Consultoria de estilo, Consumo Consciente

Personal shopper é pra quem gosta de comprar roupa?

Personal shopper é pra quem gosta de comprar roupa?

Esses dias eu postei um vídeo lá no meu instagram, com o resultado final do dia de personal shopper com uma cliente da consultoria de estilo (o dia de compras é a penúltima etapa do processo) e depois fiquei um pouco preocupada com a repercussão.

Apesar da legenda mostrar a realidade, muita gente não sabe como esse serviço acontece, e pode achar que personal shopper é pra quem gosta de comprar roupa, quando a realidade é bem diferente: personal shopper é pra quem não sabe comprar, não tem paciência de provar ou escolher roupa, e precisa de ajuda profissional para aprender a comprar roupa, que é um processo que a gente “aprende” naturalmente, mas nem sempre da maneira correta – e por isso sempre tem um guarda-roupas lotado e a sensação de nunca ter roupas!

O vídeo é esse aqui embaixo, e esse texto vai te mostrar o que acontece no dia das compras e no armário da cliente – pro resto da vida!

Aprender a comprar peças diferentes

Um dos benefícios do serviço de personal shopper é aprender a comprar peças diferentes das que você já sabe que funciona, que te deixam na zona de conforto, que é a fórmula que você usa sempre.

Ó O SORRISO DA CLIENTE AO VESTIR UMA PANTALONA PELA PRIMEIRA VEZ!!! 😁 Não é porque a gente compra roupa a vida toda que a gente sabe comprar. As vezes o preconceito e o medo não deixam a gente sair da zona de conforto e faz a gente continuar usando as mesmas coisas de sempre, e resultando na mesma imagem de sempre… causando a mesma insatisfação de sempre! 😣 O meu trabalho é indicar peças diferentes, que vão mudar a sua imagem e fazer você se sentir linda. 👸 E ver esse sorriso no rosto de cada cliente é gratificante demais!!! 😍 . . . #consultoriadeestilo #personalstylist #vestindoautoestima #personalshopper #vistaquemvocêé #compras #autoestima #experimentasim #suamelhorversão #feedbackdacliente #lookdacliente #ootd

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Não perder tempo escolhendo roupa

Quem é que tem tempo sobrando hoje em dia, né não? E se junta a falta de tempo com a falta de paciência para revirar araras em busca da roupa certa, o serviço de personal shopper é na medida, já que eu chego antes da cliente na loja, vejo peça por peça e separo com a vendedora as peças que tem a ver com o estilo da cliente, na cor e no tamanho dela, pra quando ela chegar, só experimentar.

No dia de compras com a cliente do vídeo, eu postei essa foto assim que cheguei em uma das lojas. Depois dessa foto, separei as peças em looks, pra ela já experimentar a parte de baixo com a parte de cima que eu pensei, de acordo com as necessidades dela.

Nesse vídeo eu também dou algumas dicas enquanto mostro um pouco dos bastidores, do que acontece antes de a cliente chegar:

No dia de personal shopper toda cliente compra muito?

Nenhuma cliente é igual à outra, e você pode contratar o serviço de personal shopper tanto para comprar uma peça (para um evento específico, como um casamento, por exemplo), para comprar algumas peças que vão fazer multiplicar as suas possibilidades, ou para renovar o seu guarda-roupas. Quem define o orçamento é a cliente, e eu faço o dinheiro dela render.

No dia de personal shopper (que é chamado de “experiência de lojas” na consultoria de estilo, justamente por não ser necessariamente um dia que a cliente compra) a cliente vai aprender a olhar a peça no provador, ver se funciona no seu corpo, observar o tecido, o caimento, o comprimento, se favorece ou prejudica a sua silhueta, olhar a etiqueta interna pra saber se o tecido vale o preço da peça e os cuidados que a peça demanda e muito mais. Ó algumas fotos que eu tirei com outras clientes durante esses aprendizados:

Na primeira foto, a cliente tá observando a mistura de cores neutras, na segunda, o caimento e comprimento do shorts quando está sentada, e na terceira, o efeito da peça na silhueta em frente ao espelho.

Aliás, vale dizer que só rolou de a cliente do vídeo comprar aquela quantidade de peças porque eu sugeri irmos ao Outlet Premium, que é BEM longe da casa dela, onde tem VÁRIOS shoppings. Se a cliente precisa comprar muitas peças, é meu trabalho fazer milagre, fazer que ela consiga comprar peças boas por um preço baixo. E atenção: A gente não comprou nada porque “está barato!”. As peças precisam ser boas e valer o custo benefício, e se o preço for bom, melhor ainda! Também já falei isso lá no instagram:

Nesta #BlackFriday NÃO COMPRE SÓ PELO PREÇO!! ⚠ A maioria das roupas que as minhas clientes não usam e ficam paradas no guarda-roupas são aquelas mais baratinhas, que elas aproveitaram pra comprar na promoção… mas que não combinam com nada, e muito menos com elas! 🙈 Antes de comprar uma peça que era R$200 por R$50, pergunte-se (sinceramente!!!) se você compraria a peça pelo preço verdadeiro se tivesse o dinheiro disponível!💰 Se a resposta for "Sim!! A peça vale o preço cheio e eu compraria na hora!", é sinal que vale a pena! Mas ainda assim, pense se você realmente precisa, se cabe na sua rotina, se te faz se sentir LINDA e se combina com pelo menos outras 3 peças que você já tem! ⚠ Roupa barata que não é usada é dinheiro jogado fora! 😉 . . . #consultoriadeestilo #personalstylist #consumoconsciente #economize #vestindoautoestima #personalshopper

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Personal shopper à distância

Assim como eu faço a consultoria de estilo online, e uma das etapas é o dia de compras, algumas pessoas contratam apenas o serviço de personal shopper à distância, e funciona exatamente igual: Eu visito o site das lojas, separo a referência das peças que a cliente vai experimentar e no dia que ela for às compras, eu fico online com ela no whatsapp ou skype pra ajudar ela a perceber todos os detalhes da peça, e sugerir experimentar outro tamanho, outra cor, outro modelo…

Personal shopper é para quem quer economizar

Por último mas não menos importante, o serviço de personal shopper é para quem quer economizar e percebeu que comprar roupa barata e deixar parada no guarda-roupas porque não combina com nada deixa a peça cara (é o mesmo que dinheiro parado), e que quanto mais uma peça pode ser usada, mais barata e melhor ela é. Eu ensino a fazer essas contas aqui.

Esse feedback é de uma das minhas clientes, que nunca mais fez compras erradas:

E esse é de uma das alunas do meu curso online, que te prepara para ser sua própria consultora de estilo:

Se quiser saber mais detalhes ou contratar o serviço (presencial ou online), entra em contato por aqui!

 

Facebook Comments