icone-site-vestindo-autoestima
liquidação

Como aproveitar bem a liquidação

Eu vivo mostrando lá no instagram os itens que eu compro na liquidação, e o quanto eu economizo simplesmente por dizer pra mim mesma que posso esperar pra ter aquele item se não vou precisar dele pra HOJE – e a gente sabe bem a diferença entre precisar e querer! E, também mostro a economia das minhas clientes, é óbvio, por que é o tipo de coisa que eu ensino para elas.

Apesar de já ter ensinado aqui como comprar como uma consultora de estilo, hoje eu vou falar sobre como aproveitar bem a liquidação.

Época de liquidação?

Era uma vez, não faz muito tempo (como diz uma letra do Bon Jovi <3), uma época que a liquidação acontecia apenas nas viradas das estações. Mas, agora, pouco tempo depois do lançamento da coleção, você já consegue comprar as peças por um preço bem menor.

Isso significa que você não precisa mais esperar 3 meses pra comprar aquela peça que você gostou tanto, e que se você comprar no impulso, na semana seguinte você pode perceber que gastou quase o dobro numa peça que nem teve tempo de usar ainda!

Então, com o Inverno acabando, a primeira dica pra você aproveitar a liquidação é saber que ela vai acontecer mais cedo do que você imagina, então, se você quer MUITO uma peça que gostou no shopping hoje, e não precisa dela até o próximo final de semana, por exemplo, experimente voltar lá na segunda-feira pra ver se o preço ainda continua o mesmo. Se continuar e você conseguir esperar mais um pouco, volte na loja de novo no final da semana.

Acredite em mim: A probabilidade de você desistir da compra se sair da loja sem a peça é MUITO grande, o que significa que você nem queria tanto ela assim, e muito menos precisava dela!

Como aproveitar bem a liquidação?

Começando do princípio de que você desistiria da peça que gostou tanto se não comprar no dia, vamos pensar na probabilidade de você desistir de algo que você comprou só porque estava na liquidação!

Eu sei e você sabe o quanto demora pra você ganhar o seu dinheirinho, e gastar ele tão rápido em algo que você pode comprar por um preço bem menor se esperar um pouco mais pode não ser muito justo com você! Mas comprar algo só porque estava na liquidação, definitivamente, é muito pior!

Pra aproveitar bem a liquidação, anote essas dicas:

  • Defina as suas necessidades e as suas vontades. Anote no celular ou num bloquinho as peças de roupa que você está precisando e o que você quer comprar, e não esqueça de consultar essa listinha antes de entrar no shopping, pra focar nessas peças;
  • Conheça a sua rotina e resista à tentação de levar pra casa um vestido de paetê se você não tem uma vida noturna – e não usaria essa peça durante o dia;
  • Esqueça o preço da liquidação e tente responder com muita sinceridade se você compraria essa peça pelo valor cheio caso o dinheiro não fosse uma questão. Essa pergunta pode te fazer pensar se gostou mesmo da peça ou se está levando pela sensação de estar fazendo um bom negócio;
  • Se a peça só cobre o seu corpo mas não te faz se sentir mais que vestida, ela não cumpre o seu papel. Com certeza você encontra outra peça parecida que vai vestir o corpo e te fazer se sentir bonita / adequada / sexy / interessante ou qualquer outra coisa mais legal que apenas “vestida”.
  • Pense nas coordenações que você conseguiria fazer com essa peça nova. Se ela não combinar com pelo menos 3 peças diferentes, ela não vale a pena. Falo sobre isso SEMPRE e mais especificamente no texto sobre montagem de looks;

No instagram eu mostrei a foto do dia de compras com uma cliente, e você pode ver abaixo 4 looks diferentes que a pantacourt rendeu com as blusas que ela já tinha no guarda-roupas:

Olha a carinha boa da cliente-amiga-gata quando experimentou as peças que separei pra ela na etapa de compras quando ela fez a consultoria de estilo! Nós também fizemos a etapa de compras numa época de liquidação, porque ela estava com o orçamento apertado, mas mesmo assim conseguiu comprar tudo que precisava, por que eu fui com ela e mostrei como aproveitar bem a liquidação!

A roupa mais ou menos não faz diferença na sua vida, então pode continuar na loja. Melhor que ficar parada no seu guarda-roupas! 🙂

Sempre dou uma pincelada no assunto “consumo consciente” quando posso, pra cutucar e te fazer pensar sobre o assunto. E pra consumir de forma consciente, você precisa primeiro estar consciente do que tem em casa, do que precisa, do que quer e do quanto pode gastar! Eu falo mais sobre isso aqui!

Também vale a pena ler esse texto aqui e aprender a comprar como uma consultora de estilo. Certeza de que vai aproveitar bem a liquidação e comprar bem pro resto da vida! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!