icone-site-vestindo-autoestima
etapa de compras - personal shopper

Personal shopper é pra quem gosta de comprar roupa?

Esses dias eu postei um vídeo lá no meu instagram, com o resultado final do dia de personal shopper com uma cliente da consultoria de estilo (o dia de compras é a penúltima etapa do processo) e depois fiquei um pouco preocupada com a repercussão, já que ela aparece super feliz e cheia de bolsas.

Apesar da legenda mostrar a realidade, muita gente não sabe como esse serviço acontece, e pode achar que personal shopper é pra quem gosta de comprar roupa e é um processo fácil pra cliente, quando a realidade é bem diferente, e por isso resolvi fazer esse texto explicando melhor o serviço – que também pode ser contratado separadamente.

Personal shopper é pra quem gosta de comprar roupa?

Não. Personal shopper é pra quem não sabe comprar, não tem paciência de provar ou escolher roupa, e precisa de ajuda profissional para aprender a comprar roupa, que é um processo que a gente “aprende” naturalmente, mas nem sempre da maneira correta – e por isso sempre tem um guarda-roupas lotado e a sensação de nunca ter roupas!

O vídeo que eu falei no começo do texto é esse aqui embaixo, e hoje eu vou te mostrar o que acontece no dia das compras e no armário da cliente – pro resto da vida!

1- Aprender a comprar peças diferentes

Um dos benefícios do serviço de personal shopper é aprender a comprar peças diferentes das que você já sabe que funciona, que te deixam na zona de conforto, que é a fórmula que você usa sempre.

2- Não perder tempo escolhendo roupa

Quem é que tem tempo sobrando hoje em dia, né não? E um dos benefícios do serviço / etapa de personal shopper é a otimização do tempo da cliente.

E se junta a falta de tempo com a falta de paciência para revirar araras em busca da roupa certa, o serviço de personal shopper é na medida, já que eu chego antes da cliente na loja, vejo peça por peça e separo com a vendedora as peças que tem a ver com o estilo da cliente, na cor e no tamanho dela. Quando a cliente chegar, é só experimentar e comprar.

No dia de compras com a cliente do vídeo, eu postei essa foto assim que cheguei em uma das lojas. Depois dessa foto, separei as peças em looks, pra ela já experimentar a parte de baixo com a parte de cima que eu pensei, de acordo com as necessidades dela.

Nesse vídeo eu também dou algumas dicas enquanto mostro um pouco dos bastidores, do que acontece antes de a cliente chegar:

3- No dia de personal shopper toda cliente compra muito?

Nenhuma cliente é igual à outra, e você pode contratar o serviço de personal shopper tanto para comprar uma peça (para um evento específico, como um casamento, por exemplo), para comprar algumas peças que vão fazer multiplicar as suas possibilidades, ou para renovar o seu guarda-roupas. Quem define o orçamento é a cliente, e eu faço o dinheiro dela render.

No dia de personal shopper (que é chamado de “experiência de lojas” na consultoria de estilo, justamente por não ser necessariamente um dia que a cliente compra) a cliente vai aprender a:

  • olhar a peça da forma certa no provador
  • ver se funciona no seu corpo
  • a coloração pessoal
  • a coordenação de cores
  • o caimento
  • o comprimento
  • se favorece ou prejudica a sua silhueta
  • o acabamento
  • olhar a etiqueta interna pra saber se o tecido vale o preço da peça e os cuidados que a peça demanda

Ó algumas fotos que eu tirei com outras clientes durante esses aprendizados:

Na primeira foto, a cliente tá observando a mistura de cores neutras, na segunda, o caimento e comprimento do shorts quando está sentada, e na terceira, o efeito da peça na silhueta em frente ao espelho.

Aliás, vale dizer que só rolou de a cliente do vídeo comprar aquela quantidade de peças porque eu sugeri irmos ao Outlet Premium, que é BEM longe da casa dela, onde tem VÁRIOS shoppings.

Se a cliente precisa comprar muitas peças, é meu trabalho fazer milagre, fazer que ela consiga comprar peças boas por um preço baixo. E atenção: A gente não comprou nada porque “está barato!”.

As peças precisam ser boas e valer o custo benefício, e se o preço for bom, melhor ainda! Também já falei isso lá no instagram:

Personal shopper online

Assim como eu faço a consultoria de estilo online, e uma das etapas é o dia de compras, algumas pessoas contratam apenas o serviço de personal shopper à distância, e funciona exatamente igual:

Eu visito o site das lojas, separo a referência das peças que a cliente vai experimentar e no dia que ela for às compras, eu fico online com ela no whatsapp ou skype pra ajudar ela a perceber todos os detalhes da peça, e sugerir experimentar outro tamanho, outra cor, outro modelo…

Personal shopper é para quem quer economizar

Por último mas não menos importante, o serviço de personal shopper é para quem quer economizar e percebeu que comprar roupa barata e deixar parada no guarda-roupas porque não combina com nada deixa a peça cara (é o mesmo que dinheiro parado), e que quanto mais uma peça pode ser usada, mais barata e melhor ela é. Eu ensino a fazer essas contas aqui.

Esse feedback é de uma das minhas clientes, que nunca mais fez compras erradas:

E esse é de uma das alunas do meu curso online (que saiu do ar em 06/2019), que preparava as alunas para serem suas próprias consultoras de estilo:

Se quiser saber mais detalhes ou contratar o serviço (presencial ou online), entra em contato por aqui!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!