icone-site-vestindo-autoestima
algodao-x-poliester

Algodão ou Poliéster: Qual o melhor?

Se você chegou a esse texto buscando uma resposta definitiva ou uma verdade absoluta, preciso te avisar logo no primeiro parágrafo que não existe uma resposta certa para essa pergunta, ou seja, eu não vou dizer pra todo mundo escolher algodão ou poliéster sempre, e nem dizer pra nunca usar o outro.

Como tudo na vida, tanto o algodão quanto o poliéster tem algumas coisas boas e outras coisas ruins, falando tanto de estilo quanto de consumo consciente, considerando o impacto ambiental que os dois causam, já que o poliéster é feito de petróleo (algumas marcas já estão usando garrafa pet <3) e não decompõe, e o algodão causa morte de pessoas e animais por conta dos agrotóxicos. Mas pra você saber o que é melhor pra você, eu vou mostrar as vantagens e desvantagens de cada um.

Algodão ou Poliéster? Qual é o melhor?

Mas, você deve estar se perguntando: se não existe uma resposta certa, qual o objetivo de fazer um texto perguntando se o melhor é o algodão ou poliéster? Eu te digo que o objetivo desse texto é fazer você pensar sobre as suas escolhas e a forma como você impacta não apenas o outro pela sua imagem (traduzida em roupas), mas como você impacta também o planeta.

Já falei sobre o que eu penso DE VERDADE sobre o consumo consciente, pra liberar todo mundo da culpa que a gente pode sentir ao comprar uma peça de roupa de uma loja que usa trabalho escravo ou de um material que vai poluir ainda mais o planeta, e se você ainda não leu, dá uma paradinha nesse link pra ler.

algodão ou poliéster

Outro texto que eu fiz e que pode complementar essa leitura é sobre a importância de olhar a etiqueta interna das peças – aquela que fala da composição do tecido, onde foi fabricada e os cuidados que você deve ter com a peça.

Pra você chegar à sua conclusão se o algodão ou poliéster é melhor pra você, vou falar a seguir sobre as vantagens do poliéster e do algodão, e das desvantagens das duas fibras também. Nesse outro texto aqui eu falo tudo sobre os tipos de tecido, e vale a pena ler também!

Vantagens do algodão

O algodão é uma fibra natural, e isso traz uma série de vantagens para as peças:

  • Quanto mais algodão tiver na peça (olha na etiqueta interna), mais confortável ela vai ser.
  • Permite que o corpo transpire melhor, sendo ideal no calor. Isso também evita aquele cheiro ruim que fica na blusa por conta do suor.
  • Dura muito mais que as peças de tecido sintético, porque são resistentes à temperatura e às lavagens e não ficam “brilhando”.
  • Deixam a peça com um aspecto de “roupa cara“, com mais qualidade, mais elegante.
  • Tem o toque mais gostoso.

Vantagens do poliéster

O poliéster é a fibra mais usada na moda, e a maioria das roupas que a gente compra tem alguma porcentagem de poliéster na sua composição, porque assim, a peça fica com o melhor e o pior de cada fibra utilizada na sua fabricação. As marcas misturam o poliéster no linho pra que ele não amarrote tanto (vantagem), mas a peça de linho fica menos fresquinha também (desvantagem).

  • Entre as vantagens do poliéster está a durabilidade. Se você precisa comprar uma peça que dure porque você vai usar muito (como roupa de trabalho, por exemplo), vale a pena investir em peças que tenham poliéster.
  • Além disso, peças de poliéster são super fáceis de passar, porque é mais resistente à rugosidades, e não deformam e nem “crescem”, podendo ficar penduradas em cabides.
  • Esquenta mais (pra quem mora em locais frios e pra roupas de inverno vale a pena).
etiqueta de composição da roupa - personal shopper

Nesse texto aqui eu falo quando é mais indicado o uso do poliéster, que vai complementar essa leitura. Eu falo muito sobre tecidos lá no meu instagram, além de mostrar o feedback de clientes que aprenderam a comprar certo depois da consultoria de imagem e estilo, então, aproveita e me segue lá também!

