueta interna das peças, e eu explico aqui porque!

Nesse texto aqui tem dicas para você comprar bem pela internet, na Black Friday e no resto do ano.

E para nunca mais se arrepender de uma compra, dá uma lida nesse texto aqui também (antes de comprar, claro!!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!