Consumo Consciente, Estilo, Mala de viagem

Algodão ou Poliéster: Qual o melhor?

Algodão ou Poliéster: Qual o melhor?

Se você chegou a esse texto buscando uma resposta definitiva ou uma verdade absoluta, preciso te avisar logo no primeiro parágrafo que não existe uma resposta certa para essa pergunta.

Como tudo na vida, tanto o algodão quanto o poliéster tem algumas coisas boas e outras coisas ruins, falando tanto de estilo quanto de consumo consciente, considerando o impacto ambiental que os dois causam, já que o poliéster é feito de petróleo (algumas marcas já estão usando garrafa pet <3) e não decompõe, e o algodão causa morte de pessoas e animais por conta dos agrotóxicos. Mas pra você saber o que é melhor pra você, eu vou mostrar as vantagens e desvantagens de cada um.

Mas, você deve estar se perguntando: se não existe uma resposta certa, qual o objetivo desse texto? Eu te digo que o objetivo desse texto é fazer você pensar sobre as suas escolhas e a forma como você impacta não apenas o outro pela sua imagem (traduzida em roupas), mas como você impacta também o planeta.

Já falei sobre o que eu penso DE VERDADE sobre o consumo consciente, pra liberar todo mundo da culpa que a gente pode sentir ao comprar uma peça de roupa de uma loja que usa trabalho escravo ou de um material que vai poluir ainda mais o planeta, e se você ainda não leu, dá uma paradinha nesse texto e clica aqui pra ler.

Outro texto que eu fiz e que pode complementar essa leitura é sobre a importância de olhar a etiqueta interna das peças – aquela que fala da composição do tecido, onde foi fabricada e os cuidados que você deve ter com a peça. Clica aqui pra ler.

Vantagens do algodão

O algodão é uma fibra natural, e isso traz uma série de vantagens para as peças:

  • Quanto mais algodão tiver na peça (olha na etiqueta interna), mais confortável ela vai ser.
  • Permite que o corpo transpire melhor, sendo ideal no calor. Isso também evita aquele cheiro ruim que fica na blusa por conta do suor.
  • Dura muito mais que as peças de tecido sintético, porque são resistentes à temperatura e às lavagens e não ficam “brilhando”.
  • Deixam a peça com um aspecto de “roupa cara“, com mais qualidade, mais elegante.
  • Tem o toque mais gostoso.

Vantagens do poliéster

A maioria das roupas que a gente compra tem alguma porcentagem de poliéster na sua composição, porque assim, a peça fica com o melhor e o pior de cada fibra utilizada na sua fabricação.

  • Entre as vantagens do poliéster está a durabilidade. Se você precisa comprar uma peça que dure porque você vai usar muito (como roupa de trabalho, por exemplo), vale a pena investir em peças que tenham poliéster.
  • Além disso, peças de poliéster são super fáceis de passar, porque é mais resistente à rugosidades, e não deformam e nem “crescem”, podendo ficar penduradas em cabides.
  • Esquenta mais (pra quem mora em locais frios e pra roupas de inverno vale a pena).

Desvantagens do algodão

  • Você precisa lavar as peças de algodão com a água mais fria, porque a temperatura alta pode encolher a peça.
  • As peças de malha geralmente têm muito algodão na composição (não é uma regra, vale olhar a etiqueta), e por isso, são peças que devem ser guardadas dobradas nas prateleiras ou gavetas do guarda-roupas, pois elas crescem e deformam se ficarem penduradas em cabides.
  • Amassam com mais facilidade, sendo o terror da mala de viagem.
  • Pode soltar cor com mais facilidade.
  • Peças com mais algodão na composição (ou 100% mais algodão) são mais caras, mas como duram mais, vale a pena pensar no custo x benefício.

Desvantagens do poliéster

  • O poliéster é super sensível ao calor, e por isso, na hora de lavar, a água precisa estar no máximo morna, e na hora de passar, o ferro precisa estar em temperatura bem baixa, também sem vapor.
  • Esquentam mais e não deixam a pele transpirar com facilidade, podendo deixar aquele cheiro desagradável de suor embaixo do braço.
  • Como o poliéster tem brilho (do plástico), dá um aspecto menos elegante à peça, mais “pobre”.
  • Dá muita bolinha nas lavagens.

Apesar de não ter respondido à pergunta inicial, espero ter ajudado a esclarecer as vantagens e desvantagens sobre o algodão e o poliéster, pra você fazer a sua escolha de acordo com as suas prioridades.

Facebook Comments