Desvantagens do algodão

  • Você precisa lavar as peças de algodão com a água mais fria, porque a temperatura alta pode encolher a peça.
  • As peças de malha geralmente têm muito algodão na composição (não é uma regra, vale olhar a etiqueta), e por isso, são peças que devem ser guardadas dobradas nas prateleiras ou gavetas do guarda-roupas, pois elas crescem e deformam se ficarem penduradas em cabides.
  • Amassam com mais facilidade, sendo o terror da mala de viagem.
  • Pode soltar cor com mais facilidade.
  • Peças com mais algodão na composição (ou 100% mais algodão) são mais caras, mas como duram mais, vale a pena pensar no custo benefício.

Desvantagens do poliéster

Muita gente fala mal do poliéster como se ele não tivesse nenhuma qualidade,e agora que já te mostrei os seus pontos positivos, veja quais são as desvantagens do poliéster:

  • O poliéster é super sensível ao calor, e por isso, na hora de lavar, a água precisa estar no máximo morna, e na hora de passar, o ferro precisa estar em temperatura bem baixa, também sem vapor.
  • Esquentam mais e não deixam a pele transpirar com facilidade, podendo deixar aquele cheiro desagradável de suor embaixo do braço.
  • Como o poliéster tem brilho (do plástico), dá um aspecto menos elegante à peça, mais “pobre”.
  • Dá muita bolinha nas lavagens (como a maioria das fibras sintéticas, como o acrílico, por exemplo)..

Conseguiu descobrir se pra você é melhor o algodão ou poliéster?

Consultoria de imagem e estilo também é sobre aprender a comprar

Muito antes de começar a trabalhar como consultora de imagem e estilo eu já tinha interesse em moda e tinha aprendido muitas coisas sobre tecido, modelagem e acabamento das peças com a minha mãe <3 que era costureira, e desde 2014 eu me aprofundo nos estudos para ensinar as clientes a comprarem melhor.

etiqueta de composição - tecido das roupas

Eu acredito de verdade que saber escolher qual o melhor tipo de tecido para cada roupa faz diferença na nossa imagem pessoal, no nosso estilo e na nossa qualidade de vida – tanto pela sensação física do tecido no corpo (especialmente quando a gente precisa se aquecer ou se manter fresquinha) quanto na hora de cuidar das peças.

Dependendo das demandas e estilo de cada cliente, na etapa de compras eu eu vou separar e indicar um tipo de peça diferente, que pode ser de algodão ou poliéster, ou outro tecido qualquer – e esse vai ser o certo pra ela, nessa situação!

Qual é pior para o meio ambiente: Algodão ou Poliéster?

Essa pergunta também é complicada de responder. A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, e tudo que a gente usa na moda vem de recursos naturais como as plantas (como o algodão) e a pele de animais, ou do petróleo (como o poliéster).

O poliéster é a fibra sintética mais usada na indústria têxtil em todo o mundo e requer 70 milhões de barris de petróleo todos os anos (segundo dados de especialistas em uma pesquisa de 2017), além de demorar mais de 200 anos para se decompor.

E, apesar de natural, o algodão é a uma fibra cujo cultivo é o que mais demanda o uso de substâncias tóxicas no mundo – 24% de todos os inseticidas e 11% de todo os pesticidas, que tem impactos no solo e na água. O algodão orgânico também entra nessa onda: uma simples camiseta necessitou de mais de 2.700 litros de água para ser confeccionada.

cultivo de algodão - moda

Como eu falei no começo do texto, apesar de o algodão ser uma fibra natural e o poliéster ser uma fibra sintética, o processo dos dois também têm vantagens e desvantagens para o planeta (por isso já existe algodão orgânico, por exemplo, e poliéster reciclado), então, essa resposta também vai ficar pra um outro texto só sobre isso.

Apesar de não ter respondido à pergunta inicial, espero ter ajudado a esclarecer as vantagens e desvantagens sobre o algodão e o poliéster, pra você fazer a sua escolha de acordo com as suas prioridades no vestir.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!